Criando Nossa História: Produção Coletiva

Desenvolvida por: Millen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Integração de Gêneros Literários através da Sala de Aula Invertida

A atividade 'Criando Nossa História: Produção Coletiva' propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Língua Portuguesa, centrada na metodologia da Sala de Aula Invertida. Iniciando com a leitura de contos diversos, escolhidos pelos próprios alunos fora do ambiente escolar, a atividade desloca parte do processo de aprendizagem para fora da sala de aula, incentivando a autonomia dos alunos e despertando o interesse pela leitura. Posteriormente, na escola, os alunos participarão ativamente da criação de narrativas coletivas, mesclando elementos dos contos lidos, em uma prática que estimula a criatividade, a colaboração e a articulação de diferentes gêneros literários. As histórias criadas pelos grupos serão compartilhadas com toda a turma por meio de narração expressiva, valorizando a expressão oral. A culminância do projeto se dará com a gravação dessas histórias, transformando-as em um podcast ou audiobook coletivo, permitindo que os alunos explorem as possibilidades da oralidade e da tecnologia na produção literária. Esta atividade não só promove competências leitoras e orais, como também prepara os alunos para o trabalho em equipe e o uso consciente das tecnologias digitais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal fomentar o gosto pela leitura e estimular a criatividade dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio da integração de diferentes gêneros literários. Além disso, visa desenvolver habilidades de compreensão leitora e expressão oral, promovendo a capacidade de síntese e de trabalho em equipe. Através da metodologia ativa da Sala de Aula Invertida e da produção coletiva de narrativas, os alunos serão incentivados a tomar uma postura ativa no processo de aprendizagem, construindo conhecimentos de forma colaborativa e criativa.

  • Fomentar o interesse pela leitura através da exploração de diversos gêneros literários.
  • Desenvolver habilidades de compreensão leitora e expressão oral.
  • Estimular a criatividade na construção de narrativas coletivas.
  • Promover a capacidade de trabalho em equipe e colaboração.
  • Integrar tecnologia na produção literária através da criação de um podcast ou audiobook.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP13: Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
  • EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático incluirá a exploração de contos de diversas tradições, tanto oral como escrita, técnicas de narração expressiva e a introdução à produção de conteúdos áudio literários. Os alunos aprenderão a identificar e a integrar elementos característicos de diferentes gêneros literários na criação de uma nova história coletiva, aprimorando suas habilidades de compreensão e interpretação. A metodologia da Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate serão usadas para incentivar a participação ativa dos alunos e promover uma aprendizagem colaborativa.

  • Leitura de contos da tradição oral e literária escrita.
  • Técnicas de narração expressiva.
  • Criação coletiva de histórias.
  • Produção de podcast ou audiobook coletivo.

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade combinará a Sala de Aula Invertida com a Roda de Debate. Inicialmente, os alunos terão a tarefa de casa de selecionar e ler contos de sua preferência. Na sala de aula, serão formados grupos para a criação de histórias coletivas, utilizando como inspiração os contos lidos. Este momento será seguido de uma Roda de Debate, onde cada grupo discutirá as ideias para sua história, estimulando a expressão e o respeito pelas opiniões alheias. A narração expressiva e a produção do podcast ou audiobook coletivo serão orientadas pelo professor, promovendo um ambiente de aprendizado prático e interativo.

  • Tarefa de leitura de contos em casa.
  • Formação de grupos para criação coletiva de histórias.
  • Roda de Debate para discussão e aprimoramento das histórias.
  • Práticas de narração expressiva.
  • Gravação do podcast ou audiobook.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos, totalizando 2 horas de carga horária. A primeira aula será dedicada à formação dos grupos e ao início da criação das histórias coletivas. Na segunda aula, os grupos continuarão o desenvolvimento das histórias, preparando-se para a narração. A terceira aula será destinada às apresentações das histórias, prática da narração expressiva e aos preparativos para a gravação do podcast ou audiobook.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início da criação das histórias coletivas.
  • Aula 2: Desenvolvimento das histórias e preparação para narração.
  • Aula 3: Apresentação das histórias, narração expressiva e preparação para gravação.

Avaliação

A avaliação desta atividade levará em consideração a participação individual e a colaboração no grupo durante a criação da história coletiva. Também serão avaliadas as habilidades de narração expressiva de cada grupo, bem como a qualidade final do podcast ou audiobook produzido. Será utilizado um sistema de pontuação que contemplará a criatividade, cooperação, expressão oral e compreensão leitora. Exemplos de critérios incluem a originalidade da história, a fluência e expressividade da narração, e a eficácia da integração dos elementos dos diferentes contos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários livros de contos ou acesso a contos online, espaço adequado para a realização das Rodas de Debate, equipamentos de gravação de áudio para a produção do podcast ou audiobook e softwares de edição de áudio. O professor deve disponibilizar recursos tanto para a fase de leitura e escolha dos contos quanto para a etapa de gravação e edição do projeto final, contribuindo para uma experiência educativa rica e tecnicamente suportada.

  • Livros de contos ou acesso a contos online.
  • Espaço adequado para a Roda de Debate.
  • Equipamentos de gravação de áudio.
  • Softwares de edição de áudio.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo