Esta atividade prática visa transformar a sala de aula em uma redação jornalística dinâmica, onde os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de jornalistas por um dia. Iniciando com um estudo teórico acerca dos diferentes gêneros jornalísticos, com ênfase na notícia, os alunos aprenderão a importância da objetividade, clareza e veracidade das informações. Segue-se a formação de equipes de reportagem, onde cada grupo escolherá um tema atual de interesse para investigação. As etapas incluirão pesquisa sobre o tema, realização de entrevistas com fontes confiáveis, redação da notícia e, finalmente, revisão do texto produzido. O projeto culmina com uma exposição oral em que as equipes apresentarão suas notícias, praticando habilidades de escrita, oratória e trabalho em equipe. Será uma oportunidade para que os estudantes compreendam o papel do jornalismo na sociedade e desenvolvam senso crítico sobre as informações consumidas diariamente.
Os objetivos desta atividade englobam o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e análise crítica dos alunos, além de promover o trabalho em equipe e a oratória. Através da prática jornalística, espera-se que os estudantes sejam capazes de diferenciar e produzir diferentes gêneros jornalísticos, com foco na notícia, compreendendo suas estruturas e características. Além disso, a atividade visa estimular a pesquisa e o questionamento sobre temas atuais, fomentando um olhar crítico sobre as fontes de informação e a importância da veracidade dos fatos na construção do conhecimento.
O Conteúdo Programático abrange um estudo inicial sobre os gêneros jornalísticos, com destaque para a notícia, artigo, editorial, entre outros, abordando suas características, finalidades e diferenças. Será explorada a importância da escolha de temas atuais e relevantes, técnicas de pesquisa e entrevista para a coleta de informações confiáveis, além de noções sobre redação jornalística, incluindo estrutura de uma notícia, objetividade e clareza. Haverá, também, um módulo sobre revisão de textos, enfatizando a importância da correta utilização da língua portuguesa.
A metodologia empregada nesta atividade será a Aprendizagem Baseada em Projetos, procurando proporcionar aos alunos uma experiência educacional ativa e significativa. Os estudantes serão encorajados a escolher temas atuais de interesse, realizar pesquisas e entrevistas, e a produzir notícias, simulando uma redação jornalística real. As atividades em grupo visam promover o trabalho colaborativo, a comunicação eficaz e a organização. A exposição oral das notícias produzidas permitirá não só a prática da oratória, mas também uma oportunidade para receber feedback construtivo de colegas e professores.
A atividade será desenvolvida ao longo de 8 encontros, divididos em fases como estudo teórico, formação de equipes, pesquisa e escolha de temas, entrevistas, redação das notícias, revisão, preparação e realização das exposições orais. Cada fase será alocada em pelo menos duas aulas de 50 minutos, totalizando uma carga horária de 19 horas distribuídas em 22.8 aulas, com momentos dedicados à tutoria e feedback.
A avaliação desta atividade será contínua e processual, considerando diversos aspectos do desenvolvimento do projeto por cada equipe. Serão avaliados a escolha do tema, a qualidade da pesquisa e das entrevistas realizadas, a coerência, coesão e objetividade na redação das notícias, além do desempenho durante a exposição oral. A participação individual e o trabalho em equipe também serão criteriosos na avaliação. Os professores poderão fornecer feedbacks regulares para orientar os alunos durante todo o processo, permitindo aprimoramentos contínuos. Exemplos de elementos avaliativos incluem a originalidade do tema, a profundidade da pesquisa, a clareza e correção linguística do texto, além da criatividade e fluência na apresentação oral.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet e a jornais e revistas (digitais ou impressos) para pesquisa, computadores ou tablets para redação das notícias, um espaço adequado para as exposições orais, e material de papelaria para anotações durante as entrevistas e pesquisa. Adicionalmente, pode-se utilizar softwares de edição de texto e apresentação para colaboração das equipes na elaboração dos textos e apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula