Detetives da Narrativa

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Elementos da Narrativa

A atividade 'Detetives da Narrativa' transforma os alunos em detetives literários, uma proposta envolvente para explorar os elementos fundamentais da narrativa. Diversos trechos de textos literários, como contos, crônicas e fábulas, são o campo de pesquisa para esses detetives. Cada equipe de alunos terá a missão de identificar e analisar os componentes-chave da narrativa: personagens, cenários, tempo, conflito e desfecho, em trechos fornecidos pelo professor. Essa investigação literária permitirá aos alunos praticar a leitura crítica, análise textual e, por fim, discutir em grupo como cada elemento detectado é essencial para a tecitura da história. Essa dinâmica fomenta não só o entendimento aprofundado dos textos, mas também promove a colaboração entre os estudantes, essencial para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e críticas.

Objetivos de Aprendizagem

A 'Detetives da Narrativa' visa desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação textual nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, promovendo um entendimento profundo sobre os elementos constituintes das narrativas. Ao encorajar os estudantes a se tornarem investigadores literários, esta atividade busca aprimorar a capacidade analítica, fomentar o trabalho em equipe e estimular a participação ativa na construção do conhecimento. Além disso, pretende-se que os alunos possam reconhecer a importância de cada componente da narrativa e como esses elementos se entrelaçam para formar um todo coeso e significativo, desenvolvendo assim habilidades importantes para sua formação leitora e crítica.

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos literários.
  • Identificar e compreender os elementos da narrativa em diferentes contextos textuais.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe durante o processo de investigação literária.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de síntese ao discutir as descobertas.
  • Fomentar a apreciação pela diversidade literária.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP26 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  • EF69LP01 - Compreender efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
  • EF69LP46 - Ler e compreender, com autonomia, textos narrativos literários.
  • EF69LP47 - Reconhecer marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor nos textos.
  • EF69LP53 - Identificar efeito de ironia ou humor em textos variados.

Conteúdo Programático

Os alunos irão explorar os elementos fundamentais das narrativas, como personagens, cenários, tempo, conflitos e desfechos, e a sua importância na construção de histórias. A investigação desses componentes em diferentes textos literários proporcionará uma compreensão mais aprofundada sobre a narrativa e suas possibilidades expressivas. O diálogo sobre as descobertas auxiliará na reflexão sobre as diversas técnicas narrativas, incentivando a apreciação pela literatura e o desenvolvimento da interpretação crítica.

  • Elementos da narrativa: personagens, cenários, tempo, conflito e desfecho.
  • Tipos de narradores e suas peculiaridades.
  • Importância do contexto na construção do sentido.
  • Estrutura narrativa e sua influência no desenvolvimento do enredo.
  • Análise de diferentes gêneros textuais: contos, crônicas, fábulas.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade incentiva os alunos a assumirem papéis ativos em seu processo de aprendizado. Divididos em grupos, os estudantes trabalharão como detetives literários, investigando e analisando os elementos da narrativa em trechos selecionados de textos literários. A interação e o debate entre os grupos sobre suas descobertas promoverão a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas. Essa abordagem dinâmica e participativa visa tornar o aprendizado mais significativo, envolvente e eficaz.

  • Divisão da turma em equipes de detetives literários.
  • Distribuição de trechos literários diversificados para análise.
  • Discussão em grupo para identificação e análise dos elementos narrativos.
  • Apresentação das descobertas de cada grupo à turma.
  • Debate guiado pelo professor para aprofundar a compreensão dos conceitos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, haverá a introdução da atividade e a formação dos grupos de detetives literários, que começarão suas investigações. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas análises e apresentarão suas descobertas, seguidas de uma discussão coletiva sobre os elementos da narrativa identificados.

  • Aula 1: Introdução e inicio da investigação dos elementos da narrativa.
  • Aula 2: Conclusão da investigação e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade das análises apresentadas e na habilidade de trabalhar em equipe. Os alunos serão avaliados individualmente pela sua contribuição ao trabalho do grupo e coletivamente pela apresentação das descobertas de sua equipe. Serão considerados critérios como a profundidade da análise dos elementos narrativos, a capacidade de argumentação e a clareza na comunicação de suas descobertas. Exemplos de desempenho esperado incluem a identificação correta e a interpretação criativa dos elementos da narrativa, assim como a habilidade de relacionar esses elementos entre si para compreender a estrutura da história.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários trechos impressos de diferentes textos literários, que incluam contos, crônicas e fábulas, representando uma variedade de estilos narrativos e temas. Também será útil o uso de quadro branco ou flip chart para as anotações durante as discussões e apresentações. Materiais de apoio como marcadores, post-its e cópias de esquemas dos elementos da narrativa podem auxiliar as equipes em suas investigações e discussões.

  • Trechos impressos de textos literários.
  • Quadro branco ou flip chart.
  • Marcadores, post-its.
  • Cópias de esquemas dos elementos da narrativa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo