A atividade 'Detetives da Informação' é uma proposta interdisciplinar que busca desenvolver a competência leitora e a análise crítica dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental perante diferentes fontes de informação. Através da metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão estimulados a 'mergulhar' na busca pela informação, trabalhando em equipe para comparar e analisar a maneira como diferentes veículos de comunicação reportam um mesmo evento. Eles irão discutir as estratégias discursivas, identificar possíveis viéses e avaliar a confiabilidade das fontes. A atividade culmina com a apresentação das análises de cada grupo, contribuindo para a construção de um olhar mais crítico e questionador sobre o consumo de informações na sociedade atual. Esta abordagem prática não apenas promove o letramento midiático, mas também reforça habilidades sociais, como trabalho em equipe, respeito por diferentes opiniões e habilidades de argumentação.
Os principais objetivos desta atividade são fomentar a capacidade analítica dos alunos a respeito das informações consumidas cotidianamente, promover o letramento midiático e fortalecer a habilidade de expressar opiniões fundamentadas. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de compreender que diferentes meios de comunicação podem apresentar o mesmo fato de maneiras distintas, influenciados por diferentes interesses e perspectivas. Além disso, visa-se desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo, respeitando as opiniões dos colegas e aprendendo a construir argumentações sólidas e respeitosas.
Este plano abrange a análise de textos midiáticos, leitura crítica, argumentação, expressão oral e trabalho em equipe. A atividade será uma oportunidade para os alunos praticarem a leitura de textos de gêneros variados, desenvolvendo habilidades de análise crítica e interpretação. O trabalho em equipe promoverá o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, essenciais para o convívio em sociedade. Esses conteúdos são essenciais para formar alunos questionadores, reflexivos e capazes de interagir de maneira consciente com o mundo à sua volta.
A aplicação da metodologia Mão-na-massa implicará em uma imersão ativa dos alunos na tarefa de investigação sobre as diferentes narrativas de um mesmo evento em diversos veículos de comunicação. Cada grupo, após a análise, discutirá internamente as diferenças encontradas e a possível parcialidade das fontes. Após essa etapa, os grupos apresentarão suas conclusões, promovendo um debate enriquecedor em sala de aula. Tal abordagem metodológica apoia-se em princípios de aprendizagem ativa, colocando os alunos em posição de protagonistas do seu processo de aprendizagem.
A atividade terá duração total de 2 horas, organizadas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e divididos em grupos para iniciar a análise dos textos. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas análises e prepararão as apresentações, que serão expostas ao final da aula.
A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade. Serão observados: a profundidade da análise das reportagens, a qualidade da argumentação durante as discussões em grupo e a clareza na apresentação das conclusões. O respeito pelos turnos de fala e a capacidade de formulação de perguntas pertinentes também serão critérios avaliativos. Além disso, a habilidade de trabalhar em equipe, respeitando as opiniões alheias e contribuindo para a construção coletiva do conhecimento será valorizada. Exemplos de situações avaliativas incluem a observação direta durante as discussões, a análise das apresentações finais e a autoavaliação sobre o processo de aprendizagem vivenciado.
Para a execução da atividade, serão necessários diferentes reportagens impressas ou digitais sobre um mesmo evento, providenciadas pelo professor. O acesso a dispositivos conectados à internet pode enriquecer a pesquisa, permitindo que os alunos busquem informações adicionais se necessário. Além disso, será preciso um espaço adequado que favoreça o trabalho em grupo e a discussão coletiva, como a sala de aula organizada de forma a facilitar a circulação e a interação entre os grupos.
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