Nesta atividade interativa e engajadora, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a aplicar seus conhecimentos sobre morfologia, mais especificamente sobre a formação de palavras pela adição de afixos, para criar super-heróis ou super-heroínas originais. O professor introduzirá inicialmente o conceito de afixos, diferenciando prefixos e sufixos, e como esses elementos modificam o significado das palavras base. Em seguida, divididos em pequenos grupos, os estudantes utilizarão listas de afixos e palavras fornecidas pelo educador para desenvolver nomes e características de super-heróis, estimulando a criatividade e o uso consciente da língua. Cada grupo, por meio de uma roda de debate, apresentará sua criação, explicando a escolha do nome, os poderes e como os afixos foram utilizados para formar as palavras, promovendo assim uma rica discussão e troca de ideias entre os participantes.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e compreender a rica estrutura da língua portuguesa, em particular o papel dos afixos na formação de novas palavras. Almeja-se que, através da criação de super-heróis, os estudantes possam aplicar de maneira criativa os conceitos de morfologia estudados, reconhecer a importância dos afixos na modificação dos significados das palavras e desenvolver a habilidade de trabalhar colaborativamente. Além disso, espera-se que a atividade estimule a expressão oral, a criatividade, e promova a capacidade de argumentação e defesa de ideias em um contexto lúdico e educativo.
A prática de explorar os afixos, dentro do contexto da criação de super-heróis, permite aos alunos compreenderem de forma dinâmica e significativa a morfologia da língua portuguesa. Ao diferenciar prefixos e sufixos e utilizá-los para formar palavras novas, os estudantes aplicam o conhecimento linguístico em um contexto inovador, facilitando a fixação dos conceitos e a percepção da língua como um organismo vivo e em constante transformação.
A metodologia adotada nesta atividade envolve uma combinação de exposição dialogada para a introdução dos conceitos, seguida de uma aplicação prática e lúdica por meio da criação de super-heróis. Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos e a dinâmica da Roda de Debate, esta abordagem promove a interação, a colaboração entre os alunos, e uma aprendizagem ativa, onde cada estudante é incentivado a aplicar de forma criativa o conhecimento adquirido.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira, serão abordados os conceitos teóricos e iniciada a criação dos super-heróis. Na segunda, os alunos finalizarão suas criações e participarão da roda de debate para a apresentação e discussão das mesmas.
A avaliação será contínua e processual, observando-se a participação efetiva dos alunos durante as diversas fases da atividade. Aspectos como a criatividade na composição dos nomes dos super-heróis, a capacidade de trabalhar em grupo, a aplicação correta dos conceitos de afixação e a qualidade das argumentações na roda de debate serão considerados. Para tal, será criado um rubrica de avaliação que considera critérios como: inovação, colaboração, aplicação de conhecimento linguístico e habilidades comunicativas.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos simples e acessíveis, destacando-se a importância da preparação prévia de materiais pelo professor. Listas de afixos e palavras-base serão essenciais para o desenvolvimento das criações dos alunos, além de outros materiais como lousa, marcadores e itens de apoio para as apresentações durante a roda de debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula