Exploradores da Realidade: Uma Investigação Temática

Desenvolvida por: Emily (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Investigação Temática a partir de um Curta-Metragem

Esta atividade pedagógica está desenhada para permitir que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tornem-se 'investigadores da realidade' após assistirem a um curta-metragem que aborde temas pertinentes à sua faixa etária. Divididos em grupos, os estudantes escolherão um tema ou questão levantada pelo filme para explorar mais profundamente, empregando uma variedade de métodos de pesquisa, como entrevistas, consultas a livros e pesquisas na internet. O objetivo é coletar informações e perspectivas diversas sobre o tema selecionado e, em seguida, compartilhar essas descobertas com os colegas durante uma roda de debate. Esta abordagem busca desenvolver habilidades essenciais nos alunos, como pesquisa, argumentação e capacidade de expressão oral, além de estimular uma investigação colaborativa sobre a temática do curta e sua conexão com a realidade cotidiana dos alunos, incentivando assim o pensamento crítico e a formação de uma consciência social.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos em um processo de aprendizado ativo, onde eles não só absorvam informações, mas também participem ativamente na construção do conhecimento. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades importantes como a capacidade de realizar pesquisas eficazes, a habilidade de argumentação bem fundamentada, e a competência na expressão oral. Além disso, a atividade visa fomentar o trabalho em equipe, a capacidade de ouvir perspectivas diferentes e a habilidade de sintetizar informações e apresentá-las de maneira coesa e coerente. Através deste exercício prático, espera-se que os alunos compreendam melhor não apenas o tema investigado, mas também a importância da busca por fontes confiáveis e a valorização de diferentes pontos de vista.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e expressão oral.
  • Incentivar o trabalho em equipe e o respeito por diferentes opiniões.
  • Promover a aplicação prática de conteúdos teóricos em contextos da vida real.
  • Estimular o pensamento crítico e a formação de consciência social.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP12: Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.
  • EF69LP13: Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
  • EF69LP14: Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade envolve o desenvolvimento de competências de pesquisa, argumentação e comunicação. Os alunos serão incentivados a aplicar conceitos teóricos em análises críticas da realidade, por meio da investigação de um tema ou questão apresentada em um curta-metragem. Isto inclui habilidades de buscar, selecionar e avaliar fontes de informação, bem como organizar e apresentar os dados coletados de forma clara e persuasiva. A atividade propõe uma abordagem interdisciplinar, conectando conteúdos de Língua Portuguesa com ciências humanas e sociais, fomentando uma visão ampla e crítica dos temas abordados.

  • Estratégias de pesquisa e coleta de dados.
  • Análise crítica de textos e mídias.
  • Técnicas de argumentação e debate.
  • Expressão oral e comunicação eficaz.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Metodologia

A metodologia adotada envolve o uso da estratégia de aprendizagem baseada em projetos, que permite aos alunos aprender fazendo. Após a visualização do curta-metragem, grupos serão formados para escolher um tema para investigação. A pesquisa incluirá entrevistas, consultas a fontes bibliográficas e pesquisa online, sendo conduzida de maneira guiada pelo professor, mas com autonomia para os alunos. O compartilhamento dos achados se dará através de um debate guiado, no qual cada grupo apresentará suas descobertas, argumentando e discutindo com os colegas, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico.

  • Visualização do curta-metragem e seleção temática.
  • Formação de grupos e planejamento da investigação.
  • Pesquisa, coleta de dados e análise crítica.
  • Preparação e realização da roda de debate.
  • Técnicas de apresentação e expressão oral.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula com duração de 60 minutos, iniciando com a visualização do curta-metragem, seguida da formação dos grupos e escolha dos temas. A maior parte da aula será dedicada à pesquisa e preparação para o debate, culminando na realização da roda de debate, onde os grupos compartilharão suas descobertas e engajarão em discussões produtivas.

  • Visualização do curta-metragem (15 minutos).
  • Formação dos grupos e escolha dos temas (10 minutos).
  • Pesquisa e preparação para o debate (20 minutos).
  • Realização da roda de debate (15 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na capacidade dos alunos de realizarem uma pesquisa eficaz, na qualidade da argumentação apresentada, na participação ativa e construtiva durante o debate, e na habilidade de trabalhar em equipe. Será considerada a profundidade da investigação realizada, a clareza e precisão da apresentação das informações, e a habilidade em defender seu ponto de vista e responder a contra-argumentações. A pontuação poderá ser atribuída individualmente e em grupo, visando incentivar tanto o desempenho individual quanto o coletivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a um curta-metragem relevante ao público-alvo, equipamentos para exibição do filme (como projetor e tela), dispositivos com acesso à internet para a pesquisa, materiais para anotações e preparação das apresentações. Cabe ao professor facilitar o acesso a tais recursos e assegurar que todos os grupos tenham as ferramentas necessárias para a realização de suas investigações.

  • Curta-metragem selecionado.
  • Projetor e tela para exibição.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Materiais de escrita (papel, canetas).
  • Espaço adequado para a realização do debate.

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