Detetives da Leitura Inclusiva

Desenvolvida por: Alkima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura inclusiva e interpretação de histórias em quadrinhos

A atividade 'Detetives da Leitura Inclusiva' objetiva proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma experiência de leitura acessível e engajadora utilizando histórias em quadrinhos adaptadas para alunos com dislexia. Esta dinâmica favorece o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e interpretação textual, além de promover a empatia e o respeito pelas diversidades. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, e a cada um será atribuída uma história em quadrinhos adaptada, considerando elementos como fontes acessíveis e imagens que facilitam a compreensão do texto. O desafio proposto aos grupos é 'desvendar' a narrativa, entendendo o enredo e identificando os valores sociais e culturais apresentados. Posteriormente, cada grupo fará uma apresentação para a classe, compartilhando sua interpretação da história, os elementos que mais lhes chamaram a atenção e como o texto pode ser compreendido sob diferentes perspectivas. Esse momento estimula a discussão e a reflexão coletiva, reforçando a importância da inclusão e do respeito às diferenças individuais. A atividade se baseia em metodologias ativas, onde os estudantes assumem um papel central em seu processo de aprendizagem, promovendo maior engajamento e participação ativa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa aprimorar a capacidade dos alunos de ler e compreender textos de forma autônoma, utilizando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta as características dos gêneros e suportes. Além disso, busca desenvolver a habilidade de inferir valores sociais, culturais e humanos presentes nos textos, promovendo a capacidade de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas. Por fim, tem o objetivo de fomentar o compartilhamento e a discussão de obras literárias e manifestações artísticas, incentivando a expressão de avaliações estéticas e afetivas sobre os textos lidos.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Inferir valores sociais e culturais presentes nas histórias em quadrinhos.
  • Promover a empatia e o respeito às diversidades.
  • Estimular o compartilhamento e a discussão de interpretações literárias e artísticas.
  • Fomentar a autonomia na seleção de estratégias de leitura apropriadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
  • EF69LP46: Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a análise de histórias em quadrinhos como gênero literário e suas características específicas, focando em aspectos que facilitam a leitura para alunos com dislexia. Também inclui a discussão sobre valores sociais, culturais e humanos representados nas narrativas e a importância da empatia e do respeito às diversidades no contexto escolar e social. Será dada uma atenção especial à seleção de estratégias de leitura adequadas à compreensão e interpretação dos textos literários.

  • Características das histórias em quadrinhos adaptadas para leitores com dislexia.
  • Valores sociais, culturais e humanos nas histórias em quadrinhos.
  • Métodos para a compreensão e interpretação de textos literários.
  • O papel da empatia e do respeito às diversidades na interpretação de histórias.

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada através da divisão dos alunos em pequenos grupos para melhor engajamento e interação durante a leitura e análise das histórias em quadrinhos. Cada grupo receberá um material adaptado para facilitar a compreensão dos alunos com dislexia, incentivando a participação de todos. Após a leitura, cada grupo será encarregado de elaborar uma apresentação da história, destacando sua compreensão do enredo, os valores identificados e sua visão sobre a narrativa. Este método promove o aprendizado colaborativo e a construção coletiva do conhecimento.

  • Leitura em grupo de histórias em quadrinhos adaptadas.
  • Discussão em grupo para interpretação conjunta da narrativa.
  • Elaboração de uma apresentação sobre a história lida pelo grupo.
  • Apresentação para a classe, seguida de discussão e reflexão coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão apresentados ao objetivo da atividade, divididos em grupos e iniciarão a leitura das histórias em quadrinhos. A segunda sessão será dedicada às apresentações dos grupos, discussão e reflexão coletiva sobre as narrativas e os valores sociais e culturais identificados.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação dos grupos e início da leitura das histórias em quadrinhos.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos, discussão e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando o engajamento e a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo e as apresentações. Será analisado o entendimento dos alunos sobre o enredo das histórias, a capacidade de inferir valores sociais e culturais, e a habilidade de expressar suas interpretações e reflexões de forma clara. A capacidade de trabalhar em equipe também será avaliada, observando a colaboração entre os membros do grupo durante a elaboração e apresentação do trabalho.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário dispor de histórias em quadrinhos adaptadas para alunos com dislexia, contemplando fontes acessíveis e suporte visual adequado. Além disso, serão utilizados materiais para a apresentação dos grupos, como computador, projetor e espaço adequado para a discussão coletiva. Recursos digitais também podem ser empregados para facilitar a visualização das histórias em quadrinhos por todos os alunos.

  • Histórias em quadrinhos adaptadas para alunos com dislexia.
  • Computador e projetor para as apresentações dos grupos.
  • Espaço adequado para a realização das discussões em grupo e apresentações.

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