Detetives de Histórias: Desvendando Lima Barreto

Desenvolvida por: Anna L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura Brasileira

Nesta atividade única, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se tornarão detetives literários, mergulhando no universo de um dos mais importantes escritores brasileiros: Lima Barreto. Utilizando a estratégia de Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incentivados a realizar uma leitura prévia de trechos selecionados da obra 'Triste Fim de Policarpo Quaresma' em suas residências. Em sala de aula, formarão grupos de investigação literária, com o intuito de desvendar os mistérios envolvendo elementos narrativos como enredo, personagens, cenários e tempos narrativos presentes na obra. Este plano visa fomentar uma compreensão crítica e reflexiva das obras de Lima Barreto, abordando temas sensíveis e atuais, como preconceito racial e desigualdades sociais, por meio de uma metodologia ativa e participativa, encorajando os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado através da Aprendizagem Baseada em Projetos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular a leitura crítica e o pensamento analítico dos alunos em relação às obras literárias, promovendo a compreensão aprofundada dos elementos que compõem uma narrativa. Deseja-se, assim, que os alunos desenvolvam habilidades de análise textual, interpretação e argumentação crítica, além de sensibilização para temas sociais relevantes, como o preconceito e as desigualdades. Essa abordagem visa também enriquecer a experiência de leitura dos estudantes, ampliando sua capacidade de enxergar além do texto escrito e entender a literatura como um reflexo da sociedade e da história.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de texto.
  • Estimular o pensamento analítico sobre elementos narrativos.
  • Promover a sensibilização para questões sociais como preconceito racial e desigualdades.
  • Fomentar a capacidade de argumentação e debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF67LP29: Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.
  • EF69LP47: Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

Conteúdo Programático

Esta atividade busca abordar a análise literária e a compreensão de textos narrativos, centrando-se na obra de Lima Barreto, especificamente em 'Triste Fim de Policarpo Quaresma'. Estudaremos as estruturas narrativas, personagens, cenários, e questões sociais exemplificadas nas obras, como o preconceito racial e as desigualdades sociais. A intenção é proporcionar aos alunos um panorama crítico e detalhado sobre o ambiente literário brasileiro e suas conexões com a realidade social do país.

  • Biografia e obra de Lima Barreto.
  • Análise literária de 'Triste Fim de Policarpo Quaresma'.
  • Elementos da narrativa: enredo, personagens, cenários e tempo.
  • Temáticas sociais nas obras de Lima Barreto.

Metodologia

A metodologia adotada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, aliada à estratégia da Sala de Aula Invertida. Os alunos receberão materiais de leitura prévios e se engajarão em atividades de investigação e análise literária em grupo na sala de aula. Serão estimulados a apresentar suas descobertas por meio de debates, promovendo a troca de ideias e o desenvolvimento do pensamento crítico. As apresentações dos grupos servirão como base para discussões ampliadas sobre as temáticas abordadas nas obras.

  • Leitura prévia encomendada para casa.
  • Formação de grupos de investigação literária em sala.
  • Apresentações dos grupos e debates.
  • Reflexão coletiva e discussões temáticas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 4 horas, divididas em 6 aulas de 40 minutos cada. Essas aulas serão distribuídas de maneira a facilitar a compreensão dos alunos e permitir que a investigação literária seja feita de forma aprofundada e reflexiva.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e distribuição de materiais para leitura prévia.
  • Aula 2: Formação dos grupos e início das investigações literárias.
  • Aula 3 e 4: Continuação da pesquisa e preparação para as apresentações.
  • Aula 5: Apresentações dos grupos.
  • Aula 6: Debates e reflexões finais.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos estudantes, na profundidade de suas análises e na capacidade de argumentação durante os debates. Será considerado, ainda, o engajamento dos grupos nas apresentações, bem como a originalidade e a criatividade na exploração dos elementos literários e temáticos. A avaliação será qualitativa, buscando reconhecer o desenvolvimento de competências linguísticas, críticas e sociais dos alunos durante o processo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários trechos selecionados da obra 'Triste Fim de Policarpo Quaresma', disponibilizados digitalmente ou em cópias impressas. Além disso, será essencial contar com acesso a materiais de apoio como artigos críticos, biografias do autor e vídeos que possam enriquecer a discussão e o entendimento dos temas abordados.

  • Trechos de 'Triste Fim de Policarpo Quaresma'.
  • Artigos críticos sobre a obra de Lima Barreto.
  • Biografia resumida de Lima Barreto.
  • Vídeos complementares sobre a temática.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo