Nesta atividade pedagógica prática, denominada 'Empreendendo com as Palavras', alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar o mundo do empreendedorismo através da criação de negócios imaginários. Após uma introdução ao conceito de empreendedorismo, evidenciando a importância da inovação, criatividade, e capacidade de identificar oportunidades no mercado, os estudantes serão divididos em grupos. Cada grupo selecionará um segmento de mercado e desenvolverá um negócio imaginário com nome, slogan e anúncio publicitário. Esta atividade destacará a relevância da escolha de palavras e abordagens textuais na publicidade, ensinando os alunos a considerar como diferentes maneiras de se expressar podem ter diversos impactos em potenciais clientes. Será dada atenção especial à análise linguística dos slogans e anúncios, discutindo-se escolhas lexicais, figurativas e de construção de sentido no contexto publicitário. A culminância do projeto ocorrerá em uma 'feira de empreendimentos', onde os grupos apresentarão seus projetos, justificando as decisões linguísticas e de marketing tomadas, em um ambiente simulado de prática empreendedora.
O foco principal desta atividade é desenvolver habilidades de análise linguística nos alunos, ao mesmo tempo em que se fomenta uma mentalidade empreendedora. Espera-se que os estudantes adquiram uma compreensão inicial de como o empreendedorismo pode influenciar a sociedade e como as palavras e abordagens na publicidade podem afetar a percepção do cliente e o sucesso de um negócio. Através da criação de uma empresa imaginária, eles deverão aplicar conhecimentos de língua portuguesa para produzir materiais publicitários eficazes, aprender a trabalhar em equipe, e desenvolver uma compreensão básica do mercado e do cenário empresarial. Adicionalmente, a exposição e discussão das criações entre os grupos funcionará como um exercício de comunicação e argumentação.
Durante a atividade, abordaremos a introdução ao empreendedorismo, focando em suas características fundamentais como iniciativa, criatividade, responsabilidade e planejamento. Além disso, focaremos na análise linguística, principalmente na produção de textos com objetivos publicitários, explorando a importância das escolhas lexicais e recursos expressivos. Os alunos também terão a oportunidade de praticar habilidades sociais como trabalho em equipe, comunicação e argumentação durante o processo de desenvolvimento e apresentação de seus projetos.
A metodologia ativa será a pedra angular desta atividade, aplicando técnicas de Aprendizagem Baseada em Projetos, Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos. Através destas abordagens, os alunos serão colocados no centro do processo de aprendizagem, assumindo a responsabilidade pelo desenvolvimento de seus próprios negócios imaginários. Serão incentivados a explorar, questionar e aplicar criatividade, simultaneamente integrando conhecimento teórico com prática. A colaboração em grupo será crucial, incentivando a comunicação e o desenvolvimento de habilidades sociais.
A atividade será dividida em treze aulas de 50 minutos cada. Inicialmente, serão duas aulas para a introdução ao empreendedorismo e conceitos de análise linguística. Seguirão três aulas para a formação dos grupos e brainstorming para o desenvolvimento dos negócios. Quatro aulas serão dedicadas à criação e revisão dos materiais publicitários, incluindo discussões sobre as escolhas linguísticas. As últimas quatro aulas serão destinadas à organização e execução da feira de empreendimentos, com tempo para preparação, apresentação e feedback.
A avaliação será baseada tanto no processo de aprendizagem quanto no produto final. Será dado ênfase ao esforço coletivo, criatividade, compreensão e aplicação dos conceitos de empreendedorismo, e eficácia das escolhas linguísticas em textos publicitários. Os critérios incluirão a originalidade e clareza do negócio imaginário, a eficácia do slogan e anúncio, a qualidade da apresentação na feira de empreendimentos, e o grau de envolvimento e colaboração no processo. Feedback construtivo será oferecido após as apresentações, orientando os alunos a refletirem sobre suas escolhas e o impacto das mesmas.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa de mercado e exemplos de publicidade, materiais para a criação dos anúncios publicitários como papel, marcadores, tesouras e cola, além de dispositivos digitais, se possível, para a elaboração de apresentações mais sofisticadas. Um espaço adequado para a feira de empreendimentos também é essencial, permitindo a organização dos stands e a circulação dos visitantes.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula