A atividade 'Criando Nossa História: Produção Coletiva' propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Língua Portuguesa, centrada na metodologia da Sala de Aula Invertida. Iniciando com a leitura de contos diversos, escolhidos pelos próprios alunos fora do ambiente escolar, a atividade desloca parte do processo de aprendizagem para fora da sala de aula, incentivando a autonomia dos alunos e despertando o interesse pela leitura. Posteriormente, na escola, os alunos participarão ativamente da criação de narrativas coletivas, mesclando elementos dos contos lidos, em uma prática que estimula a criatividade, a colaboração e a articulação de diferentes gêneros literários. As histórias criadas pelos grupos serão compartilhadas com toda a turma por meio de narração expressiva, valorizando a expressão oral. A culminância do projeto se dará com a gravação dessas histórias, transformando-as em um podcast ou audiobook coletivo, permitindo que os alunos explorem as possibilidades da oralidade e da tecnologia na produção literária. Esta atividade não só promove competências leitoras e orais, como também prepara os alunos para o trabalho em equipe e o uso consciente das tecnologias digitais.
Esta atividade tem como objetivo principal fomentar o gosto pela leitura e estimular a criatividade dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio da integração de diferentes gêneros literários. Além disso, visa desenvolver habilidades de compreensão leitora e expressão oral, promovendo a capacidade de síntese e de trabalho em equipe. Através da metodologia ativa da Sala de Aula Invertida e da produção coletiva de narrativas, os alunos serão incentivados a tomar uma postura ativa no processo de aprendizagem, construindo conhecimentos de forma colaborativa e criativa.
O conteúdo programático incluirá a exploração de contos de diversas tradições, tanto oral como escrita, técnicas de narração expressiva e a introdução à produção de conteúdos áudio literários. Os alunos aprenderão a identificar e a integrar elementos característicos de diferentes gêneros literários na criação de uma nova história coletiva, aprimorando suas habilidades de compreensão e interpretação. A metodologia da Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate serão usadas para incentivar a participação ativa dos alunos e promover uma aprendizagem colaborativa.
A abordagem metodológica desta atividade combinará a Sala de Aula Invertida com a Roda de Debate. Inicialmente, os alunos terão a tarefa de casa de selecionar e ler contos de sua preferência. Na sala de aula, serão formados grupos para a criação de histórias coletivas, utilizando como inspiração os contos lidos. Este momento será seguido de uma Roda de Debate, onde cada grupo discutirá as ideias para sua história, estimulando a expressão e o respeito pelas opiniões alheias. A narração expressiva e a produção do podcast ou audiobook coletivo serão orientadas pelo professor, promovendo um ambiente de aprendizado prático e interativo.
A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos, totalizando 2 horas de carga horária. A primeira aula será dedicada à formação dos grupos e ao início da criação das histórias coletivas. Na segunda aula, os grupos continuarão o desenvolvimento das histórias, preparando-se para a narração. A terceira aula será destinada às apresentações das histórias, prática da narração expressiva e aos preparativos para a gravação do podcast ou audiobook.
A avaliação desta atividade levará em consideração a participação individual e a colaboração no grupo durante a criação da história coletiva. Também serão avaliadas as habilidades de narração expressiva de cada grupo, bem como a qualidade final do podcast ou audiobook produzido. Será utilizado um sistema de pontuação que contemplará a criatividade, cooperação, expressão oral e compreensão leitora. Exemplos de critérios incluem a originalidade da história, a fluência e expressividade da narração, e a eficácia da integração dos elementos dos diferentes contos.
Para a realização da atividade, serão necessários livros de contos ou acesso a contos online, espaço adequado para a realização das Rodas de Debate, equipamentos de gravação de áudio para a produção do podcast ou audiobook e softwares de edição de áudio. O professor deve disponibilizar recursos tanto para a fase de leitura e escolha dos contos quanto para a etapa de gravação e edição do projeto final, contribuindo para uma experiência educativa rica e tecnicamente suportada.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula