Exploradores da Gramática

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estrutura da Língua

Esta atividade, denominada 'Exploradores da Gramática', é projetada para envolver alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de forma prática e colaborativa na construção de conhecimento gramatical. Divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão envelopes contendo diversas palavras soltas, com o desafio de montar frases que sejam gramaticalmente corretas, identificando e classificando as palavras em suas categorias gramaticais (substantivos, adjetivos, verbos, etc.). Após a construção das frases, cada grupo apresentará suas criações aos colegas, iniciando uma roda de debate sobre as escolhas gramaticais feitas. Esta fase de debate é crucial, pois permite o compartilhamento de perspectivas, esclarecimento de dúvidas e aprofundamento teórico, sempre sob a orientação do professor, que atuará como facilitador. Este processo colaborativo visa não apenas fortalecer a compreensão sobre a estrutura da língua, mas também desenvolver habilidades de análise linguística, trabalho em equipe, argumentação e escuta ativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão concreta e aplicada das categorias gramaticais e da estrutura da língua portuguesa, através de uma metodologia ativa e engajante. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e classificar diferentes palavras em suas categorias gramaticais corretas, compreendendo a função de cada uma na construção de frases. Além disso, visa-se estimular o desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em equipe, pensamento crítico e análise linguística, fundamentais para o processo de aprendizagem.

  • Identificar e classificar palavras em categorias gramaticais
  • Construir frases gramaticalmente corretas
  • Desenvolver habilidades de análise linguística
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz
  • Fomentar o pensamento crítico e a argumentação

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF06LP01
  • description": "Identificar e reproduzir, em relatos de experimentações e em outros gêneros discursivos, a função substantiva do infinitivo (por exemplo, é bom/certo/necessário ler/jogar), explorando a polissemia (múltiplos significados) das formas infinitivas." }, { "code": EF06LP03
  • description": "Identificar o sujeito da oração, diferenciando sujeito lexical (nominal e pronominal) de sujeito desinencial (oculto)." }, { "code": EF06LP04
  • description": "Distinguir as classes de palavras (morfologia), considerando sua natureza e função no texto." }, { "code": EF06LP06
  • description": Analisar, em textos de diferentes gêneros, o efeito de sentido decorrente do uso de recursos ortográficos e morfossintáticos.

Conteúdo Programático

Integrando práticas de análise gramatical a metodologias ativas de aprendizagem, esta atividade foi cuidadosamente criada para introduzir e aprofundar o conhecimento em torno da estrutura da língua portuguesa, focando especificamente nas categorias gramaticais. Tais práticas permitem aos alunos experimentar diretamente com a língua, movendo-se além da memorização para uma compreensão prática e crítica da gramática.

  • Categorias Gramaticais: Substantivos, Adjetivos, Verbos, etc.
  • Construção de Frases Gramaticalmente Corretas
  • Debate sobre Escolhas Gramaticais: Argumentação e Análise
  • Trabalho em Equipe e Habilidades de Comunicação

Metodologia

A metodologia desta atividade é fortemente ancorada em práticas pedagógicas ativas, com ênfase especial em 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate', e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Essa abordagem promove uma aprendizagem imersiva, onde os alunos são estimulados a explorar ativamente o conteúdo através da experimentação, debate e reflexão, mediados pelo trabalho em equipe.

  • Divisão em Pequenos Grupos
  • Distribuição de Envelopes com Palavras Soltas
  • Montagem de Frases e Classificação Gramatical
  • Roda de Debate e Apresentação das Frases

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 50 minutos cada. Essa distribuição permite a progressão coerente da exploração, construção, debate e reflexão das estruturas gramaticais, assegurando assim uma aprendizagem significativa e engajada.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão em grupos
  • Aula 2: Construção de frases e classificação das palavras
  • Aula 3: Preparação e início das apresentações dos grupos
  • Aula 4: Continuação das apresentações e roda de debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, enfocando a participação, engajamento e a evolução do entendimento de cada aluno sobre a matéria. Serão considerados tanto o produto final (as frases construídas e categorizadas corretamente) quanto o processo (participação na roda de debates, contribuição no trabalho em grupo). Feedbacks individualizados e coletivos serão utilizados para estimular a reflexão e aprofundamento sobre o tema.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, os recursos necessários incluem envelopes contendo palavras impressas, quadros ou cartolinas para a apresentação das frases construídas, marcadores, cadernos ou folhas de papel para anotações e o uso de um espaço adequado que fomente a interação grupal e a realização da roda de debate. Esses materiais e estruturas favorecem a dinâmica ativa e colaborativa planejada.

  • Envelopes com palavras sortidas
  • Quadros ou cartolinas e marcadores
  • Cadernos ou folhas de papel para anotações
  • Espaço adequado para a roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo