Empreendendo com as Palavras

Desenvolvida por: Luiz F… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Empreendedorismo
Temática: Análise linguística e empreendedorismo

Nesta atividade pedagógica prática, denominada 'Empreendendo com as Palavras', alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar o mundo do empreendedorismo através da criação de negócios imaginários. Após uma introdução ao conceito de empreendedorismo, evidenciando a importância da inovação, criatividade, e capacidade de identificar oportunidades no mercado, os estudantes serão divididos em grupos. Cada grupo selecionará um segmento de mercado e desenvolverá um negócio imaginário com nome, slogan e anúncio publicitário. Esta atividade destacará a relevância da escolha de palavras e abordagens textuais na publicidade, ensinando os alunos a considerar como diferentes maneiras de se expressar podem ter diversos impactos em potenciais clientes. Será dada atenção especial à análise linguística dos slogans e anúncios, discutindo-se escolhas lexicais, figurativas e de construção de sentido no contexto publicitário. A culminância do projeto ocorrerá em uma 'feira de empreendimentos', onde os grupos apresentarão seus projetos, justificando as decisões linguísticas e de marketing tomadas, em um ambiente simulado de prática empreendedora.

Objetivos de Aprendizagem

O foco principal desta atividade é desenvolver habilidades de análise linguística nos alunos, ao mesmo tempo em que se fomenta uma mentalidade empreendedora. Espera-se que os estudantes adquiram uma compreensão inicial de como o empreendedorismo pode influenciar a sociedade e como as palavras e abordagens na publicidade podem afetar a percepção do cliente e o sucesso de um negócio. Através da criação de uma empresa imaginária, eles deverão aplicar conhecimentos de língua portuguesa para produzir materiais publicitários eficazes, aprender a trabalhar em equipe, e desenvolver uma compreensão básica do mercado e do cenário empresarial. Adicionalmente, a exposição e discussão das criações entre os grupos funcionará como um exercício de comunicação e argumentação.

  • Compreender os princípios básicos do empreendedorismo.
  • Desenvolver habilidades de análise linguística aplicadas à publicidade.
  • Praticar a criação de textos publicitários com foco no impacto das escolhas lexicais.
  • Aprender a trabalhar em equipe e desenvolver um produto do zero.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP26 - Analisar o efeito de sentido de recursos expressivos trabalhados no texto (onomatopeias, aliterações, assonâncias etc.).
  • EF69LP54 - Planejar e produzir textos jornalísticos e publicitários, digitais e impressos, considerando sua função social, tema/assunto, circulação, suporte e leitor previsto.
  • EF03HI02 - Identificar aspectos da cultura material e imaterial de seu tempo e de outros tempos e lugares.
  • EF06ER01 - Discutir e conhecer as características fundamentais do empreendedorismo como iniciativa, criatividade, responsabilidade e planejamento.
  • EF06LP19 - Reconhecer e reproduzir, em situações de interlocução, respeito e solidariedade, considerando os contextos de produção e circulação dos textos.

Conteúdo Programático

Durante a atividade, abordaremos a introdução ao empreendedorismo, focando em suas características fundamentais como iniciativa, criatividade, responsabilidade e planejamento. Além disso, focaremos na análise linguística, principalmente na produção de textos com objetivos publicitários, explorando a importância das escolhas lexicais e recursos expressivos. Os alunos também terão a oportunidade de praticar habilidades sociais como trabalho em equipe, comunicação e argumentação durante o processo de desenvolvimento e apresentação de seus projetos.

  • Introdução ao empreendedorismo
  • Análise linguística com foco em recursos expressivos
  • Produção de textos publicitários
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento de produto
  • Comunicação e argumentação em apresentações

Metodologia

A metodologia ativa será a pedra angular desta atividade, aplicando técnicas de Aprendizagem Baseada em Projetos, Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos. Através destas abordagens, os alunos serão colocados no centro do processo de aprendizagem, assumindo a responsabilidade pelo desenvolvimento de seus próprios negócios imaginários. Serão incentivados a explorar, questionar e aplicar criatividade, simultaneamente integrando conhecimento teórico com prática. A colaboração em grupo será crucial, incentivando a comunicação e o desenvolvimento de habilidades sociais.

  • Formação de grupos e definição dos segmentos de mercado
  • Desenvolvimento de nome, slogan e anúncio publicitário
  • Discussão em grupo sobre as escolhas linguísticas
  • Preparação e apresentação na feira de empreendimentos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em treze aulas de 50 minutos cada. Inicialmente, serão duas aulas para a introdução ao empreendedorismo e conceitos de análise linguística. Seguirão três aulas para a formação dos grupos e brainstorming para o desenvolvimento dos negócios. Quatro aulas serão dedicadas à criação e revisão dos materiais publicitários, incluindo discussões sobre as escolhas linguísticas. As últimas quatro aulas serão destinadas à organização e execução da feira de empreendimentos, com tempo para preparação, apresentação e feedback.

  • Aula 1: Introdução ao empreendedorismo e análise linguística
  • Aula 2: Conceitos chave e escolha dos segmentos de mercado
  • Aulas 3-5: Brainstorming e desenvolvimento de negócios
  • Aulas 6-9: Criação e revisão de nome, slogan e anúncios
  • Aulas 10-13: Preparação, execução e feedback da feira de empreendimentos

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de aprendizagem quanto no produto final. Será dado ênfase ao esforço coletivo, criatividade, compreensão e aplicação dos conceitos de empreendedorismo, e eficácia das escolhas linguísticas em textos publicitários. Os critérios incluirão a originalidade e clareza do negócio imaginário, a eficácia do slogan e anúncio, a qualidade da apresentação na feira de empreendimentos, e o grau de envolvimento e colaboração no processo. Feedback construtivo será oferecido após as apresentações, orientando os alunos a refletirem sobre suas escolhas e o impacto das mesmas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa de mercado e exemplos de publicidade, materiais para a criação dos anúncios publicitários como papel, marcadores, tesouras e cola, além de dispositivos digitais, se possível, para a elaboração de apresentações mais sofisticadas. Um espaço adequado para a feira de empreendimentos também é essencial, permitindo a organização dos stands e a circulação dos visitantes.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de escritório (papel, marcadores, tesouras, cola)
  • Dispositivos digitais (opcional)
  • Espaço para a feira de empreendimentos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo