Esta atividade prática tem como objetivo desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, frente aos conteúdos veiculados pelos meios de comunicação. Através da seleção prévia de notícias de variados temas, ajustadas à faixa etária, os alunos serão divididos em grupos, onde cada um receberá uma notícia para análise. Os aspectos focais da análise incluirão a estrutura da notícia, seu objetivo, público-alvo previsto, fontes de informação utilizadas e a escolha de imagens acompanhantes. Posteriormente, uma Roda de Debate será organizada para que os grupos discutam as descobertas de suas análises, focando nas decisões editoriais tomadas na construção da notícia. Assim, abordar-se-á como essas escolhas influenciam a percepção do leitor/espectador e qual o papel da mídia na formação de opinião pública. Almeja-se, com esta atividade, estimular nos alunos uma postura questionadora e analítica sobre o conteúdo que consomem no seu dia a dia.
A compreensão crítica de notícias apresenta-se como competência essencial na formação de cidadãos ativos e conscientes. Por meio desta atividade, pretende-se estimular nos alunos do 6º ano a habilidade de analisar e questionar a construção e o impacto das notícias no seu entendimento sobre o mundo. Além disso, busca-se fomentar a capacidade dos estudantes de reconhecer as intenções por trás das escolhas editoriais, bem como de valorizar a importância da variedade de fontes e perspectivas. Esta atividade visa também promover a discussão saudável e o respeito às diferentes opiniões, preparando os estudantes para o uso responsável e crítico dos meios de comunicação.
A ementa da atividade abordará a estrutura e função das notícias no contexto midiático, destacando a importância da seleção de fontes, elementos visuais e o papel das decisões editoriais na modelagem da opinião pública. Esta análise será embasada pela discussão crítica e pela metodologia ativa Roda de Debate, proporcionando um aprendizado dinâmico e participativo.
A metodologia ativa escolhida para esta atividade é a Roda de Debate, que promove a participação ativa dos alunos através da discussão em grupo sobre as notícias analisadas. Com esta abordagem, além de estimular o pensamento crítico, também se incentiva o respeito pelas diversas perspectivas, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos, divididas entre a análise das notícias e preparação para o debate na primeira aula, e a realização do debate com posterior discussão e reflexão na segunda aula.
A avaliação desta atividade será baseada no engajamento dos alunos na análise das notícias e sua participação ativa na Roda de Debate. Será considerado o uso de argumentos fundamentados, a capacidade de identificar os principais elementos das notícias, a compreensão das decisões editoriais, e o respeito pelas opiniões alheias. Feedbacks construtivos serão oferecidos postDebate para solidificar aprendizados e reconhecer as competências desenvolvidas.
Para a realização da atividade, serão necessários computadores ou tablets com acesso à Internet para a pesquisa de notícias, além de um espaço apropriado para a Roda de Debate. Material de apoio, como quadros brancos ou flip charts e marcadores, será útil para a organização das ideias durante as discussões.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula