Esta atividade pedagógica tem como principal objetivo promover a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades como argumentação estruturada, escuta ativa e respeito por diferentes opiniões entre os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma metodologia ativa denominada Roda de Debate. Iniciaremos com a formação de grupos, aos quais serão fornecidas informações preliminares sobre os desafios enfrentados pelos povos indígenas na atualidade, englobando questões territoriais, ambientais, políticas e sociais. Posteriormente, utilizando o formato de uma assembleia legislativa simulada, os alunos se engajarão em debates onde terão oportunidades de defender ou contestar políticas públicas referentes aos povos indígenas. Esta dinâmica permitirá aos participantes exercitarem a construção de argumentos sólidos, melhorarem sua capacidade de ouvir atentamente argumentos contrários e, consequentemente, desenvolverem um entendimento mais empático e crítico sobre a situação dos povos indígenas.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos do 6º ano a desenvolverem competências essenciais para o século 21, como a argumentação crítica, a escuta ativa e o respeito por opiniões diferentes das suas. Além de promover um entendimento mais profundo e empático sobre os desafios enfrentados pelos povos indígenas, a atividade visa fortalecer habilidades de pesquisa, análise de informações e construção de argumentos fundamentados. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de articular seus pensamentos de forma mais clara e confiante em situações de debate, bem como reconhecer a importância de diferentes perspectivas em questões sociais complexas.
A atividade envolverá um aprofundamento nos desafios atuais enfrentados pelos povos indígenas, cobrindo aspectos territoriais, ambientais, políticos e sociais. Utilizando a Roda de Debate, os alunos poderão explorar essas questões de forma crítica, através da simulação de uma assembleia legislativa, onde terão que defender ou contestar políticas públicas pertinentes. Este conteúdo programático visa não apenas ao aprimoramento das habilidades de comunicação dos alunos, mas também ao fomento de uma consciência social e responsabilidade cívica em relação aos direitos e desafios dos povos indígenas.
A metodologia ativa selecionada para esta atividade é a Roda de Debate. Os alunos serão divididos em grupos e receberão materiais de apoio para se informarem sobre os diferentes desafios enfrentados pelos povos indígenas. Posteriormente, engajarão em debates estruturados, assumindo posições favoráveis ou contrárias a políticas públicas específicas. Este método é escolhido para incentivar a participação ativa, promover a troca de ideias e desenvolver habilidades de argumentação e escuta ativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos objetivos da atividade, formarão os grupos e começarão a pesquisar e preparar seus argumentos. A segunda aula será dedicada à Roda de Debate, onde os grupos apresentarão seus argumentos e participarão ativamente do debate.
A avaliação desta atividade será baseada no envolvimento dos alunos durante o processo de pesquisa e preparação, bem como na qualidade e clareza dos argumentos apresentados durante o debate. Serão considerados critérios como a capacidade de articular ideias de forma coerente, o uso eficaz de evidências para apoiar argumentos, a habilidade de ouvir e responder respeitosamente aos pontos de vista opostos e a capacidade de refletir criticamente sobre as questões discutidas. Esta avaliação será formativa, visando ao desenvolvimento contínuo das habilidades de cada aluno.
Para a realização dessa atividade, utilizaremos uma variedade de recursos, incluindo materiais impressos ou digitais sobre os povos indígenas e suas questões atuais, acesso à internet para pesquisa adicional, além de um espaço devidamente preparado para acomodar a dinâmica da Roda de Debate. Também serão empregados recursos audiovisuais para a apresentação de informações e possivelmente a gravação dos debates para análise posterior.
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