Detetives de Notícias

Desenvolvida por: Vander… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura Crítica de Notícias

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se tornarão 'Detetives de Notícias', com a tarefa de investigar diferentes versões de uma mesma notícia, provenientes de variadas fontes. A missão é analisar as semelhanças e diferenças entre os textos, identificar possíveis vieses e avaliar a confiabilidade das informações apresentadas. Através de pesquisa online supervisionada e discussão em grupo, os alunos serão estimulados a desenvolver um pensamento crítico sobre o consumo de notícias, enquanto aprendem sobre a importância de checar as fontes. Este trabalho culminará numa apresentação dos resultados de cada grupo, proporcionando um espaço rico para debate e reflexão sobre a análise crítica de mídias.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem a importância da análise crítica de notícias, desenvolvendo habilidades de pesquisa, leitura crítica, colaboração e comunicação. Ao atuarem como 'Detetives de Notícias', os estudantes aprenderão a identificar vieses, comparar diferentes perspectivas sobre um mesmo evento e estabelecer critérios para julgar a confiabilidade de uma fonte de informações. Assim, estarão mais preparados para navegar no vasto mundo da informação de maneira consciente e crítica.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e leitura crítica
  • Identificar vieses e comparar diferentes fontes de notícias
  • Avaliar a confiabilidade das informações e das fontes
  • Estimular o pensamento crítico e a análise de mídias diversas
  • Fomentar a colaboração e a capacidade de argumentação

Conteúdo Programático

Esta atividade cobre tópicos fundamentais para o desenvolvimento de competências leitoras e de mídia no contexto atual. A análise crítica de notícias é uma habilidade imprescindível na sociedade da informação, habilitando os alunos a fazerem escolhas informadas e responsáveis acerca das informações que consomem e compartilham.

  • Gêneros jornalísticos e a estrutura da notícia
  • Viés de notícias e identificação de fake news
  • Credibilidade de fontes e checagem de fatos
  • Técnicas de pesquisa online segura e eficaz

Metodologia

A metodologia adotada será a de Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos para favorecer a colaboração e a troca de ideias. Eles terão a oportunidade de conduzir pesquisas online supervisionadas, desenvolvendo suas apresentações com base nas informações coletadas. O projeto culminará em uma 'Feira de Detetives', onde os grupos compartilharão suas descobertas, estimulando um ambiente de aprendizado ativo e participativo.

  • Divisão em grupos para pesquisa colaborativa
  • Pesquisa online supervisionada
  • Análise crítica de diferentes fontes de notícias
  • Preparação e apresentação de achados
  • Debate em classe sobre os resultados e conclusões

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos cada, realizadas em dias consecutivos. Na primeira sessão, os alunos receberão a missão e começarão as pesquisas. A segunda sessão será dedicada às apresentações dos grupos e ao debate posterior.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentação dos achados e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade da pesquisa realizada, no nível de análise crítica demonstrado e na eficácia da apresentação de cada grupo. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, considerando-se também a colaboração entre os membros do grupo. Será dada atenção especial à capacidade de argumentação, à clareza na apresentação dos achados e à profundidade da análise crítica das fontes de notícias.

Materiais e ferramentas:

Para realizar esta atividade, será necessário acesso à internet para pesquisa supervisionada. Serão utilizados projetores ou computadores para as apresentações dos grupos. Materiais de apoio como artigos, guias de checagem de fatos e exemplos de análise de notícias serão fornecidos aos alunos para auxiliar na realização da tarefa.

  • Computadores com acesso à internet
  • Projetores ou smart TV para apresentações
  • Guias de checagem de fatos
  • Exemplos de análise de notícias

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo