Jornal Ambiental Online

Desenvolvida por: Cintia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Comunicação e Meio Ambiente

A atividade Jornal Ambiental Online tem o objetivo de engajar os alunos do 6º ano na produção de uma reportagem multimidiática sobre um problema ambiental da região, utilizando a metodologia de sala de aula invertida. Os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar pesquisas prévias em casa sobre o tema escolhido. Durante as aulas, a turma discutirá as abordagens e técnicas jornalísticas para a elaboração de conteúdos que incluam textos, fotos e áudios. Essas reportagens serão publicadas em um blog escolar, propiciando não só o desenvolvimento de habilidades jornalísticas, mas também a reflexão crítica sobre o impacto ambiental e o papel deles na preservação do meio ambiente. Ao final, essa discussão deverá se expandir para a comunidade escolar, promovendo conscientização e debate social.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade estão centrados no desenvolvimento de habilidades de pesquisa, comunicação e consciência ambiental. Pretende-se que os alunos consigam explorar meios de comunicação multimidiáticos para expressar suas compreensões sobre problemas ambientais locais, articulando dados pesquisados com a realidade deles. Além disso, eles aprenderão a trabalhar de maneira colaborativa, sintetizando informações coletadas para produzir conteúdos relevantes à sua comunidade escolar, aproximando-se das práticas reais do jornalismo.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de dados.
  • Estimular a produção de conteúdos multimidiáticos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a discussão coletiva.
  • Ampliar a consciência sobre questões ambientais locais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP06: Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
  • EF69LP09: Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.

Conteúdo Programático

Neste conteúdo programático, aborda-se a integração de pesquisa, redação e edição de conteúdo jornalístico sob um prisma ambiental, relevante para a conscientização dos alunos sobre a sustentabilidade. As competências contemplam a organização das ideias e a coerência textual necessária para comunicar eficazmente questões complexas. Adicionalmente, a seleção e a adequação dos diferentes formatos de mídia são essenciais para a elaboração de uma reportagem multimidiática eficaz.

  • Pesquisa e seleção de fontes confiáveis.
  • Redação de texto jornalístico.
  • Captação e seleção de imagens e áudios.
  • Edição simples de conteúdo multimídia.
  • Publicação em plataformas online (blog escolar).

Metodologia

A metodologia emprega a sala de aula invertida, incentivando os alunos a conduzirem suas próprias investigações antes e durante as aulas, promovendo autonomia na aprendizagem. A dinâmica focará em discussões em grupo para planejar a execução da reportagem, permitindo que os alunos tomem decisões coordenadas sobre os dados coletados. Com isso, experienciam a prática de comunicação e execução de um projeto real, refletindo sobre suas ações como comunicadores e cidadãos conscientes.

  • Sala de aula invertida.
  • Trabalho de pesquisa em casa.
  • Discussões em grupo guiadas.
  • Elaboração colaborativa de conteúdo.
  • Publicação e compartilhamento com a escola.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade adequa-se a duas aulas de 60 minutos cada, planejadas para não sobrecarregar os alunos e proporcionar tempo suficiente para o desenvolvimento de cada etapa da produção. Nas aulas, é proposto dedicar um tempo consistente tanto à discussão inicial do tema quanto à execução prática das reportagens.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e discussão inicial sobre o tema ambiental escolhido pelos grupos. Em seguida, a organização do plano de reportagem e divisão de tarefas entre os membros do grupo.
  • Aula 2: Finalização das pesquisas e debates, redação do texto e captação de fotos/áudios. Edição e publicação do conteúdo final no blog escolar.

Avaliação

A avaliação será composta por critérios de planejamento, execução do conteúdo e apresentação do trabalho final. O critério de planejamento considerará a competência do grupo em estruturar sua reportagem de maneira organizada e coerente. Na execução, serão observadas as habilidades de pesquisa, redação, captação áudio-fotográfica e edição de conteúdo multimídia que o grupo demonstrar. Já a apresentação avaliará a capacidade de defender o ponto de vista da reportagem e refletir criticamente sobre o tema escolhido. Exemplos concretos incluem a análise da clareza do texto, a qualidade das imagens e áudios capturados, e o impacto das informações apresentadas na conscientização ambiental.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados potencializam a capacidade dos alunos em articular os conhecimentos previamente adquiridos com as ferramentas tecnológicas disponíveis. Amplificando suas experiências de aprendizado, os recursos devem incluir essencialmente tecnologias de captura e edição de multimídia, assim como plataformas digitais acessíveis, promovendo a imersão realista nos campos de produção jornalística e consciência ambiental.

  • Computadores ou tablets com internet.
  • Ferramentas de edição de texto (Google Docs, MS Word).
  • Câmeras ou smartphones para fotos e áudios.
  • Plataforma de blog escolar (WordPress, Blogger).
  • Recursos didáticos sobre meio ambiente e comunicação visual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo