Esta atividade tem como objetivo levar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a criar um jornal mural para ser exposto na escola. Através desta tarefa, os estudantes serão desafiados a escolher temas de relevância para a comunidade escolar, englobando eventos, projetos sociais, entrevistas com funcionários ou cobertura de atividades extracurriculares. O processo envolverá pesquisa e entrevistas, permitindo aos alunos desenvolver habilidades como planejamento, coleta de informações, seleção de materiais visuais e organização do conteúdo no espaço do mural. O jornal mural não se limitará ao texto escrito; os alunos também poderão incluir fotos, desenhos e gráficos para tornar a apresentação de suas notícias mais rica e visualmente atraente. Esta atividade não somente estimula a criatividade e o senso crítico dos alunos, mas também promove a integração escolar e a consciência comunitária, à medida que exploram e relatam sobre os acontecimentos e as pessoas que fazem parte do seu ambiente escolar.
Nesta atividade, os alunos irão desenvolver competências fundamentais relacionadas à comunicação, pesquisa e expressão visual. Serão estimulados a identificar notícias de relevância, a aplicar técnicas de entrevista e pesquisa para coletar informações, e a organizar o conteúdo de forma atrativa e compreensível. A habilidade de trabalhar em equipe, o respeito pelos prazos e a capacidade de planejar e executar um projeto serão enfatizados. Além disso, abordará a importância do jornalismo e da comunicação para a formação cidadã, promovendo a reflexão sobre o papel dos meios de comunicação na sociedade.
A realização desta atividade abordará conceitos fundamentais do jornalismo e da comunicação visual, explorando diferentes formas de buscar e transmitir informações. Os alunos aprenderão sobre o processo de criação de um noticiário, desde a escolha do tema até a publicação final, e a importância da veracidade e ética jornalísticas. Serão também introduzidos a técnicas básicas de design gráfico para a composição de um jornal mural visualmente atraente.
A metodologia empregada será ativa, centrada no estudante, fomentando a autonomia na aprendizagem. Iniciaremos com uma exploração dos conceitos de jornalismo e comunicação, seguida de um estudo dirigido sobre técnicas de pesquisa e entrevista. Posteriormente, os alunos serão divididos em grupos, onde selecionarão os temas e desenvolverão suas notícias, aplicando os conhecimentos adquiridos. A colaboração e o feedback entre os grupos serão incentivados, visando aprimorar as habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada, planejadas para proporcionar uma experiência de aprendizagem completa e eficaz.
A avaliação desta atividade será baseada na participação individual e no trabalho em grupo. Será considerada a qualidade da pesquisa e das informações coletadas, a criatividade e originalidade na apresentação visual, o cumprimento dos prazos e a capacidade de trabalhar colaborativamente. Feedback específico será dado a cada grupo, focando nos pontos fortes e áreas para melhorias. Por fim, uma autoavaliação será solicitada a cada aluno, promovendo a reflexão sobre o próprio aprendizado e contribuição para o projeto.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais comuns de sala de aula, tais como papéis de mural, canetas, lápis, tesouras e cola. Além disso, o acesso a computadores e à internet será fundamental para a pesquisa de informações e coleta de imagens. Câmeras fotográficas ou smartphones também podem ser utilizados para a captura de fotos originais para o jornal.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula