Detetives de Figuras de Linguagem

Desenvolvida por: Ulysse… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem

A atividade 'Detetives de Figuras de Linguagem' é projetada para introduzir os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao estudo das figuras de linguagem de uma maneira interativa e engajadora. Inicialmente, o conceito de figuras de linguagem será brevemente explicado, seguido de uma atividade prática onde os alunos, distribuídos em grupos, receberão cartões com frases contendo diferentes figuras de linguagem. Utilizando dicas e referências fornecidas pelo professor, os alunos deverão trabalhar em equipe para identificar e classificar as figuras de linguagem presentes nas frases. Após essa fase de investigação, cada grupo apresentará suas descobertas, explicando o raciocínio por trás de suas classificações. Esta atividade visa promover uma aprendizagem ativa, incentivando a análise linguística/semiótica, a capacidade de argumentação e a interpretação de textos de forma lúdica e colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal introduzir os alunos ao conceito e identificação das figuras de linguagem, promovendo habilidades de análise linguística e entendimento das nuances da língua. Além disso, visa desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, argumentação, interpretação textual e apresentação oral dos alunos. Por meio desta abordagem prática, espera-se que os estudantes se tornem mais críticos e atentos às diversas formas de expressão presentes na comunicação cotidiana, assim como em diferentes gêneros textuais.

  • Introduzir o conceito de figuras de linguagem
  • Desenvolver habilidades de análise linguística e semiótica
  • Estimular a capacidade de argumentação e interpretação textual
  • Promover trabalho em equipe e apresentação oral
  • Fomentar um olhar crítico para a comunicação e expressão

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP01: Identificar e reproduzir, em situações adequadas de interlocução, os usos do padrão formal da língua portuguesa, em especial em gêneros de maior formalidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para essa atividade contempla o estudo das figuras de linguagem, abrangendo definições, exemplos e aplicações. Abordaremos de maneira introdutória as principais figuras de linguagem, como metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, entre outras, com o intuito de familiarizar os alunos com esses conceitos e prepará-los para identificá-los em diferentes contextos e textos.

  • Definição de figuras de linguagem
  • Tipos de figuras de linguagem: metáfora, metonímia, personificação e hipérbole
  • Exemplos e análise de figuras de linguagem em textos
  • Aplicações das figuras de linguagem na comunicação cotidiana

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes do seu processo de aprendizagem. Através da investigação, discussão em grupo e apresentação, os alunos serão estimulados a aprender de forma colaborativa e interativa. Utilizaremos recursos como cartões com frases, dicas e referências para auxiliar na identificação e classificação das figuras de linguagem, promovendo um ambiente dinâmico e participativo.

  • Breve explicação sobre figuras de linguagem
  • Distribuição de cartões com frases contendo figuras de linguagem
  • Trabalho em grupo para identificação e classificação
  • Utilização de dicas e referências pelo professor
  • Apresentação das descobertas por cada grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula, com a duração de 60 minutos, divididos entre explanação teórica, atividade prática em grupo, e apresentações finais dos grupos.

  • Aula 1: Introdução às figuras de linguagem e atividade prática em grupo

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante toda a atividade, na capacidade de trabalhar em equipe, na precisão da identificação e classificação das figuras de linguagem nos cartões, e na qualidade das apresentações orais, considerando a clareza, argumentação e profundidade de análise. Será dada uma pontuação para cada um desses aspectos, destacando a importância do processo de aprendizagem colaborativa e do entendimento dos conceitos propostos. Exemplos de critérios específicos incluirão a correta identificação das figuras de linguagem, a capacidade de explicar o raciocínio por trás das escolhas, e a contribuição individual para o trabalho do grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como cartões impressos contendo as frases com figuras de linguagem, quadros brancos ou flip charts para as anotações dos grupos, canetas ou marcadores, e materiais de referência como livros didáticos ou fichas informativas sobre as figuras de linguagem. O uso de equipamento multimídia também pode ser considerado para as apresentações finais, caso disponível.

  • Cartões impressos com frases
  • Quadros brancos ou flip charts
  • Canetas ou marcadores
  • Materiais de referência sobre figuras de linguagem
  • Equipamento multimídia (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo