Decifrando Palavras Secretas

Desenvolvida por: Natiel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estudo dos Digrafos e Encontros Consonantais

A atividade 'Decifrando Palavras Secretas' é desenhada para envolver os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em um aprendizado lúdico e colaborativo sobre a estrutura das palavras da língua portuguesa, enfatizando os digrafos e encontros consonantais. Divididos em grupos, eles receberão envelopes com palavras cortadas em sílabas. O desafio será montar essas palavras corretamente em um tempo limite. Serão selecionadas palavras que contribuem significativamente para a compreensão desses conceitos linguísticos fundamentais. Após a montagem, haverá uma rodada de apresentações onde cada grupo mostrará suas palavras, explicando os digrafos e encontros consonantais presentes, além de exemplificar o uso e significados. Este processo serve para reforçar o aprendizado através do ensino entre pares, incentivando a análise linguística, o trabalho em equipe e a habilidade de expressão oral.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal promover a compreensão e a diferenciação entre digrafos e encontros consonantais, importantes conceitos da língua portuguesa. Além disso, visa aprimorar o trabalho em equipe e estimular a habilidade de análise e decomposição de palavras, fundamentais para o desenvolvimento da fluência leitora. Enfatizando a importância do aprendizado colaborativo, a atividade também fomenta a capacidade de comunicação e explicação de ideias, contribuindo para a confiança e autonomia dos alunos.

  • Diferenciar digrafos de encontros consonantais.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Estimular a habilidade de análise linguística e decomposição de palavras.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP01: Identificar e compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda os conceitos de digrafos e encontros consonantais, estruturais para o entendimento da formação das palavras na língua portuguesa. Através da manipulação física das sílabas, os estudantes terão a oportunidade de observar como palavras são construídas e como a presença de digrafos e encontros influencia na leitura, pronúncia e significado, contribuindo para o desenvolvimento da leitura fluente e compreensiva.

  • Digrafos
  • Encontros Consonantais
  • Análise e decomposição de palavras
  • Leitura e pronúncia de palavras

Metodologia

A atividade utilizará uma abordagem 'Mão-na-massa', promovendo o aprendizado ativo por meio da manipulação física das sílabas para a montagem das palavras. Esta metodologia prática é ideal para reforçar o aprendizado dos conceitos de digrafos e encontros consonantais, uma vez que os alunos serão desafiados não apenas a identificá-los, mas também a aplicá-los na construção de palavras em um contexto colaborativo.

  • Trabalho em grupo
  • Atividade prática de montagem de palavras
  • Discussão e apresentação em grupo
  • Revisão colaborativa dos conceitos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total para a atividade será de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a explicação da atividade, formação dos grupos e o início do desafio. A segunda aula será destinada à conclusão da montagem das palavras, discussão, apresentações dos grupos e revisão dos conceitos aprendidos.

  • Aula 1: Introdução e início do desafio de montagem das palavras.
  • Aula 2: Conclusão da montagem, apresentações e revisão.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa do aluno na atividade, na correta montagem das palavras, na capacidade de identificar e explicar os digrafos e encontros consonantais, e na colaboração com os colegas durante a atividade. Além da correta montagem, será valorizada a qualidade das explicações dadas durante as apresentações. Poderá ser adotado um sistema de pontos que considera o desempenho do grupo como um todo, incentivando a colaboração e o apoio mútuo entre os membros.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários envelopes com palavras cortadas em sílabas, incluindo aquelas com digrafos e encontros consonantais. Além disso, será útil ter um quadro para anotações e espaço suficiente na sala de aula para que os grupos possam trabalhar confortavelmente. Materiais de apoio como dicionários podem enriquecer a atividade, permitindo que os alunos busquem significados e pronúncias.

  • Envelopes com sílabas das palavras
  • Espaço adequado para trabalho em grupo
  • Quadro para anotações
  • Dicionários

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