Detetives de Gêneros Textuais

Desenvolvida por: Vitori… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Textuais

Nesta atividade, nomeada 'Detetives de Gêneros Textuais', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão convidados a embarcar numa investigação literária. Divididos em pequenos grupos, receberão envelopes que contêm textos de gêneros variados, como contos populares, histórias em quadrinhos, poemas, crônicas, entre outros. A missão será desvendar, a partir de pistas fornecidas pelo professor, o gênero textual de cada documento em seu envelope misterioso. Em seguida, deverão apresentar sua descoberta aos colegas, justificando a classificação feita com base nas características e elementos que definem cada gênero. Esta atividade dinâmica e interativa tem o propósito de desenvolver habilidades críticas de leitura, promover o trabalho colaborativo e estimular o debate, enriquecendo o aprendizado quanto à diversidade textual e suas particularidades.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é fomentar a compreensão e o manejo dos diferentes gêneros textuais entre os alunos do 6º ano, promovendo habilidades de leitura crítica e capacidade analítica. Os estudantes serão estimulados a identificar e diferenciar uma ampla variedade de gêneros, aprimorando suas habilidades interpretativas e de compreensão leitora. Além disso, a atividade visa a promoção do trabalho em equipe, incentivando a discussão coletiva e o desenvolvimento de argumentos. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer as características específicas dos diversos gêneros literários e justificar suas escolhas de classificação de forma coerente.

  • Promover a compreensão e identificação de diferentes gêneros textuais.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e capacidade analítica.
  • Estimular o trabalho em equipe e a discussão coletiva.
  • Aprimorar habilidades interpretativas e de argumentação.
  • Incentivar a familiarização com a diversidade textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP21: Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda os gêneros textuais, suas características, diferenciações e contextos de uso. O conteúdo programático é planejado para fazer os alunos explorarem e identificarem uma variedade de gêneros, como contos, poemas, crônicas e histórias em quadrinhos, utilizando uma metodologia ativa de aprendizagem. Além disso, serão debatidos os conceitos de autoria, contexto histórico-social e a importância da diversidade textual no desenvolvimento de competências leitoras e interpretativas.

  • Exploração e identificação de diferentes gêneros textuais.
  • Características e elementos distintivos de diversos gêneros literários.
  • Discussão sobre autoria e contexto histórico-social dos textos.
  • Análise crítica e interpretativa de textos literários.
  • Promoção da diversidade textual e valorização da leitura.

Metodologia

A metodologia desta atividade se baseia na aprendizagem ativa, promovendo a interação direta dos alunos com o material didático através de um desafio prático. Grupos de alunos receberão envelopes com textos de diferentes gêneros, sem identificação, e deverão usar as pistas dadas pelo professor para descobrir a que gênero cada texto pertence. Esta abordagem visa estimular o raciocínio lógico, a colaboração e a capacidade de argumentação, além de proporcionar uma vivência prática e significativa no reconhecimento de gêneros textuais.

  • Atividade prática de identificação de gêneros textuais.
  • Discussão em grupo para compartilhar insights e decisões.
  • Apresentações orais para argumentação das escolhas feitas.
  • Reflexão coletiva sobre a diversidade e importância dos diferentes gêneros.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. A aula começará com uma breve explanação sobre o objetivo da atividade e as instruções. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão os envelopes. A maior parte da aula será dedicada à análise dos textos e discussão em grupo, culminando em apresentações dos grupos ao final da aula.

  • Aula 1: Detetives de Gêneros Textuais - 60 minutos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos durante todas as etapas. Será observado o processo de identificação dos gêneros textuais, a capacidade de argumentação e justificativa das escolhas feitas pelos grupos. A qualidade das apresentações, considerando a clareza, coerência e uso de evidências textuais como suporte, também será avaliada. Por fim, a contribuição individual para os debates e reflexões em grupo será considerada, valorizando o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários os seguintes materiais: envelopes contendo uma seleção variada de textos impressos (contos, poemas, crônicas, histórias em quadrinhos, etc.), pistas sobre os gêneros textuais preparadas pelo professor, quadro branco e marcadores para anotações coletivas, e dispositivos para apresentação dos grupos, se disponível. Estes recursos são pensados para estimular o interesse e a interação dos alunos com a tarefa proposta, facilitando o processo de aprendizagem.

  • Envelopes com textos de diferentes gêneros.
  • Pistas sobre as características dos gêneros textuais.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Dispositivos para apresentação dos grupos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo