A atividade 'Descobrindo Vozes-mulheres' tem como objetivo aproximar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à obra de Conceição Evaristo, dando destaque ao poema 'Vozes-mulheres'. O início da atividade se dá com uma leitura coletiva do poema, proporcionando aos estudantes uma experiência imersiva na textualidade e sensibilidade da obra. Em seguida, os alunos receberão informações sobre a autora, sua trajetória e a importância de sua literatura na composição de um panorama afro-brasileiro na cultura nacional. Por meio da análise do poema, os estudantes entrarão em contato com temas como a condição feminina e as questões raciais, elementos frequentes nas obras de Evaristo. Em grupos, discutirão sobre as impressões e os sentimentos que o poema desperta, bem como identificar trechos que ressaltam as temáticas propostas, estimulando uma reflexão profunda sobre as narrativas e vozes históricamente silenciadas. Esta atividade propõe não apenas uma análise literária, mas também um olhar crítico sobre as realidades sociais e individuais expressas na literatura, promovendo a construção de uma consciência mais ampla e inclusiva.
Com esta atividade, espera-se que os alunos possam desenvolver habilidades críticas de leitura e interpretação textuais, compreendendo as complexidades sociais, culturais e humanas que a literatura de Conceição Evaristo evoca. Além disso, objetiva-se fomentar uma maior sensibilidade e apreço pela diversidade de vozes e perspectivas na literatura brasileira, reconhecendo e valorizando as contribuições de autores afro-brasileiros no cenário literário. A discussão em grupo visa promover o diálogo, a reflexão conjunta e o respeito por diferentes interpretações e sentimentos, reforçando a importância de temas como igualdade, respeito às diferenças e a necessidade de combater preconceitos.
Esta atividade abordará a obra 'Vozes-mulheres' de Conceição Evaristo como ponto central para explorar temas relevantes como identidade, diversidade, gênero e raça. A análise literária permitirá aos alunos a compreensão da influência de contextos sociais e históricos na produção literária, incentivando a reflexão sobre como a literatura pode ser um espelho da sociedade, assim como um instrumento de questionamento e transformação social.
A metodologia ativa será aplicada nesta atividade por meio da leitura colaborativa do poema, seguida de discussões em grupo, visando fomentar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Nesse processo, serão utilizadas estratégias como debates dirigidos, onde os alunos poderão compartilhar suas interpretações e reflexões, além de atividades de mapeamento de texto para identificação e análise de seus elementos mais significativos relacionados às temáticas propostas.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 30 minutos cada, permitindo uma abordagem aprofundada do poema e da obra de Conceição Evaristo. Na primeira aula, serão realizadas a leitura coletiva e a introdução à autora, seguidas de um início de discussão em grupos. Na segunda aula, a análise e discussão do poema serão concluídas, culminando em um debate geral sobre as descobertas e reflexões dos alunos.
A avaliação da atividade será formativa, centrada nas contribuições individuais dos alunos durante as discussões em grupo e no debate geral, bem como na qualidade e profundidade de suas análises textuais. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de identificar e articular as temáticas de gênero e raça apresentadas no poema, e como estas se relacionam com a sociedade atual. Exemplos de participação construtiva, reflexões originais e respeito pelas opiniões dos colegas serão critérios importantes na avaliação.
Para a realização desta atividade, será necessário o acesso ao poema 'Vozes-mulheres', cópias impressas ou digitais da obra, data show ou quadro branco para apresentações sobre a vida e obra de Conceição Evaristo, além de espaço adequado para leitura coletiva e discussão em grupos. Esses recursos serão fundamentais para garantir uma imersão qualitativa no conteúdo e permitir uma interação dinâmica entre os alunos e o material literário.
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