O Debate Jornalístico Juvenil é uma atividade prática e interativa projetada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo assumirá o papel de uma equipe de jornalismo. Após escolherem um tema de interesse geral ou local, os alunos deverão pesquisar sobre o tema selecionado utilizando variadas fontes de informação. Com base na pesquisa, cada grupo criará um pequeno noticiário, escolhendo entre formatos modernos como podcast, vídeo ou vlog, para apresentar sua visão sobre o tema. Esta atividade culmina com a apresentação dos noticiários aos colegas de turma, seguida por rodadas de debate. Durante o debate, os alunos terão a oportunidade de discutir os temas apresentados, argumentar seus pontos de vista, questionar as fontes e a abordagem dos colegas e, assim, desenvolver habilidades importantes como a oratória, a argumentação crítica e o respeito por opiniões divergentes. Este projeto busca também despertar o interesse dos alunos pela atualidade, promover a conscientização sobre questões sociais relevantes e fomentar um espírito crítico.
O objetivo principal desta atividade é fomentar o desenvolvimento de competências importantes como a capacidade de comunicação, o pensamento crítico, e o respeito por diferentes perspectivas. Especificamente, pretende-se que os alunos aprendam a organizar e apresentar informações de forma clara e objetiva em formatos modernos de mídia; desenvolvam habilidades de pesquisa e verificação de fontes; pratiquem a oratória e a argumentação em debates; e compreendam a importância do jornalismo e da comunicação social na sociedade atual. Ao participarem ativamente da criação de noticiários e engajarem-se em debates, os estudantes terão a oportunidade de explorar temas relevantes da atualidade, estimulando assim seu interesse e engajamento com o mundo ao seu redor.
O conteúdo programático desta atividade abarca os fundamentos do jornalismo e da comunicação social, técnicas de pesquisa e verificação de informações, introdução a diferentes formatos de mídia (podcasts, vídeos, vlogs) e estratégias para a organização e realização de debates. Os alunos terão a oportunidade de explorar esses temas tanto na teoria quanto na prática, aprendendo a aplicá-los na criação de seus próprios noticiários e na participação ativa em debates. Este conjunto de conhecimentos visa preparar os alunos para se expressarem de forma convincente e responsável no ambiente social e digital.
A metodologia aplicada nesta atividade segue uma abordagem prática e participativa, incentivando o aprendizado ativo. Inicialmente, os alunos receberão uma breve introdução teórica sobre jornalismo, comunicação social e as diferentes mídias. Após a formação dos grupos, cada equipe será orientada a escolher um tema de interesse e a realizar uma pesquisa aprofundada sobre o assunto. Os alunos serão então guiados na produção dos noticiários, escolhendo o formato que preferirem, e na preparação para os debates. A metodologia ativa 'Roda de Debate' será utilizada para facilitar a discussão dos temas, permitindo uma participação equitativa de todos os alunos e promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.
A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução teórica e a divisão de grupos. A segunda aula será dedicada à pesquisa dos temas. Na terceira aula, os alunos trabalharão na criação dos noticiários. A quarta e última aula será reservada para as apresentações dos noticiários e a realização dos debates.
A avaliação desta atividade será baseada em critérios como a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e originalidade dos noticiários produzidos, a habilidade de apresentação dos alunos e a participação no debate. Será considerado também o uso apropriado das fontes de informação e a capacidade dos alunos de argumentar de forma coerente e respeitosa durante os debates. É importante que o professor faça observações construtivas e forneça feedback para cada grupo, destacando pontos fortes e áreas que necessitam de melhoria. A participação individual também será avaliada, garantindo que todos os alunos contribuam para o sucesso do projeto.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa dos temas, computadores ou tablets para a produção dos noticiários em formatos digitais, e um projetor ou televisão para as apresentações dos noticiários. Além disso, é recomendável disponibilizar materiais de apoio sobre técnicas de pesquisa, estrutura de noticiários, técnicas de filmagem e edição (para vídeos e vlogs), e dicas para a realização de um debate produtivo. Este conjunto de recursos e materiais busca apoiar os alunos na exploração criativa dos temas escolhidos e na produção de trabalhos de qualidade.
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