Detetives Culturais: Uma Missão de Análise

Desenvolvida por: Ivanet… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Crítica de Obras da Cultura Pop

Esta atividade propõe uma abordagem inovadora e interativa de análise crítica, permitindo que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se engajem profundamente com obras da cultura pop, como filmes, séries, livros e jogos da atualidade. Divididos em equipes, eles terão a tarefa de selecionar uma obra de seu interesse antes da aula, dedicando tempo para assistir, ler ou jogar, e coletar informações relevantes, como autor, ano de lançamento, uma sinopse breve e aspectos que mais chamaram sua atenção. Na sala de aula, as equipes deverão apresentar suas análises, enfocando tanto os pontos positivos quanto os negativos das obras escolhidas. Estas apresentações deverão ser realizadas em formatos criativos e modernos, como vlogs, podcasts ou vídeos, incentivando o uso de tecnologias da informação e aprimorando habilidades de comunicação e exposição em público. Esta metodologia busca não apenas desenvolver a capacidade de análise crítica dos alunos em relação às mídias e suas mensagens mas também estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a fluência digital.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos pedagógicos desta atividade abrangem o desenvolvimento de habilidades críticas em relação ao consumo de mídia, aprimoramento na habilidade de expressão oral e escrita, bem como o manejo efetivo de recursos tecnológicos em apresentações. Espera-se que os alunos se tornem mais capacitados para discernir e discutir aspectos relevantes das obras culturais da atualidade, adquirindo uma perspectiva mais crítica e multifacetada. Além disso, almeja-se que os estudantes melhorem sua capacidade de trabalho em equipe, organização e planejamento, ao preparar e executar suas apresentações em formatos inovadores.

  • Desenvolver análise crítica sobre obras da cultura pop.
  • Aprimorar habilidades de comunicação e apresentação em público.
  • Fomentar o uso criativo de tecnologias para apresentação de conteúdos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a organização na preparação da tarefa.
  • Explorar formatos inovadores de mídia como vlogs, podcasts e vídeos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP11: Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade é focado em analisar obras culturais modernas através de uma ótica crítica. Tendo como base a prática, os alunos examinarão elementos como narrativa, personagens, contexto de produção e impacto cultural de diversos meios, como literatura, cinema, séries de TV e jogos. Este conteúdo estimula a compreensão e a discussão sobre como a mídia molda e é moldada por percepções sociais e culturais, incentivando um pensamento crítico construtivo.

  • Análise de narrativas em diferentes mídias.
  • Elementos de construção de personagens e plot.
  • Contexto histórico e cultural das obras.
  • Mídia e representações sociais.
  • Técnicas de apresentação multimídia.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos participarão ativamente do seu aprendizado por meio da pré-seleção e análise de obras da cultura pop em casa, para posteriormente discutir e apresentar em sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Isso estimula a autonomia, a proatividade e a responsabilidade pelo próprio aprendizado. As apresentações deverão ser preparadas em pequenos grupos, incentivando a criatividade no uso de formatos como vlogs, podcasts e vídeos, utilizando recursos tecnológicos disponíveis.

  • Divisão da turma em pequenas equipes.
  • Seleção e análise individual de obras fora da sala.
  • Preparação coletiva das apresentações em formato criativo.
  • Uso de tecnologias da informação e comunicação.
  • Dinâmicas de feedback e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

Este plano de aula será executado em duas sessões de 60 minutos. Na primeira, os alunos serão introduzidos à atividade, formarão os grupos e começarão o planejamento. A segunda sessão será dedicada às apresentações, discussões e feedbacks.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e início do planejamento das análises.
  • Aula 2: Apresentação dos projetos, discussões em grupo e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da análise crítica apresentada, na criatividade e inovação no formato escolhido para a apresentação, no trabalho em equipe e na capacidade de argumentação e discussão durante o feedback. Aplicaremos critérios claros, como clareza da exposição, fundamentação da análise, originalidade e engajamento com o público. Feedback construtivo será fornecido para que os alunos possam refletir sobre o seu processo de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis com softwares de edição de vídeos ou áudios para a criação de vlogs, podcasts ou vídeos. Além disso, materiais de apoio como artigos, tutoriais sobre edição de mídias e exemplos de análises críticas poderão ser utilizados para inspiração e orientação dos alunos no desenvolvimento de suas apresentações.

  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet.
  • Softwares de edição de vídeo e áudio.
  • Materiais de apoio para análise crítica.
  • Exemplos de vlogs, podcasts e vídeos de análises.
  • Guias e tutoriais de tecnologias de informação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo