Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o meio ambiente de forma ativa e investigativa através de uma saída de campo a um parque local. Divididos em grupos, assumirão o papel de detetives da natureza com o objetivo de encontrar e estudar diferentes elementos naturais, como plantas, insetos, e rochas. Equipados com listas de elementos para investigar, os alunos também terão a missão de entrevistar um especialista ambiental disponível no parque, como um biólogo, botânico, ou guarda-parque. As entrevistas, previamente estruturadas em sala de aula, deverão focar na compreensão da importância ecológica dos elementos encontrados. Este projeto culmina na seleção, transcrição, e edição das melhores entrevistas pelos alunos, que serão publicadas no jornal da escola. A atividade visa não apenas promover a valorização do meio ambiente, mas também desenvolver habilidades de oralidade, escrita, e trabalho em equipe, proporcionando aos alunos uma experiência educacional completa e integrada ao currículo escolar.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na aprendizagem ativa sobre meio ambiente, biodiversidade, e sustentabilidade, incentivando a observação direta, curiosidade científica, e pensamento crítico. Visa-se também desenvolver competências essenciais, tais como habilidades de comunicação, tanto oral quanto escrita, colaboração em equipe, e capacidade de pesquisa e entrevista. Ao assumir o papel de detetives da natureza, os estudantes poderão aplicar conceitos aprendidos em sala de aula de forma prática, melhorando sua compreensão sobre a importância da conservação ambiental e a interconexão dos seres vivos e seu habitat. Este projeto enfatiza a importância da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental, preparando os alunos para serem cidadãos conscientes e atuantes.
Este projeto transdisciplinar abordará o estudo do ecossistema local, enfatizando a diversidade de vida presente no parque e sua relevância para a sustentabilidade ambiental. Integra conhecimentos de Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Educação Socioambiental, proporcionando aos alunos uma compreensão holística sobre a importância de cada elemento natural e seu papel no ecossistema. Ao preparar e realizar as entrevistas, os alunos praticarão a elaboração de questões pertinentes, aprendendo a ouvir ativamente e a extrair informações relevantes, habilidades essenciais para o pensamento crítico e científico.
A metodologia empregada nesta atividade será uma combinação de Aprendizagem Baseada em Projetos, Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, e Roda de Debate. Iniciará com uma preparação em sala de aula, onde os alunos serão introduzidos aos temas centrais e aprenderão a preparar roteiros de entrevista. A saída de campo constituirá a parte prática, permitindo a observação direta e a coleta de dados. As entrevistas proporcionarão um importante exercício de comunicação e pesquisa. Por fim, a análise coletiva das informações coletadas e a preparação dos textos para o jornal da escola fomentarão reflexões críticas e consolidarão o aprendizado.
A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão preparados para a saída de campo, incluindo a elaboração dos roteiros de entrevista. A segunda aula será dedicada à saída de campo. As duas últimas aulas se concentrarão na transcrição, edição das entrevistas e preparação dos textos para publicação, além de uma roda de debate para partilha de experiências.
A avaliação se dará em forma de avaliação formativa, observando o engajamento dos alunos durante todas as fases do projeto, desde a preparação até a finalização dos textos para publicação. A participação ativa, a colaboração em equipe, a qualidade das perguntas feitas nas entrevistas, bem como a habilidade de sintetizar as informações coletadas em um texto coeso e informativo serão critérios fundamentais. Será também avaliada a habilidade dos alunos de refletir sobre o aprendizado adquirido durante a atividade, especialmente durante a roda de debate. Exemplos de desempenho esperado incluem a demonstração de curiosidade e entusiasmo na pesquisa, respeito pelos turnos de fala durante as entrevistas, e a entrega de um texto final bem-estruturado.
Para a execução desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo materiais de escrita para anotações e elaboração dos roteiros de entrevista, dispositivos de gravação audiovisual para documentar as entrevistas e observações da saída de campo, acesso à internet para pesquisa adicional, e materiais para publicação no jornal da escola. Os recursos digitais, como tablets ou smartphones, favorecem a realização das entrevistas e a coleta de imagens ou vídeos para enriquecer os textos finais.
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