Diálogos sobre Igualdade

Desenvolvida por: Janayn… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Educação para as Relações Étnico-raciais
Temática: Racismo e igualdade

Esta atividade, 'Diálogos sobre Igualdade', tem como foco abordar o tema do racismo de forma crítica e reflexiva entre os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Através da leitura coletiva de um texto curto sobre racismo, seguida por uma roda de conversa, os estudantes serão convidados a mergulhar em um contexto de aprendizado participativo e significativo. Ao dividir a turma em pequenos grupos, cada um com a responsabilidade de ler um trecho do texto para os demais, promove-se o engajamento e a atenção ao tema discutido. Após esta etapa, uma mediação será realizada pelo professor, que incentivará o debate sobre as interpretações pessoais, sentimentos e conexões com o tema racismo. O objetivo desta atividade é permear a reflexão crítica, a empatia entre os estudantes, e destacar a importância do respeito às diferenças e da promoção da igualdade. A metodologia ativa neste cenário serve como base para garantir uma participação efetiva dos alunos, permitindo que construam o conhecimento coletivamente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Diálogos sobre Igualdade' englobam promover uma compreensão aprofundada sobre o racismo, suas consequências na sociedade e a importância da igualdade e do respeito às diferenças. Pretende-se desenvolver habilidades de leitura, interpretação e expressão oral, ao mesmo tempo em que se estimula a empatia e a capacidade de debate reflexivo entre os alunos. Esta atividade busca, ainda, fomentar o pensamento crítico dos estudantes sobre a temática racial e suas próprias posições e responsabilidades perante o combate ao racismo.

  • Desenvolver compreensão crítica sobre o racismo e suas implicações sociais
  • Fomentar habilidades de leitura, interpretação textual e expressão oral
  • Estimular a empatia e o respeito pelas diferenças
  • Promover o debate reflexivo sobre questões étnico-raciais
  • Incentivar o senso de cidadania e a importância do combate ao racismo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP19: Engajar-se em práticas de leitura e letramento literário associando multimodalidades, tais como jornais, revistas, internet, livros, entre outros, considerando a natureidade, a funcionalidade e a linguagem.
  • EF69LP26: Utilizar estratégias de leitura, interagindo com o texto lido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Diálogos sobre Igualdade' aborda o tema do racismo, suas manifestações e meios de combatê-lo. Através da leitura participativa e do debate, os alunos serão introduzidos a conceitos como empatia, igualdade, cidadania e respeito às diferenças. Serão discutidas as diferentes formas de racismo, sejam elas veladas ou explícitas, e como a sociedade e cada indivíduo podem atuar na sua prevenção e combate.

  • Definição e formas de racismo
  • Empatia e respeito às diferenças
  • Papel da sociedade e do indivíduo no combate ao racismo
  • Construção da cidadania ativa

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade 'Diálogos sobre Igualdade' é centrada na participação ativa dos alunos. A leitura coletiva seguida por uma roda de conversa favorece a troca de experiências e percepções sobre o racismo. Esta metodologia ativa incentiva o protagonismo dos estudantes, permitindo que se apropriem do tema e contribuam ativamente para a construção coletiva do conhecimento. A mediação do professor é essencial para orientar o debate, garantindo um ambiente respeitoso e produtivo para a discussão.

  • Leitura coletiva e participativa
  • Roda de conversa e debate mediado pelo professor
  • Grupos de leitura para cada trecho do texto
  • Compartilhamento de interpretações e sentimentos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em 2.4 aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será destinada à leitura coletiva dos trechos do texto e à formação dos grupos. Na segunda aula, realizaremos a roda de conversa e o debate orientado.

  • Aula 1: Leitura coletiva em grupos e preparação para a roda de conversa.
  • Aula 2: Roda de conversa e debate sobre as interpretações e sentimentos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, focando na participação, engajamento e profundidade das contribuições dos alunos durante a leitura coletiva e a roda de conversa. Será valorizada a capacidade dos estudantes de expressar suas ideias, interpretações, e conexões pessoais com o tema. A avaliação também considerará o respeito mútuo nas interações, a capacidade de escuta e a profundidade reflexiva nas contribuições ao debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Diálogos sobre Igualdade', serão necessários o texto sobre racismo dividido em trechos, um espaço adequado que possibilite a formação de uma roda de conversa, além de materiais para registro, como cadernos, lápis e, se possível, um gravador de som para registrar os debates para futuras reflexões.

  • Texto sobre racismo dividido em trechos
  • Sala de aula organizada em círculo para a roda de conversa
  • Cadernos e lápis para anotações
  • Gravador de som (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo