Fórum de Debate Jovem

Desenvolvida por: Emanoe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Temática: O papel dos jovens na luta contra as mudanças climáticas

Esta atividade educativa visa organizar um fórum de debate envolvente e informativo com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental sobre 'O papel dos jovens na luta contra as mudanças climáticas'. O objetivo é fomentar uma discussão aberta e respeitosa, incentivando os alunos a desenvolverem suas habilidades de pesquisa, argumentação e respeito às diferentes opiniões. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos para elaborar perguntas baseadas em suas pesquisas sobre o tema. Após essa etapa, conduziremos o fórum de debate, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas perguntas, ouvir as respostas dos colegas e formular novas questões com base nas discussões. Este processo permitirá um diálogo rico e produtivo, destacando a importância do respeito mútuo e da construção coletiva do conhecimento sobre questões cruciais de nosso tempo.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver competências críticas e reflexivas nos alunos, incentivando a pesquisa, o questionamento e o debate sobre temas contemporâneos significativos. Almeja-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de compreender o impacto de suas ações e da sociedade nas mudanças climáticas, promover a conscientização sobre a importância da participação juvenil na questão ambiental e potencializar a capacidade de argumentação, respeito por diferentes perspectivas e a construção de diálogos construtivos.

  • Compreender o papel dos jovens na luta contra as mudanças climáticas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e capacidade de formular perguntas relevantes
  • Aprimorar capacidades argumentativas em um ambiente de respeito mútuo
  • Promover a conscientização ambiental

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo das mudanças climáticas, com foco no papel dos jovens como agentes de mudança. Além de conceitos básicos sobre o clima e seu impacto no planeta, a atividade se propõe a explorar casos de ação juvenil no âmbito da sustentabilidade, promovendo um entendimento integrado entre ciência, sociedade e ação individual e coletiva.

  • Introdução às mudanças climáticas
  • Impacto das ações humanas no clima
  • Exemplos de ações juvenis em sustentabilidade

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será empregada para engajar os alunos de maneira ativa na aprendizagem através da pesquisa, preparação e participação no debate. Dessa forma, enriqueceremos o processo educativo com experiências práticas que facilitam a construção do conhecimento e fomentam habilidades de comunicação e colaboração entre os participantes.

  • Divisão em grupos para pesquisa e elaboração de perguntas
  • Realização do fórum de debate com base nas perguntas preparadas
  • Formulação de novas perguntas a partir das discussões

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 2 aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a divisão dos grupos e a preparação das perguntas. A segunda aula será dedicada ao fórum de debate, permitindo discussões ricas e a troca de ideias.

  • Aula 1: Divisão de grupos e preparação de perguntas
  • Aula 2: Realização do fórum de debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, qualidade das perguntas formuladas e na habilidade de responder e construir diálogos durante o debate. Será valorizada a capacidade de escuta, respeito pelos turnos de fala e a argumentação fundada em evidências. Os critérios de avaliação serão claros e compartilhados com os alunos para garantir um entendimento comum das expectativas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para anotações e um ambiente apropriado para a realização do debate. É fundamental um espaço que promova a interação e o respeito entre os participantes.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para anotação
  • Espaço adequado para o debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo