Exploradores de Leituras

Desenvolvida por: Isabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura e Realidade

A atividade 'Exploradores de Leituras' visa instigar o interesse pela leitura nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma saída de campo até uma biblioteca pública ou um parque com espaços de leitura. Cada aluno terá a liberdade de escolher um livro de seu interesse, dentro de gêneros pré-estabelecidos pelo professor, promovendo uma experiência de descoberta e autonomia. Após a leitura, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para discutir os principais elementos da obra escolhida. Essa discussão será pautada por uma orientação do professor que incentivará a relacionar os elementos da narrativa com aspectos da realidade vivida pelos alunos. O objetivo é fazer com que percebam a literatura como um espelho da sociedade e de si mesmos. Para concluir a atividade, cada grupo será encorajado a apresentar sua análise de maneira criativa: pode ser por meio de uma dramatização, criando uma nova capa para o livro ou até mesmo produzindo um pequeno vídeo resumo sobre a obra. Este plano de aula combina a prática de leitura com a expressão artística, estimulando não apenas a compreensão textual, mas também a criatividade e a capacidade de estabelecer conexões entre a literatura e a realidade.

Objetivos de Aprendizagem

Através da 'Exploradores de Leituras', os alunos serão introduzidos ao maravilhoso mundo dos livros, explorando diversos gêneros literários e desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação. Eles aprenderão a estabelecer conexões entre a literatura e sua realidade, reconhecendo temas, personagens e recursos literários. A atividade tem como cerne o desenvolvimento da capacidade crítica, criatividade e a habilidade de expressar suas ideias de forma clara e coerente. A interação em grupo adiciona uma camada de desenvolvimento social e emocional, incentivando o respeito pelas ideias dos outros e a construção coletiva do conhecimento.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos literários.
  • Estabelecer conexões entre a literatura e a realidade dos alunos.
  • Incentivar a expressão de ideias de forma criativa.
  • Promover a interação social e o respeito mútuo.
  • Estimular a análise crítica e reflexiva sobre a literatura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP27: Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos
  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP46: Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica abrange o estudo de diferentes gêneros literários, capacitando os alunos a compreender e a interpretar textos com variadas estruturas e temáticas. Abordará também a importância da literatura como uma forma de expressão que reflete aspectos culturais, sociais e pessoais, incentivando os estudantes a fazerem suas próprias conexões e inferências. A interdisciplinaridade será um ponto forte, relacionando a literatura com outras áreas do conhecimento e formas de arte.

  • Gêneros literários e suas características
  • Elementos da narrativa
  • Interpretação e análise de textos
  • Literatura como reflexo da sociedade
  • Expressão artística e criativa

Metodologia

A metodologia da atividade 'Exploradores de Leituras' é construída sobre a base de metodologias ativas, como a saída de campo, roda de debates e aprendizagem baseada em jogos. Proporciona uma experiência imersiva na qual os alunos têm papel ativo em seu processo de aprender. Desde a escolha do livro até a apresentação final, os estudantes estarão engajados em uma aprendizagem que valoriza suas experiências, ideias e criatividade. O debate em grupo fortalecerá sua capacidade de argumentação e o respeito pelas diversas opiniões.

  • Saída de campo para escolha de livros
  • Leitura individual e reflexões pessoais
  • Debates em grupo sobre as obras lidas
  • Atividades criativas de representação das análises
  • Apresentações finais para compartilhamento das aprendizagens

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em um total de 4 horas, divididas em quatro aulas. A primeira aula será dedicada ao briefing e organização para a saída de campo. A segunda aula acontecerá fora da sala, visitando uma biblioteca ou parque para a escolha e leitura dos livros. Na terceira aula, os alunos se reunirão em grupos para debater sobre as obras e planejar suas apresentações. Finalmente, na quarta aula, acontecerão as apresentações criativas dos grupos.

  • Aula 1: Preparação e orientação para a saída de campo
  • Aula 2: Saída de campo para escolha e leitura dos livros
  • Aula 3: Debate em grupo e planejamento das apresentações
  • Aula 4: Apresentações criativas dos grupos

Avaliação

A avaliação será formativa, contemplando tanto o envolvimento individual quanto o trabalho em grupo. Será avaliada a capacidade do aluno de escolher uma obra que lhe interesse, sua participação ativa nas discussões em grupo, bem como a criatividade e coesão na apresentação do projeto final. Serão considerados critérios como: compreensão textual, capacidade de estabelecer relações entre o texto e a realidade, habilidade de trabalhar em equipe, criatividade e esforço individual. Exemplos específicos de bons desempenhos poderão incluir a apresentação de uma análise profunda e original da obra escolhida, uma dramatização bem executada, capas de livros reinventadas com significado ou vídeos-resumo que capturam a essência da obra de maneira única.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários alguns recursos básicos, como transporte para a saída de campo, acesso à biblioteca ou parque com espaços adequados para leitura, materiais de arte para a criação de capas de livros ou dramatizações, equipamentos de gravação e edição para aqueles que optarem por fazer vídeos. Além disso, será importante o acesso a plataformas de compartilhamento de vídeo para que as criações dos alunos possam ser apresentadas e apreciadas por todos.

  • Transporte para saída de campo
  • Acesso a biblioteca ou parque
  • Materiais de arte (papel, lápis de cor, tesoura, cola)
  • Equipamentos de gravação e edição de vídeo
  • Acesso a plataformas de compartilhamento de vídeo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo