Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se tornarão verdadeiros detetives de notícias, trabalhando em grupos para investigar um acontecimento atual. Inicialmente, cada grupo selecionará um tema de interesse e realizará uma pesquisa preliminar sobre o assunto. Com base nesta pesquisa, desenvolverão um conjunto de perguntas que servirão como base para uma entrevista com um indivíduo que tenha conhecimento ou esteja relacionado ao tema escolhido - essa pessoa pode ser um professor, um especialista local ou um colega. O objetivo desta etapa é aprofundar seu entendimento sobre o tema, esclarecer dúvidas e coletar informações relevantes para sua investigação. Após a realização da entrevista, cada grupo trabalhará na transcrição e edição do conteúdo coletado, transformando-o em uma notícia escrita ou um vídeo informativo. Este material final será apresentado para a turma, permitindo a todos compartilhar os aprendizados e discussões geradas durante o processo.
Através desta atividade, busca-se desenvolver a capacidade de pesquisa, análise crítica e síntese de informações entre os alunos. Eles aprenderão a elaborar perguntas relevantes, a conduzir entrevistas de maneira efetiva e a transformar suas descobertas em notícias interessantes e informativas, aplicando conceitos de continuidade temática e relevância da informação. Este projeto fomentará também habilidades de trabalho em equipe, comunicação eficiente e respeito pelo conhecimento de outros, promovendo uma compreensão mais profunda sobre os meios de comunicação e seu papel na sociedade.
Este plano de aula incorpora temas essenciais como pesquisa, capacidade de entrevista, produção de texto e mídia, habilidades de comunicação e análise crítica. Além disso, estimula a autonomia dos alunos ao selecionar e desenvolver um tema de interesse, promovendo uma aprendizagem significativa e engajada. Os conceitos aplicados aqui abrangem o ciclo completo de produção de uma notícia, desde a concepção da ideia até a apresentação final para o público.
Esta atividade incorpora metodologias ativas, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. Através da Atividade Mão-na-massa, os alunos se envolverão diretamente na pesquisa e produção de notícias. A Roda de Debate será utilizada para discutir e selecionar os temas, além de compartilhar os aprendizados pós-entrevistas. A Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que os estudantes se engajem profundamente no tema escolhido, enquanto a Sala de Aula Invertida será aplicada na preparação para as entrevistas, com os alunos aprendendo e pesquisando em casa para depois discutir e aplicar o conhecimento em classe.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos serão formados e os temas escolhidos, seguidos pela pesquisa inicial e preparação do roteiro da entrevista. A segunda aula será dedicada à realização das entrevistas, transcrição e edição do conteúdo, e preparação final dos materiais de notícias para apresentação.
A avaliação será baseada na participação ativa em todas as etapas da atividade, desde a escolha do tema até a apresentação final do projeto. Serão considerados critérios como a relevância e originalidade do tema escolhido, a qualidade das perguntas preparadas, a condução da entrevista, e a eficácia na comunicação das informações na notícia ou vídeo produzido. Um feedback construtivo será fornecido para incentivar a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizagem e aprimoramento das habilidades desenvolvidas.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à Internet para pesquisa, equipamentos de gravação de áudio ou vídeo (podendo utilizar smartphones ou tablets disponíveis com os alunos ou na escola), materiais para anotação e elaboração dos roteiros de entrevista, e softwares de edição de texto ou vídeo, conforme o formato final escolhido para a apresentação das notícias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula