Debate dos Detetives

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Educação midiática e atualidades

A atividade pedagógica 'Debate dos Detetives' visa desenvolver nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental habilidades de comunicação, compreensão e respeito em um ambiente de diálogo coletivo. Após serem divididos em pequenos grupos, eles receberão temas atuais para debater, promovendo um engajamento com questões relevantes da contemporaneidade. Cada grupo terá um detetive, cuja responsabilidade será coletar as principais ideias do debate. Após a discussão, o detetive apresentará um resumo oral para a sala inteira. Esta fase do processo visa aprimorar habilidades de síntese e comunicação oral. O momento seguinte, em que a classe pode fazer perguntas ao detetive, é fundamental para promover a prática de respeitar turnos de fala e formular perguntas coerentes e adequadas. Esta atividade não apenas reforça o aprendizado em conteúdos curriculares, mas também desenvolve competências socioemocionais importantes, como a escuta ativa e a empatia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade 'Debate dos Detetives' é desenvolver nos estudantes a capacidade de ouvir ativamente, respeitar os turnos de fala e formular perguntas pertinentes. Espera-se que, por meio deste processo, os alunos também aprimorem sua habilidade de argumentação e síntese de ideias, além de se tornarem mais conscientes sobre temas atuais e sua relevância. Além disso, a atividade incentiva o desenvolvimento da expressão oral, uma competência essencial para a participação cívica e a construção da cidadania.

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Promover a escuta ativa e o respeito por diferentes opiniões.
  • Aprimorar a capacidade de síntese e apresentação de ideias.
  • Incentivar a formulação de perguntas coerentes e pertinentes.
  • Estimular o interesse por temas atuais e sua discussão crítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange técnicas de debate, incluindo a construção de argumentos e a refutação respeitosa, além de práticas de escuta ativa e formulação de perguntas. Enfatiza-se a importância da educação midiática, preparando os alunos para interagir com diferentes mídias e compreender mensagens de forma crítica. A atividade integra aspectos da língua portuguesa e estudos sociais, conectando habilidades linguísticas com a consciência social e cívica.

  • Técnicas de debate e diálogo
  • Escuta ativa e respeito mútuo
  • Formulação e respostas a perguntas
  • Educação midiática
  • Análise crítica de conteúdo

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa e mão-na-massa, a atividade 'Debate dos Detetives' coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem. Por meio do debate e da discussão em grupos pequenos, os estudantes são encorajados a explorar temas atuais, desenvolvendo habilidades de comunicação e pensamento crítico. A seleção de um 'detetive' em cada grupo promove a responsabilidade individual dentro do aprendizado colaborativo, incentivando a organização de ideias e a apresentação clara dos argumentos discutidos.

  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Método de debate estruturado
  • Seleção e papel do 'detetive' em cada grupo
  • Apresentações orais e escuta ativa
  • Formação de perguntas críticas pelo público

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração de 1 hora, distribuída em uma única sessão de 50 minutos. Neste tempo, os alunos serão introduzidos à atividade, participarão dos debates em grupos, e finalmente, assistirão e interagirão com as apresentações dos 'detetives'.

  • Introdução à atividade e formação dos grupos (10 minutos)
  • Debate nos grupos com a atuação dos 'detetives' (30 minutos)
  • Apresentação dos resumos pelos 'detetives' e rodada de perguntas (10 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa, na qualidade do resumo apresentado pelo 'detetive' de cada grupo e na relevância das perguntas formuladas pelo público. Será dada especial atenção à capacidade de escuta, respeito pelos turnos de fala e a habilidade de formular perguntas pertinentes. Exemplos práticos de avaliação incluem checklists de participação, feedback construtivo sobre as apresentações e um diálogo reflexivo pós-atividade sobre o aprendizado alcançado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como uma sala de aula espaçosa para acomodar a movimentação dos grupos, acesso a materiais de pesquisa para a consulta de temas atuais, quadro-branco ou projetor para anotações e apresentações, e materiais de escrita para os alunos registrarem ideias e argumentos durante os debates.

  • Sala de aula espaçosa
  • Materiais de pesquisa (livros, artigos, internet)
  • Quadro-branco ou projetor
  • Materiais de escrita (cadernos, canetas)

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