Giro no Mundo Jornalístico: Do Fato à Notícia

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Jornalísticos

Esta atividade pedagógica visa levar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a compreenderem a estrutura e o processo de criação de diferentes gêneros jornalísticos, enfatizando a notícia como peça central desse universo. Através de uma abordagem prática e interativa, os estudantes serão divididos em grupos e terão o desafio de transformar um acontecimento escolhido por eles, ou um cenário fictício proposto pelo professor, em diversos formatos jornalísticos, tais como notícia, reportagem e artigo de opinião. Esta dinâmica permitirá aos alunos experimentar na prática a diferença entre os gêneros, discutindo posteriormente como a escolha de um determinado gênero pode influenciar a apresentação dos fatos e, consequentemente, a percepção do público. Além disso, essa atividade promove o desenvolvimento crítico dos estudantes em relação aos meios de comunicação, destacando a importância da análise crítica das notícias e da compreensão dos diversos pontos de vista que podem ser apresentados em diferentes formatos jornalísticos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de reconhecer e diferenciar gêneros jornalísticos, enfatizando a importância da notícia e sua estrutura básica. Deseja-se também que os estudantes compreendam o impacto que a escolha de um determinado gênero jornalístico pode ter sobre a apresentação dos fatos e a percepção do público. Através da análise e produção prática de textos jornalísticos, os alunos serão incentivados a desenvolver uma postura crítica e analítica frente às notícias, reconhecendo a impossibilidade de neutralidade total e identificando diferentes graus de parcialidade ou imparcialidade. Esta atividade busca, portanto, estimular o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de argumentação dos estudantes, preparando-os para serem leitores conscientes e produtores reflexivos de conteúdo.

  • Diferenciar os gêneros jornalísticos presentes no cotidiano.
  • Reconhecer a estrutura básica de uma notícia.
  • Produzir diferentes gêneros jornalísticos a partir de um mesmo fato.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
  • Compreender a influência do gênero jornalístico na percepção do público.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP01: Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.
  • EF06LP02: Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.
  • EF06LP03: Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a análise e produção de diferentes gêneros jornalísticos, com foco inicial na notícia como elemento central do jornalismo. Abrangerá o estudo da estrutura de uma notícia, características de reportagens, artigos de opinião, e como esses gêneros interagem e diferem entre si. Além disso, contempla o desenvolvimento da habilidade de discernir graus de parcialidade nos textos jornalísticos e o impacto dessas nuances na percepção dos fatos pelo público. O programa visa também aprimorar a habilidade dos alunos na escolha de palavras, reconhecendo nuances significativas em sinônimos que podem alterar o tom e a percepção de uma mensagem.

  • Estrutura e características da notícia.
  • Diferença entre notícia, reportagem e artigo de opinião.
  • Neutralidade, parcialidade e imparcialidade em textos jornalísticos.
  • Escolha lexical e seu impacto na construção de sentidos nos textos.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade fundamenta-se na aprendizagem ativa, estimulando os alunos a participarem ativamente do processo de aprendizagem através de trabalho em grupo e discussões em sala. Inicia-se com uma breve exposição teórica sobre gêneros jornalísticos, seguida por uma atividade prática onde os alunos, divididos em grupos, escolhem ou recebem um fato para transformar em diferentes formatos jornalísticos. Esta abordagem prática é complementada por momentos de reflexão e análise crítica, onde cada grupo apresenta seus trabalhos e discute as decisões tomadas durante o processo de criação, fomentando o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.

  • Exposição teórica sobre gêneros jornalísticos.
  • Atividade prática de transformação de um fato em diferentes gêneros jornalísticos.
  • Apresentação dos trabalhos e discussão em grupo.
  • Análise crítica das produções e reflexão sobre as escolhas feitas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, focaremos no conhecimento teórico sobre os diferentes gêneros jornalísticos e na preparação para a atividade prática. A segunda aula será dedicada à execução da atividade prática de produção textual, seguida de discussões e reflexões sobre o trabalho realizado.

  • Aula 1: Introdução aos gêneros jornalísticos e preparação para a atividade prática.
  • Aula 2: Atividade prática de criação e discussão dos textos jornalísticos produzidos.

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será realizada por meio da análise dos textos produzidos pelos alunos, levando em conta critérios como coerência, coesão, adequação ao gênero jornalístico escolhido e capacidade de reflexão crítica sobre as escolhas feitas durante o processo de criação. Além da produção textual, a participação dos alunos nas discussões em grupo e sua capacidade de argumentação também serão consideradas na avaliação. Exemplos específicos de como cada aspecto será avaliado serão fornecidos aos alunos, garantindo transparência nos critérios de avaliação e promovendo um ambiente de aprendizado construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como papel, caneta, acesso à internet para pesquisa e projetor multimídia para apresentações. A utilização de recursos digitais, como computadores ou tablets, é recomendada para facilitar a pesquisa e a produção textual dos alunos. Além disso, materiais de apoio, como exemplos de diferentes gêneros jornalísticos e guias de escrita, serão disponibilizados pelo professor para auxiliar os alunos no processo de aprendizagem.

  • Papel e canetas.
  • Acesso à internet e dispositivos digitais (computadores/tablets).
  • Projetor multimídia para apresentações.
  • Materiais de apoio sobre gêneros jornalísticos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo