Debate em Sala: Desafios Contemporâneos dos Povos Indígenas

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Questões Indígenas Contemporâneas

Esta atividade pedagógica tem como principal objetivo promover a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades como argumentação estruturada, escuta ativa e respeito por diferentes opiniões entre os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma metodologia ativa denominada Roda de Debate. Iniciaremos com a formação de grupos, aos quais serão fornecidas informações preliminares sobre os desafios enfrentados pelos povos indígenas na atualidade, englobando questões territoriais, ambientais, políticas e sociais. Posteriormente, utilizando o formato de uma assembleia legislativa simulada, os alunos se engajarão em debates onde terão oportunidades de defender ou contestar políticas públicas referentes aos povos indígenas. Esta dinâmica permitirá aos participantes exercitarem a construção de argumentos sólidos, melhorarem sua capacidade de ouvir atentamente argumentos contrários e, consequentemente, desenvolverem um entendimento mais empático e crítico sobre a situação dos povos indígenas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos do 6º ano a desenvolverem competências essenciais para o século 21, como a argumentação crítica, a escuta ativa e o respeito por opiniões diferentes das suas. Além de promover um entendimento mais profundo e empático sobre os desafios enfrentados pelos povos indígenas, a atividade visa fortalecer habilidades de pesquisa, análise de informações e construção de argumentos fundamentados. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de articular seus pensamentos de forma mais clara e confiante em situações de debate, bem como reconhecer a importância de diferentes perspectivas em questões sociais complexas.

  • Desenvolver habilidades de argumentação estruturada e escuta ativa.
  • Promover o respeito por diferentes opiniões e construir um entendimento empático sobre questões indígenas.
  • Fortalecer competências relacionadas à pesquisa e análise crítica de informações.
  • Capacitar os alunos para o uso eficaz da linguagem em situações de debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP10: Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP12: Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

Conteúdo Programático

A atividade envolverá um aprofundamento nos desafios atuais enfrentados pelos povos indígenas, cobrindo aspectos territoriais, ambientais, políticos e sociais. Utilizando a Roda de Debate, os alunos poderão explorar essas questões de forma crítica, através da simulação de uma assembleia legislativa, onde terão que defender ou contestar políticas públicas pertinentes. Este conteúdo programático visa não apenas ao aprimoramento das habilidades de comunicação dos alunos, mas também ao fomento de uma consciência social e responsabilidade cívica em relação aos direitos e desafios dos povos indígenas.

  • Conceitos básicos sobre os direitos e desafios dos povos indígenas
  • Principais políticas públicas relacionadas aos povos indígenas
  • Técnicas de argumentação e construção de discursos
  • Simulação de assembleia legislativa para debate de políticas públicas

Metodologia

A metodologia ativa selecionada para esta atividade é a Roda de Debate. Os alunos serão divididos em grupos e receberão materiais de apoio para se informarem sobre os diferentes desafios enfrentados pelos povos indígenas. Posteriormente, engajarão em debates estruturados, assumindo posições favoráveis ou contrárias a políticas públicas específicas. Este método é escolhido para incentivar a participação ativa, promover a troca de ideias e desenvolver habilidades de argumentação e escuta ativa.

  • Formação dos grupos e distribuição do material informativo preliminar.
  • Estudo e pesquisa em grupo sobre os temas propostos.
  • Preparação de argumentos para o debate.
  • Realização da Roda de Debate simulando uma assembleia legislativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos objetivos da atividade, formarão os grupos e começarão a pesquisar e preparar seus argumentos. A segunda aula será dedicada à Roda de Debate, onde os grupos apresentarão seus argumentos e participarão ativamente do debate.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos e preparação para o debate.
  • Aula 2: Execução da Roda de Debat.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada no envolvimento dos alunos durante o processo de pesquisa e preparação, bem como na qualidade e clareza dos argumentos apresentados durante o debate. Serão considerados critérios como a capacidade de articular ideias de forma coerente, o uso eficaz de evidências para apoiar argumentos, a habilidade de ouvir e responder respeitosamente aos pontos de vista opostos e a capacidade de refletir criticamente sobre as questões discutidas. Esta avaliação será formativa, visando ao desenvolvimento contínuo das habilidades de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, utilizaremos uma variedade de recursos, incluindo materiais impressos ou digitais sobre os povos indígenas e suas questões atuais, acesso à internet para pesquisa adicional, além de um espaço devidamente preparado para acomodar a dinâmica da Roda de Debate. Também serão empregados recursos audiovisuais para a apresentação de informações e possivelmente a gravação dos debates para análise posterior.

  • Material informativo sobre povos indígenas.
  • Acesso à Internet para pesquisas.
  • Espaço adequado para a realização da Roda de Debate.
  • Recursos audiovisuais para suporte.

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