Duelo de Resenhas Gamer

Desenvolvida por: Quênia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação
Temática: Análise e Produção de Resenhas Críticas de Jogos Eletrônicos

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se aprofundar no universo dos jogos eletrônicos, escolhendo um título de sua preferência para realizar uma análise crítica abrangente. O processo envolverá pesquisa sobre o desenvolvimento do jogo, incluindo história, mecânicas de jogo, gráficos, trilha sonora, e como esses elementos contribuem para a experiência global do usuário. Os estudantes planejarão e produzirão sua resenha crítica, que será apresentada em formato de vídeo ou áudio, emulando o estilo de youtubers e podcasters especializados em jogos. Após as apresentações, será realizado um debate em sala de aula, no formato de 'duelo', onde os alunos terão a oportunidade de destacar as melhores argumentações sobre os aspectos positivos e negativos dos jogos analisados. Este exercício tem como objetivo desenvolver habilidades de argumentação, pesquisa e produção de conteúdo digital de maneira lúdica e atual.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa fomentar a capacidade de análise crítica e argumentação dos alunos por meio da exploração de jogos eletrônicos, um tema de grande interesse da faixa etária. Eles aprenderão como elaborar resenhas críticas, desenvolverão habilidades de pesquisa ao buscar informações sobre os jogos e aprimorarão a capacidade de expressão e comunicação, tanto escrita como oral, ao produzirem e apresentarem seus conteúdos. Além disso, o exercício de debate contribuirá para o desenvolvimento do pensamento crítico, ao instigarem os alunos a refletirem sobre os argumentos apresentados por seus colegas, defendendo ou questionando os pontos levantados.

  • Elaborar resenhas críticas associadas à cultura gamer
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Aprimorar a capacidade de expressão e comunicação escrita e oral
  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de argumentação
  • Introduzir conceitos de produção de conteúdo para mídias digitais

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP11: Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.

Conteúdo Programático

Através dessa atividade, será trabalhado não só o conteúdo programático associado à prática de análise de texto e produção escrita e multimídia, mas também conceitos relacionados à cultura digital e à mídia. A escolha de jogos eletrônicos como objeto de estudo serve como ponte para discussões sobre narrativas interativas, impacto tecnológico na sociedade e na cultura popular contemporânea.

  • Análise crítica de mídias
  • Resenhas críticas
  • Produção de conteúdo digital
  • Cultura gamer e narrativas em jogos
  • Técnicas de argumentação

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será o cerne desta atividade, permitindo que os alunos aprendam de maneira prática e engajadora. Eles serão incentivados a se envolverem ativamente no processo de aprendizado, utilizando jogos eletrônicos como ferramentas educativas. Essa abordagem promove uma aprendizagem significativa, na qual os próprios estudantes, guiados pelo professor, exploram o conteúdo e desenvolvem suas habilidades de pesquisa, análise crítica e produção de conteúdo.

  • Pesquisa sobre jogos escolhidos
  • Planejamento e elaboração de resenhas
  • Produção de vídeos ou áudios analíticos
  • Debate em forma de duelo
  • Autoavaliação e reflexão

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à tarefa e começarão a pesquisa e o planejamento de suas resenhas. Na segunda aula, haverá a conclusão e a apresentação dos trabalhos, seguida pelo debate entre os alunos. Esta distribuição do tempo permite uma exploração profunda do tema, ao mesmo tempo que mantém o compromisso com a integralização curricular.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da pesquisa e planejamento das resenhas
  • Aula 2: Conclusão, apresentação das resenhas e debate em formato de duelo

Avaliação

A avaliação desta atividade contemplará diversos aspectos, tais como a profundidade e a qualidade da pesquisa realizada sobre o jogo escolhido, a coesão e coerência da resenha produzida, a criatividade e originalidade da apresentação em áudio ou vídeo, e a participação e efetividade no debate. Uma rubrica de avaliação será criada, detalhando os critérios específicos e atribuindo pesos diferentes a cada um desses aspectos. Essa rubrica será compartilhada e discutida com os alunos antes do início da atividade, garantindo transparência no processo avaliativo e permitindo que eles compreendam o que será valorizado em suas produções e interações.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos que incluem acesso a computadores ou dispositivos móveis com conexão à internet, para que os alunos possam realizar suas pesquisas sobre os jogos e produzir suas resenhas críticas em formato de vídeo ou áudio. Ferramentas de edição de vídeo ou gravação de áudio gratuitas podem ser utilizadas para a produção dos conteúdos. Além disso, será útil dispor de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou outra plataforma online onde os trabalhos podem ser compartilhados e discutidos.

  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet
  • Ferramentas gratuitas de edição de vídeo ou áudio
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou plataforma de compartilhamento
  • Rubrica de avaliação detalhada

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