Detetives da Concordância: Mistérios da Língua

Desenvolvida por: Emmanu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Leitura, Análise linguística/semiótica, Produção de textos

A atividade Detetives da Concordância: Mistérios da Língua abrange uma série de cinco aulas voltadas para a investigação de erros de concordância nominal e verbal em textos. Os alunos irão atuar como detetives, analisando trechos textuais para identificar e corrigir incorreções. Utilizando métodos interativos como jogos e criação de histórias, esta atividade visa aprofundar a compreensão das regras gramaticais e melhorar a produção escrita. Além disso, as aulas são desenhadas para desenvolver habilidades críticas e analíticas dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, promovendo também competências sociais através de trabalhos em grupo e discussões colaborativas em sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em habilitar os alunos a identificar e corrigir erros de concordância nominal e verbal de maneira prática e eficaz. Busca-se que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada das regras gramaticais e sejam capazes de aplicá-las na produção e revisão de textos. Ademais, a atividade promove o desenvolvimento de habilidades sociais, incentivando a participação ativa em discussões de grupo e o trabalho colaborativo. A abordagem prática e investigativa almeja engajar os alunos na busca por soluções precisas, fortalecendo o pensamento crítico e analítico necessário para o domínio da língua portuguesa.

  • Fortalecer a compreensão e aplicação das regras de concordância nominal e verbal.
  • Desenvolver habilidades críticas e analíticas na revisão de textos.
  • Estimular habilidades sociais através do trabalho em grupo e discussão colaborativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP03: Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
  • EF06LP04: Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
  • EF06LP11: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o aprofundamento nas regras de concordância nominal e verbal. Os alunos estudarão as flexões de substantivos, adjetivos e verbos, juntamente com sua aplicação prática em textos. Jogos educativos e projetos de escrita serão utilizados para reforçar o aprendizado e aplicar os conceitos em atividades criativas. Além das regras gramaticais, o programa também envolve discussões sobre os diferentes modos verbais e suas utilizações adequadas no contexto comunicativo escrito e oral. Assim, os alunos poderão relacionar os conceitos aprendidos com suas produções textuais, promovendo uma experiência educacional abrangente e integrada.

  • Regras de concordância nominal e verbal.
  • Flexões de substantivos, adjetivos e verbos.
  • Utilização prática de modos verbais em textos.
  • Propostas interativas para aplicação dos conceitos.

Metodologia

As metodologias adotadas no plano de aula incluem Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos, Atividades Mão-na-massa e Aulas Expositivas. As iniciativas práticas, como a criação de histórias e atividades de detetive para identificação de erros, são diretamente integradas aos conteúdos estudados. As metodologias ativas são estruturadas para estimular a participação dos alunos, oferecendo-lhes autonomia no aprendizado e a possibilidade de explorar o conhecimento de maneira interativa e colaborativa. O uso de técnicas práticas é pensado para conectar os alunos aos conceitos estudados, garantindo que a teoria seja aplicada a contextos reais e estimulantes.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Atividades Mão-na-massa.
  • Aulas Expositivas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de cinco aulas está planejado para garantir uma progressão coerente e dinâmica durante a atividade. Cada aula de 60 minutos está cuidadosamente estruturada para se alinhar aos objetivos pedagógicos, garantindo que as metodologias ativas sejam integradas de forma fluida ao conteúdo. Usando Aprendizagem Baseada em Projetos, Jogos e Atividades Mão-na-massa, cada sessão proporciona uma experiência rica em aprendizado prático e teórico. Esse agendamento não apenas diversifica o método de ensino, mas também assegura a plena cobertura das habilidades necessitadas, enquanto promove um contexto de aprendizado envolvente e efetivo.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de concordância; compreensão inicial e atividade de identificação de erros.
  • Momento 1: Introdução à Concordância Nominal e Verbal (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o que é concordância nominal e verbal, utilizando exemplos do cotidiano dos alunos para contextualizar. Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma regra e permita que compartilhem suas ideias. Observe se todos estão acompanhando e esclareça qualquer dúvida que surja. Avalie a compreensão inicial pelos exemplos que os alunos fornecerem.

    Momento 2: Exploração de Exemplos Práticos (Estimativa: 20 minutos)
    Proporcione uma atividade mão-na-massa: distribua trechos de textos impressos e peça que os alunos, em dupla, identifiquem erros de concordância. É importante que cada dupla discuta entre si e anote suas conclusões. Circule pela sala para oferecer suporte e orientações conforme necessário. Avalie como as duplas estão identificando os erros e prestando atenção aos detalhes dos textos.

    Momento 3: Discussão Coletiva e Revisão dos Exemplos (Estimativa: 15 minutos)
    Organize uma roda de conversa onde os alunos podem compartilhar suas descobertas e corrigir os erros identificados. Promova um ambiente inclusivo, onde todos tenham a oportunidade de falar. Reitere conceitos importantes e esclareça qualquer conceito mal interpretado. Avalie a participação ativa dos alunos e a capacidade de argumentar e justificar suas conclusões.

    Momento 4: Recapitulação e Avaliação Rápida (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula com uma rápida recapitulação dos pontos discutidos, destacando a importância da concordância nominal e verbal na produção de textos claros e coesos. Proponha uma atividade de autoavaliação, onde os alunos classificam sua compreensão do tema em uma escala de 1 a 5. Utilize essas informações para planejar reforços nas próximas aulas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, procure manter a aula dinâmica e variada entre momentos expositivos e interativos, oferecendo apoio visual. Para alunos com transtorno do espectro autista, utilize rotinas previsíveis e faça uso de imagens suportando a explicação verbal. Considere pares de apoio, onde os colegas auxiliam na execução das atividades. Para alunos com baixa participação devido a questões socioeconômicas, certifique-se de que todos os materiais necessários sejam disponibilizados na aula, evitando que falta de recursos se torne uma limitação.

  • Aula 2: Exploração detalhada de flexões e modos verbais através de jogos e exemplos.
  • Momento 1: Revisão Interativa (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula revisando brevemente os conceitos de concordância nominal e verbal apresentados na aula anterior. Escreva alguns exemplos no quadro e peça que os alunos, voluntariamente, identifiquem as concordâncias corretas e incorretas. É importante que faça correções imediatas e ofereça feedback positivo ao acertarem. Observe como os alunos reagem e ajuste a explicação conforme necessário para garantir o entendimento.

    Momento 2: Introdução às Flexões e Modos Verbais (Estimativa: 15 minutos)
    Explique o que são flexões e modos verbais usando exemplos do cotidiano dos alunos. Utilize um quadro ou cartolina para desenhar exemplos práticos, destacando as diferenças entre modos indicativo, subjuntivo e imperativo. Permita que os alunos façam perguntas e promova pequenos diálogos para reforçar o entendimento dos exemplos apresentados. Acompanhe a compreensão dos alunos através de expressões faciais e questionamentos.

    Momento 3: Jogo das Flexões (Estimativa: 20 minutos)
    Organize um jogo de cartas onde cada carta contém um verbo e uma situação. Os alunos devem pegar uma carta e criar uma frase correta usando o modo verbal adequado. Divida a turma em pequenos grupos para promover a colaboração e a criatividade. Circule entre os grupos ajudando e corrigindo quando necessário. Registre as frases criadas para futuras discussões e avaliações.

    Momento 4: Discussão e Avaliação Rápida (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os grupos e peça que compartilhem algumas das frases que criaram durante o jogo. Discuta coletivamente os acertos e equívocos, proporcionando uma revisão consistente dos conteúdos abordados. Aplique uma breve atividade de autoavaliação, onde os alunos classifiquem sua compreensão das flexões e modos verbais de 1 a 5. Observe as classificações para planejar reforços nas aulas seguintes.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para manter a atenção dos alunos com TDAH, alterne entre atividades de movimento e momentos de concentração. Ofereça instruções claras e simples para cada etapa, e evite tarefas muito longas. Para alunos do espectro autista, use recursos visuais e mantenha a rotina previsível. Crie cartelas de jogo com apoio visual para facilitar a compreensão. Assegure-se de que materiais de jogo estejam acessíveis a todos os alunos, especialmente para aqueles com limitações socioeconômicas, possibilitando uma participação equitativa.

  • Aula 3: Projeto de escrita: criação de histórias aplicando regras de concordância aprendidas.
  • Momento 1: Reflexão e Planejamento de Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula pedindo aos alunos que reflitam sobre histórias que já leram ou ouviram recentemente e que discutam em duplas ou trios quais dessas histórias mais chamaram sua atenção. Incentive-os a pensar sobre os elementos que tornam uma história envolvente, como personagens interessantes, um enredo intrigante, ou uso criativo das regras de concordância. Reforce a importância de aplicar as regras de concordância nominal e verbal que aprenderam nas aulas anteriores. Enquanto supervisiona as discussões, faça perguntas para direcionar o foco para a concordância gramatical e observe as conclusões dos alunos.

    Momento 2: Atividade Mão-na-Massa: Rascunho das Histórias (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos que individualmente ou em pares comecem a criar um rascunho de suas próprias histórias. É importante que definam os elementos principais da narrativa (inicio, meio, fim), e apliquem corretamente as regras de concordância. Circule pela sala para oferecer orientações, esclarecendo dúvidas sobre concordância e ajudando a desenvolver o enredo. Sugira que os alunos usem lápis para que possam apagar e corrigir erros de concordância facilmente antes de finalizar suas histórias.

    Momento 3: Revisão Construtiva e Compartilhamento (Estimativa: 15 minutos)
    Uma vez concluídos os rascunhos, organize grupos pequenos para que os alunos compartilhem suas histórias. Explique que a tarefa do grupo é revisar as histórias dos colegas, apontando tanto os pontos fortes quanto quaisquer incorreções nas regras de concordância. Instrua-os a serem respeitosos e colaborativos nas críticas. Ao final, solicite que façam as correções sugeridas, se apropriadas, e preparem uma versão final. Avalie a capacidade dos alunos de identificar e corrigir erros através de comentários construtivos, bem como a sua habilidade para aceitar feedback.

    Momento 4: Consolidação e Reflexão Final (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma toda para um momento de reflexão sobre a atividade de escrita e revisão. Pergunte aos alunos o que aprenderam sobre a aplicação das regras de concordância e como a atividade contribuiu para o seu entendimento. Conclua com uma breve discussão coletiva sobre os desafios enfrentados e as soluções encontradas, incentivando todos a continuarem aperfeiçoando suas habilidades de escrita. Realize uma rápida autoavaliação, solicitando que os alunos classifiquem sua compreensão de 1 a 5. Essa autoavaliação permitirá identificar pontos que precisam de reforço nas aulas seguintes.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, garanta que as atividades sejam variadas e mantenham o engajamento. Use materiais visuais de apoio ao explicar as etapas para os alunos com Transtorno do Espectro Autista, e assegure rotinas previsíveis para que eles se sintam mais confortáveis. Para alunos com baixa participação devido a questões socioeconômicas, assegure que todos os materiais de escrita, como papel e caneta, estejam disponíveis para que possam participar plenamente. Ofereça suporte individualizado sempre que necessário, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor.

  • Aula 4: Revisão colaborativa e correção de textos; discussão em grupo sobre padrões comuns de erro.
  • Momento 1: Apresentação e Revisão de Textos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente o conteúdo abordado nas aulas anteriores sobre concordância nominal e verbal. Apresente aos alunos os textos que serão corrigidos durante a aula, destacando os propósitos da revisão colaborativa. Peça que, em pequenos grupos, os alunos leiam os textos e anotem possíveis erros de concordância.

    Momento 2: Discussão e Identificação de Erros Comuns (Estimativa: 15 minutos)
    Depois que os grupos identificarem erros, organize uma roda de discussão. Cada grupo deve compartilhar os erros que encontraram e as possíveis correções. É importante que você reforce boas práticas de correção e ofereça explicações adicionais quando necessário. Avalie a capacidade de argumentar e justificar as correções propostas.

    Momento 3: Correção Colaborativa Guiada (Estimativa: 20 minutos)
    Conduza uma revisão colaborativa dos textos no quadro. Escolha trechos com erros identificados e peça que voluntariamente os alunos corrijam no quadro. Assegure-se de oferecer feedback positivo e corretivo, destacando aspectos gramaticais importantes. Observe como os alunos se envolvem na atividade e incentivem a participação de todos. Faça perguntas para estimular o pensamento crítico sobre as correções propostas.

    Momento 4: Consolidação e Reflexão Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula pedindo aos alunos que reflitam sobre a importância da revisão colaborativa na melhoria de seus textos. Promova uma discussão final sobre os padrões comuns de erros encontrados e as estratégias eficazes de correção. Realize uma rápida autoavaliação, solicitando que os alunos classifiquem sua confiança na correção de textos de 1 a 5.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para apoiar alunos com TDAH, mantenha as atividades dinâmicas e variáveis, distribuindo responsabilidades nos grupos para incentivar o foco e o engajamento. Utilize recursos visuais para alunos com Transtorno do Espectro Autista, explicando com clareza cada etapa e mantendo uma rotina previsível. Para alunos com baixa participação devido a questões socioeconômicas, garanta que todo material necessário esteja disponível, promovendo um ambiente colaborativo onde todos possam contribuir. Considere promover o apoio de pares para facilitar a inclusão e a interação entre os alunos.

  • Aula 5: Apresentação de soluções; reflexões finais e avaliação do aprendizado.
  • Momento 1: Apresentação de Soluções dos Alunos (Estimativa: 20 minutos)
    Comece a aula organizando os alunos em pequenos grupos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas soluções para os erros de concordância trabalhados ao longo das aulas. Oriente os alunos a se concentrarem nas correções feitas e no porquê de serem consideradas soluções adequadas. É importante que o professor ofereça feedback positivo e propostas de melhoria durante e após cada apresentação. Observação dos aspectos de compreensão e da habilidade dos alunos em justificar suas escolhas serão essenciais para esta etapa de avaliação.

    Momento 2: Reflexões Individuais e Coletivas (Estimativa: 15 minutos)
    Após as apresentações, solicite que cada aluno escreva uma breve reflexão sobre o que aprendeu durante a atividade Detetives da Concordância. Incentive-os a pensar sobre como melhoraram a compreensão das regras de concordância nominal e verbal. Em seguida, promova um espaço de partilha de reflexões onde todos os alunos podem contribuir com seus insights. Observe atentamente às reflexões, destacando aqueles que evidenciam crescimento notável no aprendizado.

    Momento 3: Avaliação do Aprendizado (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua um exercício de revisão contendo orações ou pequenos trechos de textos com erros de concordância nominal e verbal. Peça aos alunos que individualmente identifiquem e corrijam os erros presentes nos textos. Use essa atividade como uma avaliação somativa da aprendizagem. Recolha os exercícios no final e faça uma correção detalhada. Avalie a capacidade de cada aluno em aplicar as regras vistas durante as aulas.

    Momento 4: Encerramento e Autoavaliação (Estimativa: 10 minutos)
    Encerre a aula com uma rodada de autoavaliação, pedindo aos alunos que avaliem seu próprio desempenho na compreensão do tema e na correção de erros de concordância, utilizando uma escala de 1 a 5. Estimule a honestidade e a reflexão sobre os aspectos que ainda podem ser aprimorados. Esse momento é crucial para que o professor identifique as áreas que ainda necessitam de reforço.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, alterne entre apresentações e reflexões para evitar a monotonia e manter o engajamento. Dê feedback frequente e, se necessário, mais direcionado. Para os alunos com Transtorno do Espectro Autista, ofereça pistas visuais e tenha um roteiro claro da aula por escrito. Estimule a participação em grupos menores, caso se sintam sobrecarregados. Para alunos com baixa participação devido a questões socioeconômicas, garanta acesso aos materiais de escrita, assegurando que tenham os recursos necessários para participar plenamente. Promova um ambiente de aceitação e apoio entre os alunos, incentivando a colaboração e a empatia.

Avaliação

A avaliação das atividades é projetada para ser diversa e inclusiva, permitindo que os alunos demonstrem o que aprenderam de várias maneiras. A avaliação formativa será utilizada ao longo das aulas através de feedback contínuo, incentivando o aprimoramento constante. Também será implementada uma avaliação somativa ao final do projeto de escrita, na qual os alunos terão suas produções textuais analisadas com base em critérios como precisão gramatical, criatividade e coesão do texto. Durante todas as avaliações, serão consideradas adaptações para alunos com necessidades especiais para garantir eqüidade. O feedback construtivo servirá como uma ferramenta vital para o desenvolvimento contínuo, focando nas fortalezas e nas áreas para melhoria.

  • Uso de avaliação formativa contínua com feedback construtivo.
  • Avaliação somativa através de análise dos projetos de escrita.
  • Critérios adaptativos para inclusão de alunos com necessidades especiais.
  • 1. Objetivo da Avaliação:
    A avaliação tem como objetivo medir a capacidade dos alunos de aplicarem as regras de concordância nominal e verbal em textos escritos, conforme abordado durante as aulas. Além de avaliar a precisão e a coesão na produção de textos, a avaliação também visa compreender como os alunos revisam e corrigem erros gramaticais. A inclusão de critérios adaptativos busca garantir que alunos com necessidades especiais possam demonstrar suas habilidades de acordo com suas capacidades individuais, promovendo um aprendizado eficaz e equitativo.

    2. Critérios de Avaliação:
    Serão avaliados a aplicação correta de regras de concordância nominal e verbal, a coesão e clareza dos textos produzidos, e a habilidade de revisão e correção de erros. Os critérios são mensuráveis, direcionando-se ao conhecimento da gramática e habilidade de aplicação prática. A avaliação também incorpora ajustes para alunos com necessidades especiais, permitindo que eles exibam suas compreensões de modo justo.

    3. Sistema de Pontuação:
    A pontuação total segue uma escala de 0 a 10, com uma distribuição equilibrada para cada critério. Cada critério tem um valor máximo de 5 pontos, permitindo uma avaliação detalhada e focada nas competências específicas estabelecidas.

    4. Rubricas de Avaliação:
    Critério 1: Aplicação das Regras de Concordância
    Adequação no uso de concordância nominal e verbal nos textos.
    Pontuação:
    5 pontos: Aplicação sempre correta das regras de concordância, sem erros.
    4 pontos: Aplicação geralmente correta, com poucas falhas.
    3 pontos: Aplicação satisfatória, com erros que não comprometem o entendimento.
    2 pontos: Aplicação irregular, com erros que prejudicam a compreensão.
    1 ponto: Aplicação insuficiente, com erros dominando o texto.

    Critério 2: Coesão e Clareza
    Clareza do texto e encadeamento lógico de ideias.
    Pontuação:
    5 pontos: Texto altamente coeso e claro.
    4 pontos: Texto claro, com pequenos desvios coesivos.
    3 pontos: Texto compreensível, mas com coesão irregular.
    2 pontos: Texto confuso, com clareza prejudicada por falta de coesão.
    1 ponto: Texto que não transmite uma mensagem clara.

    Critério 3: Revisão e Correção de Erros
    Capacidade de identificar e corrigir erros de concordância em textos.
    Pontuação:
    5 pontos: Identificação e correção precisa de todos os erros.
    4 pontos: Identificação e correção de maioria dos erros, incluindo pequenos lapsos.
    3 pontos: Reconhecimento satisfatório de erros, com correções parciais.
    2 pontos: Reconhecimento limitado, com muitas correções faltantes.
    1 ponto: Falta de reconhecimento e correção de erros.

    5. Adaptações e Inclusão:
    Para alunos com TDAH, a avaliação é estruturada com intervalos curtos e instruções claras, usando apoio visual quando necessário. Para alunos com Transtorno do Espectro Autista, as avaliações incluem rotinas e instruções previsíveis, proporcionando um ambiente com menos estímulos distraidores. Para alunos com redução de recursos socioeconômicos, é importante garantir acesso a todos os materiais de avaliação. A avaliação permite que os alunos demonstrem aprendizado de forma variada, incluindo alternativas orais ou visuais às respostas escritas tradicionais, sempre mantendo a equidade em consideração.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais de escrita, folhas de exercícios impressos e jogos lúdicos desenvolvidos para práticas educativas. A utilização de materiais tangíveis visa promover um envolvimento mais ativo dos alunos, facilitando a interação direta com o conteúdo. Além disso, os jogos e dinâmicas colaborativas estimulam um ambiente de aprendizagem interativo, sem depender de tecnologias digitais. Assim, o ambiente educativo é enriquecido por ferramentas que permitem a exploração prática dos conceitos e o desenvolvimento de habilidades através de experiências reais.

  • Materiais de escrita (papel, caneta, lápis).
  • Os materiais de escrita, como papel, caneta e lápis, podem ser encontrados em papelarias locais ou lojas de material escolar. Além disso, as escolas geralmente fornecem esses materiais básicos diretamente nas salas de aula ou, em alguns casos, através da secretaria. Para garantir que todos os alunos tenham acesso, é importante que o professor verifique junto à administração escolar a disponibilidade desses itens para uso durante as aulas da atividade 'Detetives da Concordância: Mistérios da Língua'.

  • Folhas de exercícios impressos.
  • Jogos lúdicos e dinâmicas interativas.
  • Os jogos lúdicos e dinâmicas interativas podem ser encontrados em lojas de brinquedos educacionais e livrarias especializadas, que costumam oferecer uma seção dedicada a jogos voltados para o desenvolvimento educacional. Além disso, algumas escolas dispõem de uma coleção de jogos educativos em sua biblioteca ou centro de recursos pedagógicos, que pode ser acessada por professores para uso em sala de aula. É aconselhável que o professor entre em contato com a coordenação pedagógica da escola para verificar a disponibilidade de jogos e materiais interativos, garantindo assim que todos os alunos tenham a oportunidade de participar efetivamente das atividades propostas na 'Detetives da Concordância: Mistérios da Língua'.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos a importância de garantir que cada aluno tenha a oportunidade de participar e aprender de maneira plena e significativa. Para isso, sugerimos estratégias específicas que não onerem e economizem tempo para o professor. Por exemplo, para alunos com TDAH, subdividir as tarefas em partes menores e realizar pausas frequentes pode ajudar na concentração. Já para alunos no espectro autista, o uso de rotinas claras e previsíveis contribuirá para um ambiente mais seguro. Para aqueles com limitações devido a fatores socioeconômicos, é vital adaptar as atividades para reduzir custos, como utilizando papel reutilizado. Toda essa abordagem requer uma comunicação contínua com as famílias e adaptações que levem em conta as especificidades de cada aluno, além da revisão regular das estratégias para assegurar que são efetivas.

  • Estratégias de divisão de tarefas e pausas para alunos com TDAH.
  • Uso de rotinas e previsibilidade para alunos com espectro autista.
  • Adaptações econômicas de atividades para alunos com barreiras socioeconômicas.

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