Heróis da Leitura no Hospital

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Empatia

Esta atividade Heróis da Leitura no Hospital busca integrar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em um projeto de leitura expressiva e interação social com crianças hospitalizadas. Utilizando a metodologia de Saída de Campo e Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes selecionarão contos clássicos e contemporâneos com o objetivo de levar alegria, conforto e entretenimento aos jovens pacientes de um hospital local. Antes da visita, os alunos participarão de oficinas de leitura onde aprenderão a expressar emoções e intenções por meio de suas vozes, capturando a atenção e o interesse das crianças. Além da leitura, serão preparadas atividades lúdicas adaptadas de cada conto, possibilitando uma interação enriquecedora. A experiência visa desenvolver nos alunos habilidades de comunicação, empatia, e uma maior compreensão do impacto positivo que podem ter na sociedade por meio da literatura.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fomentar nos alunos do 6º ano a capacidade de leitura expressiva e o desenvolvimento da empatia por meio da interação com pacientes jovens hospitalizados. Almejamos que, ao final do projeto, os estudantes possam compreender e valorizar a literatura como uma ferramenta de conexão humana e social. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação eficaz, capazes de adaptar seu tom de voz e linguagem corporal para capturar a audiência durante a leitura. Ademais, a atividade busca incentivar a criatividade dos alunos ao criarem atividades lúdicas baseadas nos contos, potencializando o engajamento e a interatividade com o público.

  • Desenvolver habilidades de leitura expressiva.
  • Fomentar a empatia e a consciência social.
  • Praticar a comunicação efetiva e adaptação de linguagem para diferentes públicos.
  • Estimular a criatividade na elaboração de atividades lúdicas baseadas em contos lidos.
  • Compreender e aplicar os conceitos de leitura como ferramenta de conexão humana.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Utilizar, nas interações sociais, pronomes de tratamento, expressões de cortesia, formas de registro e outras convenções da língua portuguesa de modo a demostrar respeito pelo interlocutor.
  • EF15LP26: Empregar, com propriedade e criatividade, recursos expressivos e recursos gramaticais adequados à produção do efeito de sentido pretendido.
  • EF69LP19: Praticar a leitura fluente, expressiva e compreensiva de textos literários.
  • EF67LP28: Reconhecer e valorizar a diversidade linguística, cultural e social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará elementos essenciais da leitura expressiva e interativa, explorando técnicas vocais e de entonação que permitam uma transmissão emocional eficaz dos contos. Haverá também uma investigação sobre a escolha de contos clássicos e contemporâneos que possam resonar com a audiência infantil hospitalizada, promovendo momentos de lazer e interação. O projeto será complementado pela criação de atividades lúdicas que reforcem os temas e mensagens dos contos lidos, incentivando a participação ativa dos pacientes jovens.

  • Técnicas de leitura expressiva
  • Seleção de contos clássicos e contemporâneos
  • Criação de atividades lúdicas baseadas nos contos
  • Noções de empatia e comunicação eficaz

Metodologia

A atividade iniciará com sessões preparatórias onde serão abordadas técnicas de leitura expressiva, enfatizando a importância da entonação, pausas, e a expressão de emoções. Os alunos, então, selecionarão os contos em grupos, realizando leituras compartilhadas e discutindo suas impressões e interpretações. Após isso, serão conduzidas oficinas para elaboração de atividades lúdicas relacionadas aos contos escolhidos, promovendo uma integração prática dos conceitos aprendidos. A Saída de Campo para o hospital permitirá aos alunos a aplicação prática das competências adquiridas, promovendo uma experiência de aprendizagem rica e significativa para todos envolvidos.

  • Sessões de prática de leitura expressiva
  • Seleção colaborativa de contos
  • Oficinas de criação de atividades lúdicas
  • Visita ao hospital para leitura e interação com as crianças

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 2 horas, divididas em etapas. Primeiramente, 70 minutos serão destinados às sessões preparatórias de leitura expressiva e seleção de contos. Subsequentemente, 40 minutos serão alocados para as oficinas de criação de atividades lúdicas. Por fim, a visita ao hospital, cumprindo a jornada restante, permitirá a execução das leituras e atividades planejadas com as crianças.

  • Aula 1: Prática de leitura expressiva e seleção de contos (70 minutos)
  • Aula 2: Oficinas de criação de atividades lúdicas (40 minutos)
  • Aula 3: Saída de Campo – Visita ao hospital e execução do projeto (50 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focando no engajamento dos alunos durante as oficinas preparatórias, na qualidade e expressividade da leitura, na criatividade e adequação das atividades lúdicas criadas e na capacidade de interagir com as crianças hospitalizadas. Observações diretas, feedback dos pares e autoavaliações serão utilizados para fornecer uma visão abrangente do desempenho do aluno. Será dada especial atenção à demonstração de empatia, colaboração e habilidades de comunicação durante todo o processo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluirão uma seleção variada de contos clássicos e contemporâneos, material para as sessões de leitura expressiva, como microfones e gravadores para práticas auditivas, além de materiais para as oficinas de atividades lúdicas, como papel, canetas, tesouras e cola. O acesso a um espaço adequado para as oficinas e o transporte para a Saída de Campo também serão indispensáveis.

  • Contos clássicos e contemporâneos
  • Microfones e gravadores
  • Material de papelaria para oficina de atividades lúdicas
  • Transporte para visita ao hospital

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo