Nesta atividade interdisciplinar, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar a rica cultura e culinária nordestina, transformando pratos típicos como buchada, sarapatel, pamonha, doce de banana e doce de batata doce em personagens vivos de uma história criativa. O desafio é criar uma narrativa original que envolva o ‘nascimento’ ou a criação do prato escolhido. Aplicando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os estudantes realizarão pesquisas em casa para coletar informações sobre os pratos selecionados e, posteriormente, desenvolverão suas histórias. Este trabalho será complementado por ilustrações que os próprios alunos criarão para acompanhar suas narrativas, unindo literatura e arte visual de maneira inovadora e estimulante. Esta atividade tem como objetivos principais fomentar a criatividade, a pesquisa autônoma, a expressão escrita e visual, além de promover o conhecimento e a valorização da cultura nordestina.
Esta atividade tem como objetivo central ampliar o conhecimento e apreciação dos alunos sobre a rica cultura e gastronomia da região Nordeste do Brasil, através de um engajamento criativo com a literatura e as artes visuais. Espera-se que, ao transformarem os pratos típicos nordestinos em personagens de histórias, os alunos desenvolvam habilidades como pesquisa autônoma, escrita criativa, leitura crítica e interpretação de textos, além da expressão artística por meio de ilustrações. Esta experiência interdisciplinar visa não apenas educar sobre a diversidade cultural brasileira, mas também estimular o respeito e a valorização das diferentes tradições culinárias como partes integrantes de nosso patrimônio cultural.
O conteúdo programático abordará a literatura como ferramenta de expressão cultural e social, explorando a narração de histórias com base na gastronomia. Será dada ênfase à cultura nordestina e sua rica culinária, incentivando os alunos a investigar a origem e as características de pratos típicos, e como estes podem ser transformados em personagens de histórias criativas. Será incentivo também o desenvolvimento de habilidades artísticas por meio da ilustração, permitindo aos estudantes expressar visualmente suas narrativas. Esta abordagem interdisciplinar visa integrar literatura, culinária e arte visual, estimulando a criatividade e promovendo um aprendizado mais profundo e significativo sobre a diversidade cultural brasileira.
Esta atividade será desenvolvida seguindo a abordagem da metodologia ativa, utilizando técnicas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão primeiramente orientados a fazer pesquisas em casa sobre pratos típicos nordestinos escolhidos e, depois, a criar histórias que envolvam o ‘nascimento’ ou a criação desses pratos, aplicando a técnica de Sala de Aula Invertida. Em sala, discutiremos as informações coletadas e as ideias de histórias em uma Roda de Debate, incentivando a troca de conhecimentos e o aprimoramento das ideias. Posteriormente, com a técnica Mão-na-massa, os alunos desenvolverão suas histórias e ilustrações. A Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para promover a interação e a discussão criativa das histórias criadas.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto, a escolha dos pratos e a orientação para a pesquisa e criação das histórias. A segunda aula será dedicada à apresentação das histórias e ilustrações, seguidas de uma Roda de Debate sobre o processo criativo e a importância da culinária nordestina.
A avaliação da atividade se dará por meio da observação do engajamento dos alunos na pesquisa, criatividade na criação das histórias e ilustrações, e habilidade de apresentação e discussão em grupo. Será valorizada a originalidade das narrativas, a qualidade artística das ilustrações e a capacidade de trabalhar colaborativamente. A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem como um todo, e não apenas nos resultados finais. O objetivo é incentivar o desenvolvimento das habilidades de pesquisa, escrita, leitura crítica, expressão artística e apresentação oral. Exemplos de critérios a serem observados incluirão a clareza e coerência das histórias, a relevância cultural da pesquisa realizada, a expressividade das ilustrações, e a participação ativa nas discussões em grupo.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet e biblioteca para pesquisa, materiais de arte (papel, lápis, canetas coloridas, tintas) para a criação das ilustrações, e espaço adequado para a apresentação das histórias e realização das Rodas de Debate. Instrumentos de gravação de áudio e vídeo podem ser utilizados para registrar as apresentações e debates, potencializando o compartilhamento de experiências e reflexões entre os alunos. A diversidade de recursos busca favorecer a imersão dos estudantes no processo criativo e na exploração da cultura nordestina de forma ampla e significativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula