Nesta atividade única, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se tornarão detetives literários, mergulhando no universo de um dos mais importantes escritores brasileiros: Lima Barreto. Utilizando a estratégia de Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incentivados a realizar uma leitura prévia de trechos selecionados da obra 'Triste Fim de Policarpo Quaresma' em suas residências. Em sala de aula, formarão grupos de investigação literária, com o intuito de desvendar os mistérios envolvendo elementos narrativos como enredo, personagens, cenários e tempos narrativos presentes na obra. Este plano visa fomentar uma compreensão crítica e reflexiva das obras de Lima Barreto, abordando temas sensíveis e atuais, como preconceito racial e desigualdades sociais, por meio de uma metodologia ativa e participativa, encorajando os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado através da Aprendizagem Baseada em Projetos.
O objetivo desta atividade é estimular a leitura crítica e o pensamento analítico dos alunos em relação às obras literárias, promovendo a compreensão aprofundada dos elementos que compõem uma narrativa. Deseja-se, assim, que os alunos desenvolvam habilidades de análise textual, interpretação e argumentação crítica, além de sensibilização para temas sociais relevantes, como o preconceito e as desigualdades. Essa abordagem visa também enriquecer a experiência de leitura dos estudantes, ampliando sua capacidade de enxergar além do texto escrito e entender a literatura como um reflexo da sociedade e da história.
Esta atividade busca abordar a análise literária e a compreensão de textos narrativos, centrando-se na obra de Lima Barreto, especificamente em 'Triste Fim de Policarpo Quaresma'. Estudaremos as estruturas narrativas, personagens, cenários, e questões sociais exemplificadas nas obras, como o preconceito racial e as desigualdades sociais. A intenção é proporcionar aos alunos um panorama crítico e detalhado sobre o ambiente literário brasileiro e suas conexões com a realidade social do país.
A metodologia adotada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, aliada à estratégia da Sala de Aula Invertida. Os alunos receberão materiais de leitura prévios e se engajarão em atividades de investigação e análise literária em grupo na sala de aula. Serão estimulados a apresentar suas descobertas por meio de debates, promovendo a troca de ideias e o desenvolvimento do pensamento crítico. As apresentações dos grupos servirão como base para discussões ampliadas sobre as temáticas abordadas nas obras.
A atividade será realizada ao longo de 4 horas, divididas em 6 aulas de 40 minutos cada. Essas aulas serão distribuídas de maneira a facilitar a compreensão dos alunos e permitir que a investigação literária seja feita de forma aprofundada e reflexiva.
A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos estudantes, na profundidade de suas análises e na capacidade de argumentação durante os debates. Será considerado, ainda, o engajamento dos grupos nas apresentações, bem como a originalidade e a criatividade na exploração dos elementos literários e temáticos. A avaliação será qualitativa, buscando reconhecer o desenvolvimento de competências linguísticas, críticas e sociais dos alunos durante o processo.
Para a realização desta atividade, serão necessários trechos selecionados da obra 'Triste Fim de Policarpo Quaresma', disponibilizados digitalmente ou em cópias impressas. Além disso, será essencial contar com acesso a materiais de apoio como artigos críticos, biografias do autor e vídeos que possam enriquecer a discussão e o entendimento dos temas abordados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula