Detetives da Gramática

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Linguística

A atividade 'Detetives da Gramática' se propõe a ser uma investigação ativa e colaborativa dos elementos linguísticos presentes nos textos, mais especificamente dos sintagmas nominais e verbais. Esta atividade é voltada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, incentivando-os a trabalhar em equipe. A ideia é transformar a sala de aula em um laboratório de detetives linguísticos, onde cada equipe receberá diferentes trechos de textos, que podem variar entre literatura, jornais e revistas. Utilizando a metodologia ativa Roda de Debate, junto à Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos deverão identificar, classificar e discutir os sintagmas encontrados, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo e reflexivo. Após a fase de investigação, cada equipe terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas com a turma, discutindo sobre a relevância dos sintagmas para a construção de significados nos textos analisados, e desenvolvendo habilidades críticas e analíticas sobre a língua.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade analítica dos alunos quanto à estrutura linguística dos textos, focando na identificação e compreensão dos sintagmas nominais e verbais. Pretende-se, através desta dinâmica interativa, incentivar a colaboração, o pensamento crítico e o debate construtivo entre os alunos. Além disso, visa-se fortalecer o entendimento de como os elementos linguísticos são essenciais na construção de sentidos, contribuindo para a formação de leitores mais atentos e analíticos. Esta atividade também proporcionará uma oportunidade valiosa para discutir norma-padrão e variações linguísticas, abordando de maneira prática e contextualizada os conceitos de preconceito linguístico.

  • Desenvolver habilidades analíticas em relação aos elementos linguísticos dos textos.
  • Promover a colaboração e o pensamento crítico entre os alunos.
  • Compreender a importância dos sintagmas na construção de sentidos.
  • Instigar o debate sobre norma-padrão e variações linguísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP10: Identificar sintagmas nominais e verbais como constituintes imediatos da oração.
  • EF69LP54: Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.
  • EF69LP55: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade engloba a análise linguística e compreensão dos sintagmas nominais e verbais, cruciais para a formação dos sentidos em diversos textos. Através de uma abordagem prática, os alunos terão a oportunidade de identificar essas estruturas linguísticas em contextos variados, discutindo seu papel na comunicação efetiva. A atividade promove, ainda, uma reflexão contemporânea sobre a norma-padrão e as variedades linguísticas, permitindo que os estudantes reconheçam e valorizem a diversidade da língua portuguesa.

  • Sintagmas nominais e verbais: identificação e classificação.
  • Discussão sobre a importância dos sintagmas na construção de sentidos.
  • Reflexão sobre norma-padrão e variações linguísticas.

Metodologia

Para a execução desta atividade, utilizar-se-á a metodologia ativa Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo uma interação dinâmica e engajadora entre os alunos. Após a formação de grupos, será entregue a cada um diferentes trechos de textos para análise. Essa investigação será a base para o debate, onde cada grupo apresentará suas descobertas, discutirá com os demais e refletirá criticamente sobre as diferentes estruturas linguísticas encontradas. Tais metodologias favorecem a construção coletiva do conhecimento, estimulando a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

  • Divisão da classe em equipes de detetives linguísticos.
  • Análise de trechos de textos em busca de sintagmas nominais e verbais.
  • Roda de Debate para discussão das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira sessão, será feita a introdução da atividade, divisão dos grupos e início das investigações. A segunda sessão será dedicada à conclusão das análises, preparação e realização dos debates.

  • Aula 1: Introdução da atividade, formação dos grupos e início das investigações.
  • Aula 2: Conclusão das análises e realização da Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante toda a atividade, na qualidade de suas análises linguísticas e na contribuição para os debates. Será valorizado o esforço de colaboração em equipe, a profundidade das reflexões apresentadas e a habilidade de articulação durante as apresentações. Exemplos de desempenhos excepcionais incluem a identificação precisa de sintagmas complexos, contribuições significativas para o debate que demonstrem compreensão profunda do material e habilidades de comunicação efetiva. Feedback individual e coletivo será fornecido, estimulando a reflexão sobre os aprendizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário: trechos impressos de textos variados (literatura, jornais, revistas), quadro branco ou flip chart para registro dos debates, marcadores, notebook ou projetor para apresentações, e acesso à internet para recursos adicionais de pesquisa. Estes recursos irão suportar o processo de investigação e análise, permitindo uma experiência de aprendizagem rica e interativa.

  • Trechos impressos de diferentes textos.
  • Quadro branco ou flip chart e marcadores.
  • Notebook ou projetor.
  • Acesso à internet.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo