Jornalistas em Ação!

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, Produção de textos, Parcialidade em textos jornalísticos

A atividade 'Jornalistas em Ação!' permite que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se tornem jornalistas por um dia, explorando a maneira como as notícias podem ser moldadas por diferentes perspectivas de quem as escreve. Ao longo de três aulas interativas, os estudantes irão discutir conceitos de parcialidade e imparcialidade nos textos jornalísticos, produzindo suas próprias notícias e refletindo criticamente sobre suas escolhas de narrativa. Na primeira aula, haverá uma discussão em sala sobre exemplos reais de notícias, onde os alunos poderão identificar o grau de parcialidade presente nos textos. A segunda aula será voltada para a criação de uma notícia fictícia em equipe, permitindo que os alunos pratiquem alterando elementos do texto de modo a mudar a percepção do leitor. Na terceira e última aula, as equipes apresentarão suas reportagens e, em seguida, participarão de uma discussão sobre o impacto das escolhas de cada grupo, incentivando a reflexão crítica sobre o papel do jornalista na sociedade. Esta atividade não só promove habilidades de leitura e escrita, como também estimula pensamento crítico e discussão saudável em grupo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centralizados em sensibilizar os alunos sobre a importância de uma leitura crítica dos textos jornalísticos, além de desenvolverem competências de produção textual alinhadas à transparência e à integridade informativa. Ao identificar as nuances de parcialidade, eles serão capazes de aplicar esses conhecimentos na escrita de suas próprias notícias, respeitando os valores éticos essenciais do jornalismo. O exercício de escrita e discussão em equipe promoverá habilidades colaborativas, essenciais para o desenvolvimento social e comunicativo. Além disso, a avaliação dos relatos fictícios permitirá que os alunos exercitem o pensamento crítico para entender como as escolhas de linguagem e enfoque podem alterar a percepção pública dos eventos. A atividade procura incutir uma consciência crítica sobre as fontes de informação, aguçando a capacidade dos alunos de questionar e analisar os textos apresentados pelos meios de comunicação.

  • Sensibilizar os alunos sobre a leitura crítica de textos jornalísticos.
  • Desenvolver competências de produção textual éticas e transparentes.
  • Promover a habilidade de identificação de parcialidade nos textos.
  • Estimular o pensamento crítico sobre a escolha de linguagem nos textos.
  • Fomentar a colaboração entre colegas no ambiente de aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP01: Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.
  • EF06LP02: Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.
  • EF06LP04: Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade visa a explorar a intersecção entre habilidades de leitura crítica e a produção textual no formato jornalístico. Enfatizando o reconhecimento da parcialidade, os alunos irão se familiarizar com diferentes gêneros de textos jornalísticos, como notícia, reportagem e editorial, compreendendo a centralidade de cada um. A análise de linguagens, especialmente o uso de substantivos, adjetivos e verbos em diferentes modos, permitirá aos alunos identificarem as intenções e os motivos por trás da escolha lexical de diferentes autores. Essa análise também traz à tona uma compreensão mais profunda de como as narrativas são construídas e das implicações dessas escolhas para o entendimento do leitor.

  • Introdução aos gêneros jornalísticos: notícia, reportagem, editorial.
  • Leitura crítica e identificação de parcialidade.
  • Estratégias de produção textual jornalística.
  • Análise de linguagem: substantivos, adjetivos e verbos.
  • Construção crítica de narrativas jornalísticas.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade é voltada para o engajamento dos alunos através de discussões e trabalhos colaborativos em equipe. Durante as aulas, serão utilizados métodos interativos que envolvem os alunos em análises críticas e reflexivas, estimulando a participação ativa e a troca de ideias. O formato de trabalho em grupos permite que os alunos desenvolvam suas competências sociais, aprendendo a articular suas ideias enquanto respeitam as dos outros. Além disso, a atividade estimulante dos alunos criar suas próprias notícias facilita a aplicação dos conceitos teóricos de forma prática, fixando o conhecimento adquirido por meio de um processo de aprendizagem hands-on. Este método de ensino ativo possibilita que os estudantes assumam o papel de protagonistas no seu processo de aprendizagem, permitindo-lhes explorar o tema de forma significativa.

  • Discussões coletivas sobre parcialidade em textos.
  • Análise crítica de exemplos reais de textos jornalísticos.
  • Trabalho colaborativo em grupo.
  • Produção e apresentação de notícias fictícias.
  • Reflexão em grupo sobre as escolhas de linguagem.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi desenvolvido para cobertura do conteúdo em três aulas, cada uma com 60 minutos de duração. A primeira aula é destinada à introdução e discussão de conceitos chave sobre parcialidade em textos jornalísticos, através de exemplos ilustrativos. Na segunda aula, os alunos serão divididos em grupos para criarem suas próprias notícias a partir de acontecimentos fictícios, praticando a manipulação de diferentes elementos textuais. A terceira e última aula será reservada para as apresentações das notícias produzidas pelos alunos e para o feedback construtivo entre os grupos, assim como uma discussão aprofundada sobre como as diferentes abordagens influenciaram a percepção dos eventos. Esse cronograma assegura que os alunos tenham tempo suficiente para absorver os conceitos centrais, participar ativamente e refletir sobre o que aprenderam.

  • Aula 1: Discussão sobre imparcialidade e parcialidade em textos jornalísticos com análise de exemplos reais.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Imparcialidade e Parcialidade (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando os conceitos de imparcialidade e parcialidade por meio de uma breve exposição oral. Utilize exemplos simples do cotidiano para ilustrar como diferentes perspectivas podem influenciar a percepção de um fato. Pergunte aos alunos sobre situações em que perceberam parcialidade em relatos que ouviram ou leram. Oriente os alunos a anotarem ideias-chave.

    Momento 2: Análise Crítica de Textos Jornalísticos Reais (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua cópias de textos jornalísticos reais, previamente selecionados, que mostrem diferentes graus de imparcialidade. Oriente os alunos a trabalharem em pares para identificar elementos que indicam a parcialidade do autor, como adjetivos carregados, escolhas de verbos e a estrutura do texto. Circule pela sala para auxiliar os grupos e oferecer sugestões. É importante que você observe se os alunos conseguem apontar exemplos específicos de parcialidade e destaque as análises mais pertinentes para a turma.

    Momento 3: Discussão Coletiva (Estimativa: 20 minutos)
    Promova uma discussão coletiva onde cada par compartilhará suas conclusões sobre os textos analisados. Facilite a troca de ideias, incentivando os alunos a discutirem diferentes interpretações e percepções da mesma notícia. Questione-os sobre como cada elemento textual analisado pode influenciar a compreensão do leitor. Registre, no quadro, os principais pontos debatidos. Avalie a capacidade de argumentação dos alunos e o respeito às opiniões divergentes.

  • Aula 2: Criação colaborativa de uma notícia baseada em um acontecimento fictício.
  • Momento 1: Introdução ao Projeto de Notícia Fictícia (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula recapitulando brevemente os conceitos de parcialidade e imparcialidade discutidos na aula anterior. Explique aos alunos que, nesta aula, eles terão a oportunidade de criar suas próprias notícias baseadas em um acontecimento fictício. Distribua um cenário inicial para todas as equipes, que deve ser bastante genérico, permitindo interpretações e criações variadas. Por exemplo, Um objeto brilhante foi visto no céu na noite passada. Oriente-os sobre como dividir o tempo e usar a criatividade. Monitore se os alunos compreenderam a proposta e incentive-os a fazer perguntas.

    Momento 2: Planejamento e Distribuição de Tarefas (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em grupos pequenos, garantindo que todos tenham papéis bem definidos, como redator, revisor, pesquisador ou editor. Oriente os grupos a discutirem diferentes ângulos e abordagens possíveis para a notícia baseada no cenário fornecido. Incentive-os a considerar os diferentes tipos de leitores ao escolherem suas abordagens. Durante este tempo, circule entre os grupos para ajudar na distribuição das tarefas e solução de dúvidas. Observe se há participação equitativa entre os alunos e intervenha quando necessário para garantir a colaboração.

    Momento 3: Redação da Notícia (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que as equipes iniciem a redação de suas notícias, utilizando recursos impressos ou digitais disponíveis. Oriente para que se atentem à escolha de palavras, adjetivos e verbos, a fim de garantir que a notícia tenha impacto, mas sem ultrapassar os limites éticos discutidos anteriormente. Recomende que leiam o rascunho em voz alta dentro do grupo para identificar possíveis falhas ou melhorias. Faça intervenções pontuais para apoiar grupos que demonstrem dificuldade em avançar. Avalie a clareza e a coesão das notícias enquanto os alunos progridem.

    Momento 4: Revisão e Aperfeiçoamento (Estimativa: 10 minutos)
    Incentive os grupos a realizar uma revisão final de seus textos, focando na correção de erros gramaticais e de coesão. Oriente-os a verificar se a notícia atende a todos os critérios discutidos no início da aula. Peça que um aluno de cada grupo leia a notícia para a sala, enquanto os outros grupos fazem anotações ou sugestões. Aplique critérios de avaliação como clareza, coesão e identificação de parcialidade. Avalie se as sugestões de melhorias são construtivas e baseadas nos critérios definidos.

  • Aula 3: Apresentações das notícias produzidas e reflexão sobre o impacto das escolhas dos grupos.
  • Momento 1: Abertura e Preparação para Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula relembrando aos alunos a atividade da última aula e explicando brevemente o que acontecerá durante as apresentações. Reforce a importância de escutar as apresentações dos colegas com atenção e respeito, e de fazer anotações para a discussão reflexiva posterior. Distribua os grupos pela sala, garantindo que todos tenham espaço adequado para realizar suas apresentações. Assista às preparações iniciais para assegurar que os grupos estão prontos e motivados.

    Momento 2: Apresentação das Notícias pelos Grupos (Estimativa: 30 minutos)
    Cada grupo terá aproximadamente 5 minutos para apresentar sua notícia. Instrua o grupo a ler a notícia e destacar as escolhas de linguagem feitas e sua justificativa. Oriente quanto ao uso adequado do tempo para que todos os grupos tenham a oportunidade de se apresentar. É importante que o professor intervenha caso algum grupo precise de apoio ou orientação extra durante a apresentação. Avalie a clareza da apresentação, a argumentação das escolhas de linguagem e a participação equilibrada dos membros do grupo.

    Momento 3: Discussão Reflexiva e Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Encerre as apresentações iniciando uma discussão guiada sobre o impacto das escolhas feitas por cada grupo nas suas notícias. Pergunte aos alunos como perceberam a parcialidade ou imparcialidade nas notícias e de que forma as escolhas de linguagem influenciaram a compreensão. Incentive a turma a compartilhar suas anotações e opiniões, promovendo um debate respeitoso e produtivo. Observe a capacidade dos alunos em defender suas ideias, demonstrar pensamento crítico e respeitar diferentes pontos de vistas. Registre no quadro as ideias principais discutidas.

    Momento 4: Fechamento e Avaliação Final (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula solicitando que cada grupo escreva um breve feedback sobre o processo de criação e apresentação da notícia, destacando o que aprenderam sobre a parcialidade jornalística. Recolha os feedbacks para uma avaliação posterior e ofereça algumas considerações finais sobre a importância da imparcialidade e a responsabilidade jornalística.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, é importante permitir intervalos curtos entre as apresentações para manter o foco, e garantir que possam participar ativamente nos momentos de discussão. Pense em criar um papel específico para esses alunos durante as apresentações, como responsável por anotar as sugestões, para mantê-los engajados. Para alunos com deficiência intelectual, ofereça apoio visual e roteiros simplificados das apresentações. Considere o uso de materiais impressos em formato de leitura fácil para acompanhar as apresentações. Para alunos que enfrentam barreiras socioeconômicas, assegure-se de que possuem materiais básicos, e encoraje o trabalho em grupo de forma que eles se sintam integrados, destacando o valor de suas contribuições na discussão e nas apresentações.

Avaliação

A avaliação proposta para esta atividade é centrada no desenvolvimento das competências e habilidades estabelecidas no plano. O objetivo da avaliação é verificar a compreensão dos alunos sobre a parcialidade em textos, sua capacidade de produção textual e de trabalho em equipe. Os critérios de avaliação incluem a clareza e coesão do texto produzido, a habilidade de identificar e discutir os graus de parcialidade dos textos criados, e a cooperação durante as atividades em grupo. Um exemplo prático é a utilização de um rubrica avaliativa, onde cada grupo é avaliado com base em critérios pré-determinados como coerência, originalidade e colaboração. Adicionalmente, feedbacks construtivos serão fornecidos para apoiar o aprendizado contínuo. As adaptações necessárias para alunos com necessidades específicas, como TDAH e deficiência intelectual, serão consideradas, ajustando a quantidade de texto produzida ou oferecendo tempo adicional, se necessário. Em termos de inclusão, serão garantidas oportunidades para as várias formas de contribuição, respeitando as diferentes habilidades dos alunos.

  • Avaliação de clareza e coesão dos textos produzidos.
  • Análise da capacidade crítica de identificação da parcialidade.
  • Observação da cooperação e participação durante as atividades de grupo.
  • Utilização de rubrica avaliativa para feedback construtivo.
  • Adaptações para necessidades específicas de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para apoiar a execução desta atividade, será utilizada uma variedade de materiais, recursos e ferramentas que favorecem o aprendizado e o engajamento dos alunos. A atividade requer o uso de quadros brancos para explorar exemplos de textos, materiais impressos de notícias reais para análise crítica, e dispositivos eletrônicos opcionais para a pesquisa e escrita digital dos textos ficcionais. Além disso, artefatos visuais serão empregados para ilustrar conceitos de parcialidade e imparcialidade, assim como exemplos pitorescos de linguagem utilizada em diferentes gêneros jornalísticos. Os recursos empregados são pensados para maximizar a acessibilidade e inclusão, empregando uma abordagem multimodal que atende a diferentes estilos de aprendizagem.

  • Quadros brancos e materiais para anotações.
  • Textos jornalísticos reais impressos para análise.
  • Recursos digitais para desenvolvimento de textos.
  • Artefatos visuais para ilustração de parcialidade.
  • Materiais impressos e digitais para trabalho em grupo.

Inclusão e acessibilidade

Caro professor, sabemos que você enfrenta desafios complexos diariamente ao buscar adaptar suas práticas e currículos para todos os alunos. No entanto, oferecemos algumas estratégias práticas para garantir a inclusão de todos os nossos alunos nesta atividade. Iniciar cada aula com diretrizes claras e consistência ajudará a manter os alunos com TDAH focados, enquanto que para os alunos com deficiência intelectual, poderíamos utilizar materiais didáticos de fácil compreensão e linguagem simplificada. Para alunos afetados por barreiras socioeconômicas, atividades que não dependam de tecnologia avançada podem ser úteis. É fundamental que todos os alunos sintam-se confortáveis e incluídos, por isso, fomentar a interação entre todos os alunos e oferecer apoio individualizado, quando necessário, são ações recomendadas. Estar atento a sinais de dificuldade desses alunos e comunicar-se com as famílias quando necessário é igualmente importante. Muitos ajustes são pequenos, mas podem fazer uma grande diferença para garantir que todos os alunos tenham igual acesso à educação de qualidade.

  • Instruções claras e organizadas para ajudar alunos com TDAH.
  • Materiais didáticos simplificados e adaptáveis.
  • Atividades adaptadas para evitar dependência tecnológica elevada.
  • Suporte individual disponibilizado conforme necessário.
  • Monitoramento de sinais de dificuldade e contato com a família.

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