Na atividade 'Detetives da Notícia', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de investigar a natureza das notícias, diferenciando fatos, opiniões e possíveis parcialidades presentes nelas. Esta atividade se iniciará com uma preparação fora da sala de aula, onde cada aluno receberá uma notícia para ler em casa, abrangendo diferentes temas como esportes, ciência e cultura. Já em sala, os estudantes serão agrupados para discutir sobre as notícias lidas, promovendo uma análise crítica quanto à imparcialidade, parcialidade e o recorte jornalístico. O objetivo principal é desenvolver a capacidade de análise crítica dos alunos diante das informações recebidas diariamente, reconhecendo a importância das escolhas do autor na construção da notícia. Após a discussão em grupos, cada um apresentará suas análises para os demais colegas, incentivando um debate saudável sobre como diferentes abordagens e escolhas editoriais podem afetar a percepção dos fatos pelo público.
O principal objetivo desta atividade é promover a capacidade analítica e crítica dos alunos frente aos meios de comunicação, especialmente em relação às notícias. Busca-se que os estudantes reconheçam a impossibilidade de uma neutralidade absoluta nas informações e identifiquem diferentes graus de parcialidade influenciados pela escolha das palavras e pelo recorte das notícias. Além disso, visa-se que os alunos estabeleçam relações entre os diversos gêneros jornalísticos, com ênfase na notícia, e analisem as diferenças de sentido entre palavras sinônimas, fortalecendo a compreensão da liguagem como ferramenta de construção da realidade.
O programa da atividade 'Detetives da Notícia' direciona-se ao estudo de notícias e à compreensão e análise crítica da informação jornalística. Abrangerá temas como os elementos constitutivos da notícia, técnicas de redação jornalística, a diferenciação entre fatos e opiniões, a identificação de parcialidades e a importância das escolhas linguísticas na construção da mensagem. Tais conteúdos são fundamentais para o desenvolvimento da competência leitora e do pensamento crítico em relação ao que é consumido nos diversos meios de comunicação.
Esta atividade utiliza a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizam a leitura prévia das notícias em casa para promover uma discussão crítica em sala. A dinâmica da sala de aula será orientada para trabalhar em grupo, incentivando a participação ativa dos alunos na identificação e análise da parcialidade e imparcialidade nas notícias. O debate entre os grupos será um momento crucial para expor diferentes pontos de vista e desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
A atividade será executada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a discussão em grupos sobre as notícias pré-lidas, seguida da preparação das análises para apresentação. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas análises para a turma, seguido de um debate aberto sobre as temáticas discutidas.
A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a discussão em grupo, na qualidade da análise crítica das notícias apresentada pelos grupos, e na participação no debate. Serão avaliados critérios como capacidade de argumentação, entendimento das temáticas abordadas e habilidade de identificar parcialidades nas notícias. Feedback construtivo será fornecido para incentivar o desenvolvimento constante dos alunos.
Para a realização da atividade 'Detetives da Notícia', serão empregados recursos como cópias impressas de notícias sobre diferentes temas, acesso à internet para pesquisas adicionais e projeção de notícias digitais em sala. Além disso, será incentivado o uso de dispositivos móveis para que os alunos possam acessar informações e fontes alternativas durante as discussões em grupo.
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