Detetives do Humor: Desvendando Tirinhas

Desenvolvida por: Silvania (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de texto e Humor

Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se transformarão em detetives do humor com a missão de investigar e desvendar os mecanismos que tornam tirinhas, memes e charges engraçadas ou críticas. Receberão uma coletânea de textos multissemióticos e, através de uma abordagem lúdica e colaborativa, deverão identificar elementos como o uso ambíguo de palavras, clichês, recursos iconográficos, e pontuação, e como estes contribuem para o efeito de humor, ironia, ou crítica. Após a análise, os grupos apresentarão suas descobertas, estimulando um debate enriquecedor sobre as diversas técnicas utilizadas para criar efeitos humorísticos. O objetivo é desenvolver as habilidades de leitura crítica, interpretação e colaboração, utilizando-se da metodologia ativa e da aprendizagem baseada em jogos para engajar e motivar os alunos nesta investigação divertida e educativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a compreensão e a capacidade de análise crítica dos alunos em relação aos textos multissemióticos, focando no humor, na ironia e na crítica social neles presentes. Visa-se desenvolver habilidades de interpretação textual, análise linguística e sensibilidade estética e crítica, encorajando o trabalho colaborativo e o pensamento crítico. Através desta atividade lúdica, espera-se que os alunos aprimorem sua habilidade de identificar e compreender os diversos recursos linguísticos e iconográficos utilizados para criar humor e crítica em diferentes mídias.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos multissemióticos.
  • Identificar e analisar recursos linguísticos e iconográficos que contribuem para o humor e a crítica.
  • Estimular o trabalho em grupo e a discussão crítica sobre as mídias e seus conteúdos.
  • Ampliar o repertório cultural e midiático dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP02
  • EF69LP05
  • EF69LP20

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a análise de textos multissemióticos, focando em tirinhas, memes e charges como gêneros textuais que combinam elementos verbais e não verbais para criar significado, humor e crítica. A atividade incentiva a compreensão dos alunos sobre como a linguagem, as imagens e a pontuação trabalham juntas para transmitir mensagens de formas únicas e envolventes, desenvolvendo uma apreciação mais profunda e crítica da comunicação midiática contemporânea.

  • Textos multissemióticos: tirinhas, memes e charges.
  • Elementos de humor, ironia e crítica em textos visuais e verbais.
  • Recursos linguísticos e iconográficos em gêneros humorísticos.
  • Análise e interpretação de textos multissemióticos.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas e aprendizagem baseada em jogos, a atividade propõe uma imersão lúdica e colaborativa na análise de textos multissemióticos. Os alunos, organizados em grupos, assumirão o papel de detetives investigando os elementos que compõem o humor em diferentes mídias, promovendo a interação, a discussão e a reflexão conjunta. A apresentação dos resultados será igualmente partilhada, fomentando o desenvolvimento da oratória e do pensamento crítico.

  • Trabalho em grupo para análise dos textos
  • Discussão guiada para compartilhamento das descobertas
  • Apresentação dos grupos e debate em classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e a organização dos grupos para início da investigação. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas análises e prepararão as apresentações para o debate em classe.

  • Aula 1: Introdução e início da investigação (60 minutos)
  • Aula 2: Conclusão da análise e debate (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada no envolvimento dos alunos durante as atividades em grupo, na profundidade da análise realizada, na capacidade de justificar as escolhas interpretativas e na qualidade das apresentações em classe. Observar-se-á a colaboração entre os membros do grupo, a clareza na comunicação de ideias e a habilidade de engajar o debate com argumentos bem fundamentados. Exemplos específicos de análise bem-sucedida e feedback construtivo serão fornecidos para guiar os alunos no processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem uma coletânea de tirinhas, memes e charges selecionadas pelo professor, projetor para a apresentação das análises, quadro branco e marcadores. Acesso à internet para pesquisa e exploração de exemplos adicionais pode enriquecer a atividade, assim como o uso de softwares de apresentação para a montagem das análises dos grupos.

  • Coletânea de tirinhas, memes e charges
  • Projetor e tela para apresentações
  • Quadro branco e marcadores
  • Computadores ou tablets com acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo