Esta atividade pedagógica está desenhada para permitir que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tornem-se 'investigadores da realidade' após assistirem a um curta-metragem que aborde temas pertinentes à sua faixa etária. Divididos em grupos, os estudantes escolherão um tema ou questão levantada pelo filme para explorar mais profundamente, empregando uma variedade de métodos de pesquisa, como entrevistas, consultas a livros e pesquisas na internet. O objetivo é coletar informações e perspectivas diversas sobre o tema selecionado e, em seguida, compartilhar essas descobertas com os colegas durante uma roda de debate. Esta abordagem busca desenvolver habilidades essenciais nos alunos, como pesquisa, argumentação e capacidade de expressão oral, além de estimular uma investigação colaborativa sobre a temática do curta e sua conexão com a realidade cotidiana dos alunos, incentivando assim o pensamento crítico e a formação de uma consciência social.
O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos em um processo de aprendizado ativo, onde eles não só absorvam informações, mas também participem ativamente na construção do conhecimento. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades importantes como a capacidade de realizar pesquisas eficazes, a habilidade de argumentação bem fundamentada, e a competência na expressão oral. Além disso, a atividade visa fomentar o trabalho em equipe, a capacidade de ouvir perspectivas diferentes e a habilidade de sintetizar informações e apresentá-las de maneira coesa e coerente. Através deste exercício prático, espera-se que os alunos compreendam melhor não apenas o tema investigado, mas também a importância da busca por fontes confiáveis e a valorização de diferentes pontos de vista.
O conteúdo programático abordado nesta atividade envolve o desenvolvimento de competências de pesquisa, argumentação e comunicação. Os alunos serão incentivados a aplicar conceitos teóricos em análises críticas da realidade, por meio da investigação de um tema ou questão apresentada em um curta-metragem. Isto inclui habilidades de buscar, selecionar e avaliar fontes de informação, bem como organizar e apresentar os dados coletados de forma clara e persuasiva. A atividade propõe uma abordagem interdisciplinar, conectando conteúdos de Língua Portuguesa com ciências humanas e sociais, fomentando uma visão ampla e crítica dos temas abordados.
A metodologia adotada envolve o uso da estratégia de aprendizagem baseada em projetos, que permite aos alunos aprender fazendo. Após a visualização do curta-metragem, grupos serão formados para escolher um tema para investigação. A pesquisa incluirá entrevistas, consultas a fontes bibliográficas e pesquisa online, sendo conduzida de maneira guiada pelo professor, mas com autonomia para os alunos. O compartilhamento dos achados se dará através de um debate guiado, no qual cada grupo apresentará suas descobertas, argumentando e discutindo com os colegas, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico.
A atividade será realizada em uma aula com duração de 60 minutos, iniciando com a visualização do curta-metragem, seguida da formação dos grupos e escolha dos temas. A maior parte da aula será dedicada à pesquisa e preparação para o debate, culminando na realização da roda de debate, onde os grupos compartilharão suas descobertas e engajarão em discussões produtivas.
A avaliação desta atividade será baseada na capacidade dos alunos de realizarem uma pesquisa eficaz, na qualidade da argumentação apresentada, na participação ativa e construtiva durante o debate, e na habilidade de trabalhar em equipe. Será considerada a profundidade da investigação realizada, a clareza e precisão da apresentação das informações, e a habilidade em defender seu ponto de vista e responder a contra-argumentações. A pontuação poderá ser atribuída individualmente e em grupo, visando incentivar tanto o desempenho individual quanto o coletivo.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a um curta-metragem relevante ao público-alvo, equipamentos para exibição do filme (como projetor e tela), dispositivos com acesso à internet para a pesquisa, materiais para anotações e preparação das apresentações. Cabe ao professor facilitar o acesso a tais recursos e assegurar que todos os grupos tenham as ferramentas necessárias para a realização de suas investigações.
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