Jornalistas em Ação!

Desenvolvida por: Kesia (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de Textos, Notícias, Reportagens

A atividade 'Jornalistas em Ação!' transformará os alunos em jornalistas por um dia, permitindo-lhes explorar o mundo da comunicação e expressão através da escrita de notícias. Na primeira aula, os alunos aprenderão sobre os elementos essenciais de uma notícia, como título, lead, corpo, e conclusão, além de técnicas para coleta de informações sobre acontecimentos relevantes em sua escola ou comunidade. Esta etapa é crucial para que possam observar e identificar fatos de interesse coletivo, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e curiosidade investigativa. Durante a segunda aula, os alunos redigirão suas notícias, aplicando o que aprenderam na prática escrita. Posteriormente, farão uma apresentação oral, simulando uma transmissão de telejornal, o que incentivará o desenvolvimento de habilidades de fala em público, organização de ideias e interação com a audiência. Esta atividade não só contribuirá para a melhoria das habilidades de escrita e oratória, mas também para o engajamento dos alunos com os temas da realidade social ao seu redor, promovendo a reflexão crítica sobre assuntos cotidianos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de coletar, organizar e sintetizar informações em formato de notícia, além de auxiliar no fomento do pensamento crítico e da habilidade de comunicação oral e escrita. Neste processo, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar acontecimentos relevantes e apresentá-los de forma coerente e atrativa, tanto na escrita quanto em uma apresentação oral. Ao utilizar a comunicação como ferramenta de expressão e relato de fatos, os alunos também serão incentivados a explorar as múltiplas dimensões de um evento, compreendendo e analisando diferentes perspectivas. Além disso, as habilidades de leitura crítica e reflexão contextual são estimuladas, reforçando a importância da responsabilidade ética na comunicação de notícias.

  • Desenvolver habilidades na produção e estruturação de textos jornalísticos.
  • Estimular a capacidade crítica e analítica na identificação de eventos relevantes.
  • Promover a confiança e clareza na apresentação oral de conteúdos informativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP19: Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.
  • EF67LP21: Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.
  • EF67LP33: Pontuar textos adequadamente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Jornalistas em Ação!' abrange temas centrais da produção textual, como estrutura de uma notícia, técnicas de coleta de informações e desenvolvimento de habilidades orais e escritas. Os alunos serão introduzidos aos elementos fundamentais de uma notícia, incluindo o título, lead, corpo e conclusão, além de aprenderem a identificar características de uma boa reportagem. Serão discutidas técnicas de investigação e entrevistas para que possam coletar informações relevantes dentro de sua realidade escolar ou comunitária. A prática de escrita jornalística será seguida por exercícios de reescrita e revisão, enfatizando a importância de uma boa pontuação e gramática. Complementando este aprendizado, os alunos terão oportunidade de simular apresentações de telejornal, contribuindo para a desenvoltura e clareza na comunicação oral.

  • Elementos fundamentais de uma notícia e reportagem.
  • Técnicas de coleta de informações e entrevistas.
  • As técnicas de coleta de informações e entrevistas são fundamentais para a prática jornalística e, na atividade 'Jornalistas em Ação!', os alunos terão a oportunidade de desenvolvê-las de maneira prática e interativa. A primeira etapa consiste em ensinar os alunos a identificar fontes confiáveis e relevantes para suas reportagens. Discuta com a turma sobre o que torna uma fonte confiável, incentivando-os a pensar criticamente sobre a veracidade das informações que consomem diariamente. Use exemplos de fontes comuns no contexto escolar, como professores e funcionários, e, comunitário, como líderes locais ou especialistas em determinados assuntos. Os alunos aprenderão a distinguir entre fontes primárias e secundárias, valorizando a originalidade e a profundidade das informações obtidas diretamente daqueles que vivenciaram os eventos relatados.

    Durante as aulas, os alunos também serão apresentados a técnicas básicas de entrevista, que incluem a elaboração de perguntas abertas que incentivem respostas mais detalhadas e a prática de escutar ativamente o entrevistado. Simule situações de entrevista na sala de aula, permitindo que os alunos desempenhem os papéis tanto de entrevistador como de entrevistado, para que vivenciem ambos os lados do processo. Enfatize a importância da postura ética e profissional durante uma entrevista, como manter a confidencialidade quando necessário e obter consentimento para uso das informações coletadas. Por fim, os alunos serão orientados a organizar as informações coletadas de forma clara e coerente, anotando os pontos principais e ideias centrais, para que possam utilizá-las eficientemente na redação de suas notícias.

  • Práticas de revisão e edição textual.
  • Estratégias para apresentações orais e simulação de telejornal.

Metodologia

Para engajar os alunos e maximizar o aprendizado, a atividade priorizará uma abordagem prática e participativa, aliada a momentos instrutivos. Inicialmente, será realizada uma introdução teórica sobre as características de uma notícia, utilizando exemplos reais para ilustrar os conceitos. A metodologia interativa será aplicada na coleta de informações, onde os alunos realizarão entrevistas e observações em campo, envolvendo-se ativamente com a realidade que os cerca. Na fase de escrita, a ênfase será na prática, com orientação individualizada para a produção dos textos. Durante a simulação de telejornal, habilidades como trabalho em equipe e comunicação oral serão primordiais, incentivando os alunos a colaborarem para uma apresentação coesa e bem estruturada. Este formato de aula dinâmica visa o protagonismo estudantil, promovendo a troca de ideias e o aprendizado mútuo.

  • Instrução teórica com exemplos práticos.
  • Atividades de coleta de dados em campo e entrevistas.
  • Sessões de escrita com feedback individual.
  • Simulação prática de apresentação de telejornal.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será dividido em duas aulas de 40 minutos, cada uma com foco em diferentes aspectos do aprendizado. Na Aula 1, os alunos receberão uma introdução teórica sobre notícias, explorando exemplos e participando de discussões guiadas para identificar os elementos essenciais de uma boa reportagem. Em seguida, lhes será dada a tarefa de escolher um tema e coletar informações na escola ou comunidade, permitindo um primeiro contato prático com o jornalismo. Na Aula 2, os alunos se dedicarão à escrita de suas notícias, com a orientação do professor para revisões e correções. No final da aula, as apresentações em formato de simulação de telejornal proporcionarão um encerramento prático e comunicativo, promovendo uma avaliação mútua conduzida por alunos e professor.

  • Aula 1: Introdução teórica e coleta de informações.
  • Momento 1: Abertura e Apresentação da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula recebendo os alunos de forma acolhedora e explique o objetivo da atividade 'Jornalistas em Ação!'. Utilize um breve vídeo ou exemplo de telejornal para ilustrar como funciona o jornalismo. Encoraje os alunos a compartilharem qualquer experiência que tenham tido com noticiários. É importante que os alunos compreendam a relevância do jornalismo e sua capacidade de influenciar a sociedade.

    Momento 2: Elementos de uma Notícia (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente os elementos fundamentais de uma notícia: título, lead, corpo e conclusão. Utilize exemplos práticos para destacar a importância de cada um desses elementos no contexto de uma notícia bem escrita. Permita que os alunos façam perguntas e incentivem que descobram os elementos em notícias trazidas de casa ou de jornais fornecidos. Oriente-os a identificar e sublinhar cada elemento em um artigo exemplar para prática. Observe se os alunos conseguem distinguir cada parte e ofereça feedback imediato para reforçar o aprendizado.

    Momento 3: Coleta de Informações em Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos e proponha que escolham um assunto em sua escola ou comunidade que gostariam de investigar. Oriente os grupos a elaborarem uma lista de perguntas relevantes para coletar informações. Instrua os alunos sobre técnicas básicas de entrevista e coleta de dados. Permita que cada grupo comece a coletar informações com base em suas perguntas, usando seus cadernos para anotar dados. Circule entre os grupos para monitorar o progresso e oferecer suporte onde necessário. Avalie o engajamento e a pertinência das perguntas criadas pelos alunos.

  • Aula 2: Redação de notícias e apresentações orais.
  • Momento 1: Planejamento da Redação (Estimativa: 10 minutos)

    Inicie a aula relembrando os elementos estruturais de uma notícia, como título, lead, corpo e conclusão. Instrua os alunos a revisarem as anotações feitas na atividade de coleta de informações do dia anterior e planejem a estrutura de suas notícias. Oriente-os a discutirem em duplas suas ideias de redação, incentivando a troca de críticas construtivas. Observe se estão considerando os elementos fundamentais da notícia e dê feedback imediato para que possam ajustar seus planos de redação antes de começarem a escrever.


    Momento 2: Redação da Notícia (Estimativa: 15 minutos)

    Permita que os alunos iniciem a redação de suas notícias individualmente. Circule pela sala para oferecer suporte e assegurar que os alunos estão utilizando os elementos discutidos. Dê atenção especial à coerência e coesão dos textos, oferecendo dicas de como melhor organizar suas informações. Utilize este momento para corrigir algum erro gramatical frequente e reforce a importância da revisão textual. Incentive os alunos a lerem seus textos em voz alta para si mesmos ou para um colega para ajudar na correção e ajustes finos.


    Momento 3: Preparação para a Apresentação Oral (Estimativa: 10 minutos)

    Oriente os alunos a resumirem suas notícias, destacando as partes mais importantes, e a ensaiarem a apresentação oral de seus textos. Instrua-os sobre como articular de forma clara e manter contato visual com o público. Encoraje que incluam perguntas retóricas para engajar a audiência. Aproveite para reforçar a importância da entonação e da variação de ritmo na fala para manter o interesse do público. Dê tempo para que os alunos ensaiem sozinhos ou em pares, praticando a comunicação oral.


    Momento 4: Apresentações Orais e Feedback (Estimativa: 5 minutos)

    Escolha alguns alunos para apresentarem suas notícias para a turma. Avalie a clareza, organização e confiança durante a apresentação. Forneça feedback construtivo, considerando aspectos como a estrutura do conteúdo, clareza e expressividade durante a apresentação. Encoraje a turma a também fornecer feedback positivo aos colegas que apresentaram, incentivando um ambiente de aprendizagem colaborativo e de apoio.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma contínua e incluirá múltiplos métodos, adaptando-se às diversas habilidades desenvolvidas pelos alunos. Primeiramente, na avaliação formativa durante a primeira aula, será considerada a participação dos alunos nas atividades de discussão e na coleta de informações, observando o engajamento e a capacidade crítica de identificar eventos relevantes na comunidade. Como critério, a relevância e pertinência das perguntas elaboradas pelos alunos durante o levantamento de informações também serão avaliados. Na segunda aula, a atividade focará na autoavaliação e avaliação entre pares durante as apresentações orais, onde os alunos terão a oportunidade de dar e receber feedback construtivo sobre a clareza e organização de suas apresentações. Já a avaliação das produções textuais levará em conta a estrutura do texto, a coerência e a correção gramatical, de acordo com os critérios previamente acordados. Este formato garante uma abordagem inclusiva e construtiva, oferecendo aos alunos a oportunidade de refletirem sobre seu próprio desenvolvimento, além de fomentar um ambiente colaborativo e crítico.

  • Engajamento e qualidade na coleta de informações.
  • Relevância das perguntas sobre eventos da comunidade.
  • Autoavaliação e feedback entre pares em apresentações.
  • Avaliação da estrutura, coerência e gramática dos textos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais didáticos e ferramentas tecnológicas que facilitarão o processo de coleta e apresentação das informações. Recomenda-se o uso de cadernos ou tablets para anotações durante as práticas de coleta de dados e entrevistas, garantindo que os alunos registrem suas observações de forma eficiente. Além disso, será importante ter acesso a exemplares de jornais e revistas que servirão de referência para a compreensão dos elementos de uma notícia. Para as apresentações orais simuladas, o uso de um projetor ou equipamento audiovisual poderá enriquecer a experiência, permitindo que os alunos tenham um aprendizado mais envolvente ao visualizar suas apresentações. Esses recursos buscam estimular a criatividade e a autonomia dos alunos ao longo das aulas.

  • Cadernos ou tablets para anotações.
  • Jornais e revistas como referência.
  • Equipamento audiovisual para apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos o desafio dos professores em lidar com tantas responsabilidades diárias, mas é crucial garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário à educação. Neste plano de aula, ainda que não haja condições específicas definidas, sugerimos estratégias simples para tornar as atividades mais acessíveis e inclusivas. Durante a atividade de coleta de informações, por exemplo, os alunos podem trabalhar em grupos heterogêneos, promovendo a colaboração e o apoio mútuo entre eles. A diversidade linguística e cultural será respeitada através da valorização de narrativas de diferentes pontos de vista. Além disso, para assegurar uma comunicação eficaz, o professor pode fornecer um guia escrito com o passo a passo das atividades, facilitando a compreensão para aqueles com diferentes estilos de aprendizagem. Na parte das apresentações, o uso de recursos visuais e a oferta de tempo extra, se necessário, podem ser integrados para ajudar todos os alunos a participarem efetivamente. A constante observação e diálogo com os alunos também atuará como ferramenta de apoio para ajustar atividades de acordo com as necessidades de cada um.

  • Trabalho em grupos heterogêneos para apoio mútuo.
  • Valorização da diversidade linguística e cultural.
  • Fornecer guia escrito das atividades.
  • Uso de recursos visuais e tempo extra.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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