Esta atividade educativa visa organizar um fórum de debate envolvente e informativo com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental sobre 'O papel dos jovens na luta contra as mudanças climáticas'. O objetivo é fomentar uma discussão aberta e respeitosa, incentivando os alunos a desenvolverem suas habilidades de pesquisa, argumentação e respeito às diferentes opiniões. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos para elaborar perguntas baseadas em suas pesquisas sobre o tema. Após essa etapa, conduziremos o fórum de debate, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas perguntas, ouvir as respostas dos colegas e formular novas questões com base nas discussões. Este processo permitirá um diálogo rico e produtivo, destacando a importância do respeito mútuo e da construção coletiva do conhecimento sobre questões cruciais de nosso tempo.
O propósito desta atividade é desenvolver competências críticas e reflexivas nos alunos, incentivando a pesquisa, o questionamento e o debate sobre temas contemporâneos significativos. Almeja-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de compreender o impacto de suas ações e da sociedade nas mudanças climáticas, promover a conscientização sobre a importância da participação juvenil na questão ambiental e potencializar a capacidade de argumentação, respeito por diferentes perspectivas e a construção de diálogos construtivos.
O conteúdo programático abrange o estudo das mudanças climáticas, com foco no papel dos jovens como agentes de mudança. Além de conceitos básicos sobre o clima e seu impacto no planeta, a atividade se propõe a explorar casos de ação juvenil no âmbito da sustentabilidade, promovendo um entendimento integrado entre ciência, sociedade e ação individual e coletiva.
A metodologia 'Mão-na-massa' será empregada para engajar os alunos de maneira ativa na aprendizagem através da pesquisa, preparação e participação no debate. Dessa forma, enriqueceremos o processo educativo com experiências práticas que facilitam a construção do conhecimento e fomentam habilidades de comunicação e colaboração entre os participantes.
A atividade será realizada ao longo de 2 aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a divisão dos grupos e a preparação das perguntas. A segunda aula será dedicada ao fórum de debate, permitindo discussões ricas e a troca de ideias.
A avaliação será baseada na participação ativa, qualidade das perguntas formuladas e na habilidade de responder e construir diálogos durante o debate. Será valorizada a capacidade de escuta, respeito pelos turnos de fala e a argumentação fundada em evidências. Os critérios de avaliação serão claros e compartilhados com os alunos para garantir um entendimento comum das expectativas.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para anotações e um ambiente apropriado para a realização do debate. É fundamental um espaço que promova a interação e o respeito entre os participantes.
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