Detetives de Notícias

Desenvolvida por: Jonas … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Jornalísticos Digitais

A atividade 'Detetives de Notícias' visa estimular os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a se tornarem críticos das informações que recebem diariamente através de diversas fontes digitais. Trabalhando em duplas, os estudantes serão desafiados a selecionar notícias antes da aula, identificando os diferentes gêneros jornalísticos (notícia, reportagem, artigo de opinião, etc.), destacando suas características, a centralidade da informação e a importância da verificação da veracidade das informações coletadas. Durante a atividade em sala, cada dupla terá a oportunidade de apresentar suas descobertas, promovendo uma rica troca de conhecimentos e pontos de vista acerca do tema. Essa abordagem incentivará não apenas o entendimento sobre os gêneros jornalísticos, mas também aprimorará a capacidade crítica dos alunos em relação às notícias consumidas, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e questionadores.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade são desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e diferenciar gêneros jornalísticos, compreender a importância da centralidade da notícia e fomentar a prática de verificar a veracidade das informações. Essas competências são fundamentais na atualidade, em que somos constantemente bombardeados por um fluxo intenso de informações digitais. Através dessa atividade, os alunos terão a oportunidade de afiar sua percepção crítica, tornando-se mais aptos a discernir entre diferentes tipos de conteúdo e avaliar a confiabilidade das fontes, o que é essencial para o exercício pleno da cidadania.

  • Identificar e diferenciar os principais gêneros jornalísticos.
  • Entender a centralidade e a função social da notícia.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Promover a conscientização sobre a importância da verificação das fontes de notícias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP02: Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.
  • EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuididade temática.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda o estudo prático de gêneros jornalísticos digitais, com foco em suas características, estrutura e função social. Os alunos também serão introduzidos à prática de verificação da veracidade de notícias, aprendendo a checar fontes e a analisar o contexto e as possíveis intenções por trás de cada informação. Desta forma, a atividade alinha-se ao desenvolvimento de competências de letramento midiático, crítico e digital, fundamentais na sociedade contemprânea.

  • Diferentes gêneros jornalísticos e suas características
  • Importância da centralidade da notícia
  • Métodos de verificação da veracidade das informações
  • Análise crítica de notícias e fontes de informação

Metodologia

Adotando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade promove a participação ativa de cada aluno no processo de aprendizagem. Antes da aula, os alunos, organizados em duplas, realizarão uma pesquisa sobre notícias em diferentes fontes digitais, selecionando exemplos de diversos gêneros jornalísticos. Durante a aula, cada dupla apresentará suas descobertas, compartilhando análises sobre as características identificadas em cada gênero, a centralidade da notícia selecionada e a veracidade das informações. A troca de ideias entre as duplas enriquecerá a compreensão do tema de forma coletiva.

  • Seleção prévia de notícias por parte dos alunos
  • Apresentação das notícias selecionadas em sala
  • Debate em grupo sobre as características dos diferentes gêneros jornalísticos
  • Exercícios de verificação da veracidade das informações apresentadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação das notícias selecionadas pelas duplas, seguida de discussão em grupo sobre as características e a veracidade das informações. Na segunda aula, os alunos trabalharão em exercícios práticos de verificação de fontes, consolidando o aprendizado.

  • Aula 1: Apresentação e discussão das notícias selecionadas
  • Aula 2: Exercícios práticos de verificação de fontes e consolidação do aprendizado

Avaliação

A avaliação da atividade 'Detetives de Notícias' será baseada na efetiva participação dos alunos em todas as etapas propostas, incluindo a qualidade da pesquisa prévia realizada, a clareza e a profundidade das apresentações em sala de aula, e o engajamento nas discussões e exercícios práticos. A capacidade de identificar e diferenciar os gêneros jornalísticos, assim como a competência em avaliar a veracidade das informações, serão critérios chave. Exemplos de contribuições críticas e construtivas durante as discussões, bem como demonstrações de técnicas eficazes de verificação de notícias, serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários acesso à internet para a pesquisa de notícias, projetor e computador para as apresentações em sala de aula. Ferramentas online de verificação de fatos, como sites de fact-checking, também serão utilizadas como recursos didáticos para instruir os alunos sobre como verificar a veracidade das informações online.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Projetor e tela para apresentações
  • Sites de fact-checking e verifica\uç\uão de informa\uç\uões
  • Whiteboard ou flip-chart para anotações e discussões em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo