Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a experimentar o papel de jornalistas por um dia. A tarefa principal será criar uma notícia a partir de um tema comum que será fornecido pelo educador. O desafio inclui a tomada de decisões significativas sobre o título, o foco do fato a ser noticiado, a seleção de fontes de informação e o tom ou abordagem da notícia. Após a preparação, cada grupo apresentará sua notícia à turma. Isso abrirá uma oportunidade valiosa para reflexão e debate acerca das escolhas editoriais feitas, analisando como essas decisões influenciam a percepção de imparcialidade ou parcialidade na divulgação de um acontecimento. O objetivo é que, ao simular o processo jornalístico, os estudantes desenvolvam uma compreensão crítica sobre o papel da mídia e os desafios na busca por uma reportagem equilibrada. Este exercício está diretamente ligado à habilidade EF06LP01, promovendo uma análise crítica dos textos jornalísticos e estimulando uma conscientização sobre a importância das escolhas feitas enquanto produtores de conteúdo.
Esta atividade visa proporcionar aos alunos a experiência direta do processo jornalístico, enfatizando particularmente a importância da escolha de palavras, foco, e fontes na construção de um relato. Através desta simulação de reportagem, objetiva-se desenvolver habilidades de análise crítica, permitindo que os alunos reconheçam tanto a impossibilidade de uma neutralidade absoluta quanto os diferentes graus de imparcialidade presentes nas notícias. Além disso, pretende-se que os alunos compreendam a responsabilidade do jornalista em buscar a veracidade dos fatos, bem como o impacto de suas escolhas na percepção do público. Por fim, espera-se que esta atividade estimule o respeito pela liberdade de expressão e uma postura contrária a discursos de ódio.
O conteúdo programático abordará os conceitos fundamentais do jornalismo, incluindo o que constitui uma notícia, como identificar e escolher fontes confiáveis, o papel do jornalista e as técnicas para escrever reportagens claras e objetivas. Além disso, os alunos serão introduzidos à noção de viés e imparcialidade dentro do jornalismo, destacando como as escolhas feitas na elaboração de uma notícia podem influenciar a percepção do leitor. Este módulo servirá como base para o exercício prático de criar notícias, oferecendo aos estudantes as ferramentas necessárias para analisar e produzir conteúdo jornalístico com discernimento.
Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizado, colocando os estudantes no centro do processo educativo. Os alunos trabalharão em grupos para pesquisar, redigir e apresentar notícias, simulando um ambiente jornalístico real. Isto inclui a escolha de temas, coleta de informações, decisão sobre o foco da matéria, e a apresentação final para a classe. Além disso, após cada apresentação, haverá uma sessão de feedback onde discussões serão estimuladas, permitindo aos alunos criticar e refletir sobre os trabalhos dos colegas, assim como sobre suas próprias escolhas. Este método pretende estimular o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração entre os alunos.
A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos os conceitos principais e as instruções para o projeto. Na segunda e terceira aulas, os alunos trabalharão em suas notícias, desde a pesquisa até a redação final. A quarta aula será dedicada às apresentações e discussões.
A avaliação será baseada na participação ativa e na contribuição de cada aluno para o projeto de grupo. Analisaremos a capacidade dos estudantes de pesquisar e selecionar informações relevantes, a clareza e objetividade da notícia criada, assim como a imparcialidade e o respeito pela liberdade de expressão mostrados em sua abordagem sobre o tema. A qualidade das apresentações e das discussões também será considerada, avaliando a habilidade dos alunos em articular seu raciocínio e defender suas escolhas editoriais. Exemplos específicos de critérios incluem: cumprimento das diretrizes da tarefa, qualidade do conteúdo, uso adequado da língua portuguesa, criatividade e originalidade, e capacidade de engajamento na discussão crítica.
Para suportar a realização desta atividade, utilizaremos diversos recursos e ferramentas. Isso inclui acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a redação das notícias, e um projetor para as apresentações finais. Materiais de referência sobre técnicas jornalísticas e exemplos de notícias serão fornecidos para orientar os trabalhos dos alunos. Além disso, listas de verificação serão disponibilizadas para auxiliar na auto e heteroavaliação do trabalho realizado.
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