A atividade 'Detetives da Leitura Inclusiva' objetiva proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma experiência de leitura acessível e engajadora utilizando histórias em quadrinhos adaptadas para alunos com dislexia. Esta dinâmica favorece o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e interpretação textual, além de promover a empatia e o respeito pelas diversidades. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, e a cada um será atribuída uma história em quadrinhos adaptada, considerando elementos como fontes acessíveis e imagens que facilitam a compreensão do texto. O desafio proposto aos grupos é 'desvendar' a narrativa, entendendo o enredo e identificando os valores sociais e culturais apresentados. Posteriormente, cada grupo fará uma apresentação para a classe, compartilhando sua interpretação da história, os elementos que mais lhes chamaram a atenção e como o texto pode ser compreendido sob diferentes perspectivas. Esse momento estimula a discussão e a reflexão coletiva, reforçando a importância da inclusão e do respeito às diferenças individuais. A atividade se baseia em metodologias ativas, onde os estudantes assumem um papel central em seu processo de aprendizagem, promovendo maior engajamento e participação ativa.
Esta atividade visa aprimorar a capacidade dos alunos de ler e compreender textos de forma autônoma, utilizando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta as características dos gêneros e suportes. Além disso, busca desenvolver a habilidade de inferir valores sociais, culturais e humanos presentes nos textos, promovendo a capacidade de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas. Por fim, tem o objetivo de fomentar o compartilhamento e a discussão de obras literárias e manifestações artísticas, incentivando a expressão de avaliações estéticas e afetivas sobre os textos lidos.
O conteúdo programático abrange a análise de histórias em quadrinhos como gênero literário e suas características específicas, focando em aspectos que facilitam a leitura para alunos com dislexia. Também inclui a discussão sobre valores sociais, culturais e humanos representados nas narrativas e a importância da empatia e do respeito às diversidades no contexto escolar e social. Será dada uma atenção especial à seleção de estratégias de leitura adequadas à compreensão e interpretação dos textos literários.
A metodologia ativa será aplicada através da divisão dos alunos em pequenos grupos para melhor engajamento e interação durante a leitura e análise das histórias em quadrinhos. Cada grupo receberá um material adaptado para facilitar a compreensão dos alunos com dislexia, incentivando a participação de todos. Após a leitura, cada grupo será encarregado de elaborar uma apresentação da história, destacando sua compreensão do enredo, os valores identificados e sua visão sobre a narrativa. Este método promove o aprendizado colaborativo e a construção coletiva do conhecimento.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão apresentados ao objetivo da atividade, divididos em grupos e iniciarão a leitura das histórias em quadrinhos. A segunda sessão será dedicada às apresentações dos grupos, discussão e reflexão coletiva sobre as narrativas e os valores sociais e culturais identificados.
A avaliação será formativa, considerando o engajamento e a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo e as apresentações. Será analisado o entendimento dos alunos sobre o enredo das histórias, a capacidade de inferir valores sociais e culturais, e a habilidade de expressar suas interpretações e reflexões de forma clara. A capacidade de trabalhar em equipe também será avaliada, observando a colaboração entre os membros do grupo durante a elaboração e apresentação do trabalho.
Para a execução desta atividade, será necessário dispor de histórias em quadrinhos adaptadas para alunos com dislexia, contemplando fontes acessíveis e suporte visual adequado. Além disso, serão utilizados materiais para a apresentação dos grupos, como computador, projetor e espaço adequado para a discussão coletiva. Recursos digitais também podem ser empregados para facilitar a visualização das histórias em quadrinhos por todos os alunos.
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