Criando Notícias

Desenvolvida por: Débora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Jornalismo e Imparcialidade

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a experimentar o papel de jornalistas por um dia. A tarefa principal será criar uma notícia a partir de um tema comum que será fornecido pelo educador. O desafio inclui a tomada de decisões significativas sobre o título, o foco do fato a ser noticiado, a seleção de fontes de informação e o tom ou abordagem da notícia. Após a preparação, cada grupo apresentará sua notícia à turma. Isso abrirá uma oportunidade valiosa para reflexão e debate acerca das escolhas editoriais feitas, analisando como essas decisões influenciam a percepção de imparcialidade ou parcialidade na divulgação de um acontecimento. O objetivo é que, ao simular o processo jornalístico, os estudantes desenvolvam uma compreensão crítica sobre o papel da mídia e os desafios na busca por uma reportagem equilibrada. Este exercício está diretamente ligado à habilidade EF06LP01, promovendo uma análise crítica dos textos jornalísticos e estimulando uma conscientização sobre a importância das escolhas feitas enquanto produtores de conteúdo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa proporcionar aos alunos a experiência direta do processo jornalístico, enfatizando particularmente a importância da escolha de palavras, foco, e fontes na construção de um relato. Através desta simulação de reportagem, objetiva-se desenvolver habilidades de análise crítica, permitindo que os alunos reconheçam tanto a impossibilidade de uma neutralidade absoluta quanto os diferentes graus de imparcialidade presentes nas notícias. Além disso, pretende-se que os alunos compreendam a responsabilidade do jornalista em buscar a veracidade dos fatos, bem como o impacto de suas escolhas na percepção do público. Por fim, espera-se que esta atividade estimule o respeito pela liberdade de expressão e uma postura contrária a discursos de ódio.

  • Compreender a estrutura e os elementos de uma notícia
  • Desenvolver habilidades de escrita jornalística com foco na clareza, precisão e imparcialidade
  • Analisar criticamente notícias, identificando possíveis viéses
  • Reconhecer a importância do jornalismo na formação da opinião pública
  • Promover a prática da liberdade de expressão, com responsabilidade e respeito

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP01: Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.
  • EF69LP01: Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará os conceitos fundamentais do jornalismo, incluindo o que constitui uma notícia, como identificar e escolher fontes confiáveis, o papel do jornalista e as técnicas para escrever reportagens claras e objetivas. Além disso, os alunos serão introduzidos à noção de viés e imparcialidade dentro do jornalismo, destacando como as escolhas feitas na elaboração de uma notícia podem influenciar a percepção do leitor. Este módulo servirá como base para o exercício prático de criar notícias, oferecendo aos estudantes as ferramentas necessárias para analisar e produzir conteúdo jornalístico com discernimento.

  • Elementos de uma notícia (título, lead, corpo)
  • Critérios de noticiabilidade
  • Seleção e avaliação de fontes de informação
  • Técnicas de escrita jornalística
  • Viés e imparcialidade no jornalismo

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizado, colocando os estudantes no centro do processo educativo. Os alunos trabalharão em grupos para pesquisar, redigir e apresentar notícias, simulando um ambiente jornalístico real. Isto inclui a escolha de temas, coleta de informações, decisão sobre o foco da matéria, e a apresentação final para a classe. Além disso, após cada apresentação, haverá uma sessão de feedback onde discussões serão estimuladas, permitindo aos alunos criticar e refletir sobre os trabalhos dos colegas, assim como sobre suas próprias escolhas. Este método pretende estimular o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração entre os alunos.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa e coleta de informações
  • Redação e revisão de notícias
  • Apresentações orais
  • Debates e discussões em sala

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos os conceitos principais e as instruções para o projeto. Na segunda e terceira aulas, os alunos trabalharão em suas notícias, desde a pesquisa até a redação final. A quarta aula será dedicada às apresentações e discussões.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo e à atividade
  • Aula 2 e 3: Pesquisa, redação e preparação da notícia
  • Aula 4: Apresentação das notícias e debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa e na contribuição de cada aluno para o projeto de grupo. Analisaremos a capacidade dos estudantes de pesquisar e selecionar informações relevantes, a clareza e objetividade da notícia criada, assim como a imparcialidade e o respeito pela liberdade de expressão mostrados em sua abordagem sobre o tema. A qualidade das apresentações e das discussões também será considerada, avaliando a habilidade dos alunos em articular seu raciocínio e defender suas escolhas editoriais. Exemplos específicos de critérios incluem: cumprimento das diretrizes da tarefa, qualidade do conteúdo, uso adequado da língua portuguesa, criatividade e originalidade, e capacidade de engajamento na discussão crítica.

Materiais e ferramentas:

Para suportar a realização desta atividade, utilizaremos diversos recursos e ferramentas. Isso inclui acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a redação das notícias, e um projetor para as apresentações finais. Materiais de referência sobre técnicas jornalísticas e exemplos de notícias serão fornecidos para orientar os trabalhos dos alunos. Além disso, listas de verificação serão disponibilizadas para auxiliar na auto e heteroavaliação do trabalho realizado.

  • Acesso à internet
  • Computadores ou tablets
  • Projetor para apresentações
  • Materiais de referência sobre jornalismo
  • Listas de verificação para avaliação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo