Cozinharte: A Arte de Transformar Textos em Receitas

Desenvolvida por: Eddy S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Cultura e Culinária Nordestina

Nesta atividade interdisciplinar, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar a rica cultura e culinária nordestina, transformando pratos típicos como buchada, sarapatel, pamonha, doce de banana e doce de batata doce em personagens vivos de uma história criativa. O desafio é criar uma narrativa original que envolva o ‘nascimento’ ou a criação do prato escolhido. Aplicando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os estudantes realizarão pesquisas em casa para coletar informações sobre os pratos selecionados e, posteriormente, desenvolverão suas histórias. Este trabalho será complementado por ilustrações que os próprios alunos criarão para acompanhar suas narrativas, unindo literatura e arte visual de maneira inovadora e estimulante. Esta atividade tem como objetivos principais fomentar a criatividade, a pesquisa autônoma, a expressão escrita e visual, além de promover o conhecimento e a valorização da cultura nordestina.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo central ampliar o conhecimento e apreciação dos alunos sobre a rica cultura e gastronomia da região Nordeste do Brasil, através de um engajamento criativo com a literatura e as artes visuais. Espera-se que, ao transformarem os pratos típicos nordestinos em personagens de histórias, os alunos desenvolvam habilidades como pesquisa autônoma, escrita criativa, leitura crítica e interpretação de textos, além da expressão artística por meio de ilustrações. Esta experiência interdisciplinar visa não apenas educar sobre a diversidade cultural brasileira, mas também estimular o respeito e a valorização das diferentes tradições culinárias como partes integrantes de nosso patrimônio cultural.

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e coleta de informações de forma autônoma
  • Promover a criatividade e a expressão escrita por meio da criação de narrativas
  • Estimular a habilidade de leitura crítica e interpretação de textos
  • Fomentar a expressão artística através da ilustração
  • Incentivar a valorização e o conhecimento da cultura e culinária nordestinas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP27: Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos
  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a literatura como ferramenta de expressão cultural e social, explorando a narração de histórias com base na gastronomia. Será dada ênfase à cultura nordestina e sua rica culinária, incentivando os alunos a investigar a origem e as características de pratos típicos, e como estes podem ser transformados em personagens de histórias criativas. Será incentivo também o desenvolvimento de habilidades artísticas por meio da ilustração, permitindo aos estudantes expressar visualmente suas narrativas. Esta abordagem interdisciplinar visa integrar literatura, culinária e arte visual, estimulando a criatividade e promovendo um aprendizado mais profundo e significativo sobre a diversidade cultural brasileira.

  • História e origem da culinária nordestina
  • Análise de pratos típicos nordestinos e seus ingredientes
  • Criação de narrativas baseadas em pratos típicos
  • Técnicas básicas de ilustração
  • Apresentação de histórias e compartilhamento com a turma

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida seguindo a abordagem da metodologia ativa, utilizando técnicas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão primeiramente orientados a fazer pesquisas em casa sobre pratos típicos nordestinos escolhidos e, depois, a criar histórias que envolvam o ‘nascimento’ ou a criação desses pratos, aplicando a técnica de Sala de Aula Invertida. Em sala, discutiremos as informações coletadas e as ideias de histórias em uma Roda de Debate, incentivando a troca de conhecimentos e o aprimoramento das ideias. Posteriormente, com a técnica Mão-na-massa, os alunos desenvolverão suas histórias e ilustrações. A Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para promover a interação e a discussão criativa das histórias criadas.

  • Pesquisa individual em casa sobre os pratos selecionados
  • Criação de narrativas que envolvam o prato escolhido
  • Desenvolvimento de ilustrações que acompanhem as histórias
  • Roda de Debate para compartilhar descobertas e aprimorar ideias
  • Apresentação das histórias e ilustrações para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto, a escolha dos pratos e a orientação para a pesquisa e criação das histórias. A segunda aula será dedicada à apresentação das histórias e ilustrações, seguidas de uma Roda de Debate sobre o processo criativo e a importância da culinária nordestina.

  • Aula 1: Introdução, escolha dos pratos e orientações para a pesquisa e criação das histórias
  • Aula 2: Apresentação das histórias e ilustrações, Roda de Debate

Avaliação

A avaliação da atividade se dará por meio da observação do engajamento dos alunos na pesquisa, criatividade na criação das histórias e ilustrações, e habilidade de apresentação e discussão em grupo. Será valorizada a originalidade das narrativas, a qualidade artística das ilustrações e a capacidade de trabalhar colaborativamente. A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem como um todo, e não apenas nos resultados finais. O objetivo é incentivar o desenvolvimento das habilidades de pesquisa, escrita, leitura crítica, expressão artística e apresentação oral. Exemplos de critérios a serem observados incluirão a clareza e coerência das histórias, a relevância cultural da pesquisa realizada, a expressividade das ilustrações, e a participação ativa nas discussões em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet e biblioteca para pesquisa, materiais de arte (papel, lápis, canetas coloridas, tintas) para a criação das ilustrações, e espaço adequado para a apresentação das histórias e realização das Rodas de Debate. Instrumentos de gravação de áudio e vídeo podem ser utilizados para registrar as apresentações e debates, potencializando o compartilhamento de experiências e reflexões entre os alunos. A diversidade de recursos busca favorecer a imersão dos estudantes no processo criativo e na exploração da cultura nordestina de forma ampla e significativa.

  • Acesso à internet e biblioteca para pesquisa
  • Materiais de arte para ilustrações (papel, lápis, canetas coloridas, tintas)
  • Espaço adequado para rodas de debate e apresentações
  • Instrumentos de gravação de áudio e vídeo (opcional)

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