Detetives de Valores: Uma Aventura Cultural

Desenvolvida por: Marta … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Valores sociais, culturais e humanos em textos literários

Esta atividade pedagógica visa transformar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em detetives de valores, encarregando-os de investigar diferentes textos literários fornecidos pelo professor. Durante essa jornada de investigação, os alunos trabalharão em grupos para identificar e analisar valores sociais, culturais e humanos, bem como diferentes visões de mundo presentes nas obras literárias selecionadas. Após a fase de investigação, os grupos apresentarão suas descobertas para a classe, propondo uma discussão sobre como esses valores e visões de mundo se relacionam com suas próprias experiências de vida e contribuem para a formação de sua identidade sociocultural. A atividade incentiva a análise crítica, a inferência e promove o respeito à diversidade, estimulando os alunos a desenvolver um olhar mais apurado para a literatura e para a sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de leitura crítica nos alunos, permitindo-lhes reconhecer e interpretar valores sociais, culturais e humanos presentes em textos literários. Visa também estimular a inferência de diferentes visões de mundo, fomentando o respeito pela diversidade e a capacidade de correlacionar o conteúdo literário com suas próprias experiências de vida e percepções pessoais. Desta forma, pretende-se contribuir para a formação integral dos estudantes, enriquecendo sua construção de identidade sociocultural.

  • Identificar valores sociais, culturais e humanos em textos literários.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e inferência.
  • Promover o respeito à diversidade e a abertura para diferentes visões de mundo.
  • Estabelecer conexões entre os textos literários e as experiências de vida dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP29: Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.
  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
  • EF69LP46: Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva.

Conteúdo Programático

O programa da atividade será centrado na exploração e análise de textos literários com ênfase em valores sociais, culturais e humanos. Os alunos, agindo como detetives literários, aprenderão a identificar e discutir esses valores, além de correlacioná-los com o mundo ao seu redor e suas próprias experiências, promovendo uma compreensão mais profunda do papel da literatura na formação da identidade sociocultural.

  • Análise de textos literários sob a perspectiva de valores sociais, culturais e humanos.
  • Técnicas de leitura crítica e inferência em obras literárias.
  • Discussão sobre diversidade cultural e visões de mundo na literatura.
  • Construção de narrativas pessoais relacionadas aos temas investigados.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas de aprendizagem, esta atividade se desenvolverá a partir da investigação guiada, análise em grupo e apresentações. Os alunos serão divididos em grupos e receberão textos literários selecionados para que possam, através de uma abordagem investigativa, identificar os valores e visões de mundo neles presentes. Eles serão encorajados a debater suas descobertas em grupo, preparar uma apresentação e, por fim, compartilhá-la com a classe, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Investigação guiada de textos literários em grupos.
  • Análise crítica e discussões em grupo.
  • Preparação e realização de apresentações para a classe.
  • Debates em classe para integração das descobertas e reflexões.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos, dividida em partes dedicadas à investigação dos textos (20 minutos), análise e discussão em grupos (20 minutos) e, por fim, apresentações e debates em classe (20 minutos).

  • Aula 1: Apresentação da atividade e distribuição dos textos (20 minutos).
  • Aula 1: Investigação e análise dos textos pelos grupos (20 minutos).
  • Aula 1: Apresentações dos grupos e debate em classe (20 minutos).

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada considerando a participação ativa dos alunos durante as fases de investigação, análise em grupo e apresentação. A capacidade de identificar e interpretar valores e visões de mundo nos textos, assim como a habilidade de relacioná-los com suas experiências pessoais, serão importantes critérios. A criatividade nas apresentações e a contribuição individual e coletiva para os debates em classe também serão consideradas. O professor deverá fornecer feedback construtivo para orientar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários textos literários selecionados que abordem diferentes culturas, sociedades e valores humanos, além de material para anotações e preparação das apresentações. Tecnologias de informação e comunicação podem ser integradas para facilitar as pesquisas e enriquecer as apresentações.

  • Seleção de textos literários diversos.
  • Material para anotação e organização das ideias (cadernos, canetas).
  • Recursos de TIC para pesquisa e elaboração de apresentações (computadores, projetor).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo