Detetives de Notícias

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção Textual e Mídia

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se tornarão verdadeiros detetives de notícias, trabalhando em grupos para investigar um acontecimento atual. Inicialmente, cada grupo selecionará um tema de interesse e realizará uma pesquisa preliminar sobre o assunto. Com base nesta pesquisa, desenvolverão um conjunto de perguntas que servirão como base para uma entrevista com um indivíduo que tenha conhecimento ou esteja relacionado ao tema escolhido - essa pessoa pode ser um professor, um especialista local ou um colega. O objetivo desta etapa é aprofundar seu entendimento sobre o tema, esclarecer dúvidas e coletar informações relevantes para sua investigação. Após a realização da entrevista, cada grupo trabalhará na transcrição e edição do conteúdo coletado, transformando-o em uma notícia escrita ou um vídeo informativo. Este material final será apresentado para a turma, permitindo a todos compartilhar os aprendizados e discussões geradas durante o processo.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, busca-se desenvolver a capacidade de pesquisa, análise crítica e síntese de informações entre os alunos. Eles aprenderão a elaborar perguntas relevantes, a conduzir entrevistas de maneira efetiva e a transformar suas descobertas em notícias interessantes e informativas, aplicando conceitos de continuidade temática e relevância da informação. Este projeto fomentará também habilidades de trabalho em equipe, comunicação eficiente e respeito pelo conhecimento de outros, promovendo uma compreensão mais profunda sobre os meios de comunicação e seu papel na sociedade.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e entrevista.
  • Praticar a elaboração de perguntas e condução de entrevistas.
  • Estimular o trabalho em equipe e comunicação eficiente.
  • Produzir uma notícia escrita ou vídeo informativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuididade temática.
  • EF67LP24: Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.
  • EF69LP10: Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.

Conteúdo Programático

Este plano de aula incorpora temas essenciais como pesquisa, capacidade de entrevista, produção de texto e mídia, habilidades de comunicação e análise crítica. Além disso, estimula a autonomia dos alunos ao selecionar e desenvolver um tema de interesse, promovendo uma aprendizagem significativa e engajada. Os conceitos aplicados aqui abrangem o ciclo completo de produção de uma notícia, desde a concepção da ideia até a apresentação final para o público.

  • Fundamentos da pesquisa e técnicas de entrevista.
  • Preparação e realização de entrevistas.
  • Transcrição e edição de conteúdo entrevistado.
  • Produção de notícias e conteúdo informativo.

Metodologia

Esta atividade incorpora metodologias ativas, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. Através da Atividade Mão-na-massa, os alunos se envolverão diretamente na pesquisa e produção de notícias. A Roda de Debate será utilizada para discutir e selecionar os temas, além de compartilhar os aprendizados pós-entrevistas. A Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que os estudantes se engajem profundamente no tema escolhido, enquanto a Sala de Aula Invertida será aplicada na preparação para as entrevistas, com os alunos aprendendo e pesquisando em casa para depois discutir e aplicar o conhecimento em classe.

  • Atividade Mão-na-massa.
  • Roda de Debate.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Sala de Aula Invertida.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos serão formados e os temas escolhidos, seguidos pela pesquisa inicial e preparação do roteiro da entrevista. A segunda aula será dedicada à realização das entrevistas, transcrição e edição do conteúdo, e preparação final dos materiais de notícias para apresentação.

  • Aula 1: Formação dos grupos, escolha dos temas, pesquisa inicial e preparação da entrevista.
  • Aula 2: Realização das entrevistas, edição/transcrição do conteúdo e preparação da apresentação.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa em todas as etapas da atividade, desde a escolha do tema até a apresentação final do projeto. Serão considerados critérios como a relevância e originalidade do tema escolhido, a qualidade das perguntas preparadas, a condução da entrevista, e a eficácia na comunicação das informações na notícia ou vídeo produzido. Um feedback construtivo será fornecido para incentivar a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizagem e aprimoramento das habilidades desenvolvidas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à Internet para pesquisa, equipamentos de gravação de áudio ou vídeo (podendo utilizar smartphones ou tablets disponíveis com os alunos ou na escola), materiais para anotação e elaboração dos roteiros de entrevista, e softwares de edição de texto ou vídeo, conforme o formato final escolhido para a apresentação das notícias.

  • Acesso à Internet.
  • Equipamento de gravação de áudio/vídeo.
  • Materiais para anotação.
  • Software de edição de texto/vídeo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo