Eco-Opiniões: O Futuro do Planeta em Nossas Mãos

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Consciência Ambiental

Este plano de aula tem como objetivo principal estimular nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a reflexão e o debate sobre questões ambientais contemporâneas, utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa'. Os alunos serão agrupados e convidados a explorar, discutir e redigir artigos de opinião sobre temas como mudanças climáticas, desmatamento e poluição dos oceanos, entre outros. A atividade busca desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação, escrita e consciência ambiental, incentivando o uso de recursos digitais para busca de informações e construção dos artigos. A finalização do projeto se dará com a publicação dos artigos num blog da escola ou em um mural, promovendo a conscientização ambiental dentro e fora do ambiente escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O cerne desta atividade é ampliar o olhar crítico dos alunos sobre temáticas ambientais urgentes e desenvolver habilidades de expressão escrita, pesquisa e argumentação. Pretende-se com essa abordagem não apenas ensejar uma compreensão mais aprofundada dos desafios ambientais atuais, mas também fomentar nos alunos a capacidade de expressar opiniões fundamentadas, valorizando o embasamento científico e a responsabilidade social. Este projeto propõe engajar os estudantes em uma prática reflexiva e ativa sobre sua relação com o meio ambiente, estimulando soluções criativas e sustentáveis para o futuro do planeta.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos com temáticas ambientais.
  • Promover a capacidade de argumentação e expressão de opiniões de maneira fundamentada.
  • Estimular a pesquisa e o uso crítico de recursos digitais para obtenção de informações.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da preservação ambiental e o impacto das ações humanas no planeta.
  • Propiciar a prática de escrita em gênero textual específico: o artigo de opinião.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF69LP07
  • description": Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

A atividade se propõe a explorar temas ambientais urgentes e relevantes para a sociedade contemporânea, reconhecendo a importância de uma tomada de posição consciente e fundamentada. Através da pesquisa e discussão guiada, seguida pela redação de artigos de opinião, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento nas temáticas ambientais escolhidas, desenvolvendo competências linguísticas e argumentativas essenciais para seu crescimento enquanto indivíduos críticos e atuantes na sociedade.

  • Temas ambientais atuais: mudanças climáticas, desmatamento, poluição dos oceanos
  • Estrutura e características do artigo de opinião
  • Técnicas de pesquisa e uso ético de informações digitais
  • Argumentação e embasamento científico em textos opinativos

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', a atividade será guiada em etapas que promovem a interação, colaboração e engajamento dos alunos. Inicialmente, será realizada uma discussão dirigida para sensibilização sobre as questões ambientais. Em seguida, divididos em grupos, os alunos farão pesquisas sobre um tema escolhido, fundamentando suas futuras argumentações. Com orientações sobre estrutura de texto e embasamento científico, cada grupo redigirá um artigo de opinião, que será revisado coletivamente antes da publicação. Este processo fomenta o desenvolvimento de competências chave, enquanto os alunos se engajam ativamente na aprendizagem e na produção de conhecimento relevante.

  • Discussão dirigida sobre a importância das questões ambientais
  • Trabalho em grupo para pesquisa e escolha do tema
  • Elaboração de rascunhos e estruturação dos artigos de opinião
  • Revisão coletiva dos textos e orientações de correção
  • Publicação dos artigos no blog da escola ou mural

Aulas e Sequências Didáticas

A distribuição das atividades será feita em 1,2 aulas de 50 minutos. Inicialmente, será feita uma sensibilização sobre os temas ambientais, seguida pela escolha dos temas e divisão dos grupos. A pesquisa e as discussões preparatórias, juntamente com as orientações sobre escrita e argumentação, ocuparão a maior parte do tempo, reservando-se um momento para revisão coletiva e preparação para a publicação dos artigos.

  • Aula 1: Sensibilização e escolha dos temas; início das pesquisas.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, elaboração e revisão dos artigos.

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, considerando a participação ativa dos alunos nas discussões, qualidade da pesquisa, capacidade de argumentação no artigo de opinião e a adequação ao gênero textual escolhido. Será valorizado o esforço de articulação de ideias, coesão e coerência do texto, além da originalidade e profundidade da reflexão ambiental. Os alunos receberão feedbacks construtivos ao longo da atividade, visando o aprimoramento das suas competências de pesquisa, argumentação e escrita.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluirão acesso a computadores com internet para pesquisa, livros e artigos digitais sobre meio ambiente, acesso ao blog da escola para publicação dos artigos e materiais de apoio para redação e estrutura de textos, a serem fornecidos pelo professor. Estes recursos são essenciais para garantir uma pesquisa abrangente e a produção de artigos de qualidade pelos alunos.

  • Computadores com acesso a internet
  • Biblioteca digital e livros sobre temas ambientais
  • Acesso ao blog da escola para publicação dos textos
  • Materiais de apoio para redação de artigos de opinião

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo