Detetives das Imagens

Desenvolvida por: Monica… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise crítica de propagandas

Esta atividade pedagógica intitulada 'Detetives das Imagens' é destinada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de desenvolver suas habilidades de análise crítica por meio da observação de imagens de propaganda. Através de uma abordagem prática e interativa, os alunos serão divididos em grupos e receberão diversas propagandas impressas. Eles serão desafiados a identificar os efeitos de sentido decorrentes das escolhas visuais tais como cores, ângulos de visão, e a interação entre imagem e texto nas propagandas. Esta tarefa permitirá que os alunos discutam em grupo e depois apresentem suas descobertas para a classe, promovendo uma troca rica de interpretações e compreensões sobre como os elementos visuais contribuem para a comunicação de ideias específicas nas propagandas. A atividade não só fomenta o desenvolvimento de habilidades de observação e argumentação, mas também proporciona aos alunos uma compreensão mais profunda das técnicas utilizadas em publicidade para influenciar e comunicar mensagens. O trabalho em grupo incentiva a colaboração, enquanto a apresentação das descobertas favorece o desenvolvimento da expressão oral e habilidades de apresentação em público.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos no processo crítico de leitura de imagens, especificamente no contexto de propagandas, fomentando uma compreensão mais aprofundada da escolha de elementos visuais e como eles contribuem para os efeitos de sentido nas mensagens publicitárias. Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de observar detalhadamente as imagens, identificar as técnicas visuais empregadas e entender como esses elementos visuais se relacionam com o texto para influenciar a percepção do espectador. Além disso, busca-se promover habilidades de argumentação e discussão, enquanto os alunos compartilham suas análises e compreensões das propagandas com a classe, desenvolvendo assim sua capacidade de expressar ideias de forma clara e crítica.

  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica
  • Compreender a importância dos elementos visuais na comunicação de mensagens
  • Fomentar a capacidade de argumentação e discussão em grupo
  • Promover a expressão oral por meio de apresentações em classe
  • Aprimorar a compreensão crítica da mídia e técnicas publicitárias

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP08: Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

Conteúdo Programático

A análise crítica de imagens em propagandas é uma habilidade fundamental no mundo moderno, repleto de mídias visuais. Explorar a relação entre imagem e texto, assim como os diversos elementos que compõem uma propaganda, permite que os alunos desenvolvam um olhar mais crítico e questionador sobre as mensagens que recebem diariamente. Este conteúdo engloba o estudo de técnicas publicitárias, o papel das cores, ângulos de câmera, e o uso de imagens e palavras para criar efeitos específicos no espectador. A atividade visa proporcionar aos alunos as ferramentas necessárias para uma análise detalhada e compreensão mais profunda do poder da publicidade e da comunicação visual.

  • Elementos visuais em propagandas (cores, ângulos, relação imagem-texto)
  • Técnicas publicitárias e seu impacto na comunicação
  • Discussão sobre a influência da publicidade
  • Análise crítica de mensagens mediadas por imagens

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem. Ao trabalhar em grupos para analisar as propagandas, eles serão incentivados a explorar, discutir e colaborar, facilitando uma aprendizagem mais significativa. Esta abordagem promove a autonomia dos alunos, permitindo que construam conhecimento de forma coletiva e crítica. A apresentação das análises promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação, enquanto o feedback do professor e dos colegas contribui para uma reflexão mais profunda sobre o conteúdo estudado.

  • Trabalho em grupo para análise de propagandas
  • Discussão em grupo para troca de ideias e interpretações
  • Apresentação das descobertas para a turma
  • Feedback construtivo do professor e colegas
  • Reflexão crítica sobre a influência da publicidade

Aulas e Sequências Didáticas

Essa atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, facilitando uma introdução ao tema, análise em grupo, discussão e apresentação das descobertas. Inicialmente, dedicaremos tempo para contextualizar o tema e explicar a atividade. Depois, os alunos trabalharão em grupos para analisar as propagandas. A última parte será destinada à apresentação das análises e discussão em classe.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da análise em grupo
  • Aula 2: Conclusão da análise em grupo, apresentações e discussões

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa nas discussões em grupo e na qualidade das análises apresentadas. Consideraremos a capacidade de identificar e interpretar os diferentes elementos visuais nas propagandas, bem como a habilidade de comunicar essas descobertas de forma clara e convincente nas apresentações em classe. Além disso, a capacidade de escuta, o engajamento na discussão e a construção colaborativa de conhecimento durante o trabalho em grupo também serão critérios importantes. O feedback constructivo será fornecido para incentivar a reflexão e crescimento contínuos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos uma variedade de propagandas impressas, abrangendo diferentes produtos, serviços e campanhas sociais, para garantir uma rica diversidade de material para análise. Além disso, será empregada uma lousa ou quadro para facilitar a organização das ideias durante as discussões em grupo e as apresentações. Materiais para anotação como papéis, canetas, e marcadores também serão providenciados para auxiliar na documentação das análises.

  • Propagandas impressas diversas
  • Lousa ou quadro branco
  • Materiais para anotação (papéis, canetas, marcadores)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo