Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no mundo das fábulas de Esopo, assumindo os papéis dos personagens dessas histórias e de entrevistadores em um cenário que simula um programa de televisão. Os alunos designados como personagens responderão às perguntas dos entrevistadores utilizando a norma-padrão da língua portuguesa. Por sua vez, os entrevistadores serão desafiados a elaborar questões que não apenas estejam relacionadas ao contexto das fábulas, mas também exijam dos personagens respostas que demonstrem compreensão e habilidade no uso correto da língua, de acordo com a norma-padrão. O objetivo é aplicar de maneira prática as regras da norma-padrão em situações de fala, estimulando a criatividade, a oratória e a capacidade de argumentação dos estudantes, ao mesmo tempo em que reforçam seu entendimento e apreço pelas fábulas clássicas.
Por meio desta atividade dinâmica, os alunos serão capazes de entender a importância do uso adequado da norma-padrão em diferentes contextos, especialmente em situações formais de comunicação. Eles desenvolverão a habilidade de escutar ativamente e responder de maneira apropriada, respeitando as regras gramaticais e de construção de discurso. Além disso, a atividade promoverá a criatividade, pois permitirá que os estudantes explorarem diversos personagens e situações, incentivando-os a pensar sobre como esses personagens reagiriam em cenários contemporâneos. A capacidade de argumentação também será exercitada, à medida que precisarão defender suas respostas ou questionamentos baseando-se na lógica e no entendimento profundo das histórias de Esopo.
O conteúdo programático desta atividade é pensado para alinhar-se tanto com as habilidades linguísticas centrais do 6º ano quanto com o desenvolvimento da criatividade e pensamento crítico. Ao incorporar fábulas de Esopo, um material rico em moralidade e lições de vida, os alunos poderão exercitar não apenas a compreensão textual, mas também a expressão oral seguindo a norma-padrão. A atividade pontua a relevância da linguagem e suas variantes em contextos sociais distintos, proporcionando uma compreensão abrangente e aplicada da norma culta.
A atividade será conduzida por meio de uma metodologia ativa, na qual os alunos serão os principais agentes do seu processo de aprendizagem. Através da simulação de um programa de televisão, os estudantes terão que pesquisar, planejar e executar suas participações, seja como personagens das fábulas, seja como entrevistadores. Esta abordagem promove a participação ativa de todos os envolvidos, facilitando a aprendizagem significativa por meio da prática e do envolvimento direto com o conteúdo.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e receberão a introdução à atividade, com foco na pesquisa e no planejamento das entrevistas. Na segunda aula, ocorrerão as simulações das entrevistas, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu trabalho.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na criatividade das perguntas e respostas elaboradas, na adesão à norma-padrão durante as falas e na capacidade de argumentação e defesa das ideias apresentadas. Além disso, será considerado o esforço individual e coletivo na pesquisa e no planejamento das entrevistas. O professor pode oferecer feedback construtivo após cada simulação, destacando pontos fortes e áreas para melhoria.
Para realizar esta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa das fábulas de Esopo, papel e caneta para o planejamento das entrevistas, e um espaço adequado para simulação da entrevista, que pode ser adaptado em sala de aula. Além disso, pode-se fazer uso de figurinos simples ou acessórios para ajudar na caracterização dos personagens.
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