Diário de Bordo: Minha Aventura de Bike

Desenvolvida por: Samara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Educação Física e História
Temática: Conscientização no trânsito e promoção da mobilidade sustentável

Esta atividade tem como objetivo explorar com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a importância do uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e as regras de trânsito específicas para ciclistas. Após explorarem os benefícios do ciclismo e aprenderem sobre as regras de trânsito por meio da metodologia Sala de Aula Invertida, os estudantes serão convidados a criar um diário de bordo narrando uma aventura imaginária de bike. Neste diário, eles deverão descrever seu trajeto, os cenários percorridos, os desafios encontrados e como aplicaram as regras de trânsito aprendidas para garantir uma viagem segura. Será uma forma de aplicar na prática os conceitos aprendidos, desenvolver habilidades de escrita criativa e conscientização sobre a mobilidade urbana sustentável e a segurança no trânsito.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem promover a conscientização sobre a importância da mobilidade urbana sustentável, incentivar o respeito às regras de trânsito voltadas para ciclistas e fomentar a prática da escrita criativa. Busca-se que os alunos sejam capazes de reconhecer a bicicleta não apenas como instrumento de lazer, mas como uma alternativa viável e ecológica de transporte no contexto urbano. Além disso, esta atividade visa fortalecer a compreensão sobre a necessidade de seguir as regras de trânsito, garantindo a segurança de todos os usuários da via, e desenvolver as habilidades narrativas dos estudantes, permitindo que expressem suas ideias de forma imaginativa e estruturada.

  • Compreender a importância da mobilidade urbana sustentável.
  • Identificar e aplicar as regras de trânsito para ciclistas.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e narrativa.
  • Refletir sobre a segurança no trânsito e a responsabilidade dos ciclistas.
  • Estimular a imaginação e capacidade de criação de histórias.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado incluirá um estudo sobre a sustentabilidade na mobilidade urbana, com foco no uso da bicicleta como meio de transporte saudável e ecológico. Serão estudadas as regras de trânsito específicas para ciclistas, incluindo sinalizações, direitos e deveres no uso compartilhado das vias. Além disso, a atividade propiciará um desenvolvimento das habilidades de escrita criativa dos alunos, incentivando a elaboração de textos narrativos com base em experiências imaginárias, aplicando os conhecimentos adquiridos de forma integrada e reflexiva.

  • Benefícios do uso da bicicleta para a mobilidade urbana.
  • Regras de trânsito específicas para ciclistas.
  • Segurança no trânsito e a importância da sinalização.
  • Técnicas de escrita criativa e narrativa.
  • Desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva sobre mobilidade sustentável.

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos terão o primeiro contato com o conteúdo programático através de recursos fornecidos previamente, como vídeos, artigos e infográficos sobre mobilidade sustentável e regras de trânsito para ciclistas. Em sala, será realizado um debate orientado sobre o conteúdo estudado, seguido de uma explanação sobre técnicas de escrita criativa. Os estudantes serão então incentivados a criar seu diário de bordo, refletindo sobre as informações aprendidas e aplicando-as em uma narrativa imaginária. Esse processo promove a autonomia do estudante, facilita a internalização dos conhecimentos e estimula a criatividade e a expressão individual.

  • Estudo prévio do material sobre mobilidade sustentável e regras de trânsito.
  • Debate orientado em sala para discussão do conteúdo.
  • Explicação sobre técnicas de escrita criativa e estrutura de narrativa.
  • Criação do diário de bordo com aventuras imaginárias de bike.
  • Reflexão coletiva sobre os diários apresentados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 40 minutos cada, totalizando 3 horas. Na primeira aula, será feito o briefing do projeto e explicado o método de Sala de Aula Invertida. Na segunda aula, após o estudo individual prévio, discutiremos os conteúdos relacionados à mobilidade sustentável e regras de trânsito. Na terceira aula, abordaremos técnicas de escrita criativa e iniciarão a produção dos diários. A última aula será dedicada à finalização dos diários e à reflexão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e metodologia ativa.
  • Aula 2: Debate sobre mobilidade sustentável e regras de trânsito.
  • Aula 3: Técnicas de escrita criativa e início da criação dos diários.
  • Aula 4: Finalização dos diários e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação será baseada na apresentação e análise dos diários de bordo criados pelos alunos. Será considerada a correta aplicação das regras de trânsito para ciclistas, a criatividade na elaboração da aventura imaginária, a coerência e coesão textual, além da reflexão sobre a importância da mobilidade sustentável e segurança no trânsito. Os diários serão discutidos em sala, permitindo feedbacks construtivos entre os pares e a reflexão coletiva sobre os temas abordados. A capacidade de síntese, a originalidade das narrativas e a correta utilização da língua portuguesa também serão critérios avaliativos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais de estudo prévio incluirão vídeos educativos, artigos e infográficos sobre mobilidade sustentável e segurança no trânsito. Para as aulas de escrita, serão necessários cadernos ou folhas de papel para a elaboração dos diários de bordo, além do acesso a computadores ou tablets para pesquisas adicionais, caso seja necessário. O uso de lousa ou quadro branco ajudará na exposição das técnicas de escrita e no debate de ideias. Recursos audiovisuais poderão ser utilizados para exemplificar os conteúdos e inspirar as narrativas dos alunos.

  • Vídeos educativos sobre mobilidade sustentável e regras de trânsito.
  • Artigos e infográficos.
  • Cadernos ou folhas de papel para os diários.
  • Computadores ou tablets para pesquisas adicionais.
  • Lousa ou quadro branco para exposição das ideias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo