Letras pela Paz: Criando Poemas de Mudança

Desenvolvida por: Debora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Direitos Humanos e Cultura de Paz

Nessa atividade, 'Letras pela Paz: Criando Poemas de Mudança', destinada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, os estudantes serão incentivados a explorar a arte da poesia como um instrumento de reflexão e promoção dos Direitos Humanos e da Cultura de Paz. Divididos em grupos, eles receberão materiais como vídeos e textos para estudar em casa, seguindo a metodologia da Sala de Aula Invertida. Na sala de aula, iniciaremos com uma Roda de Debate para discutir os conteúdos estudados, incentivando a troca de ideias e o desenvolvimento crítico dos alunos. Em seguida, cada grupo será desafiado a criar poemas que reflitam os temas estudados, utilizando recursos visuais e sonoros. Esses poemas serão, primeiramente, expostos em um mural da escola, proporcionando uma ampla visualização da obra pelos demais estudantes e funcionários. Posteriormente, os grupos produzirão vídeo-poemas, que integrarão arte e reflexão, servindo como meio para a mudança social. Essa atividade busca não apenas aprimorar as habilidades linguísticas dos alunos, mas também promover uma consciência social e empática através da expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma oportunidade de explorar, de maneira crítica e criativa, temas significativos como os Direitos Humanos e a Cultura de Paz. Ao utilizar a poesia como veículo para essa exploração, os alunos irão desenvolver não apenas suas habilidades de escrita e expressão lírica, mas também suas competências de interpretação de texto, pensamento crítico e empatia. Adicionalmente, a atividade visa incentivar o trabalho colaborativo, a pesquisa e a habilidade de falar em público. Ao fim, espera-se que os estudantes tenham uma compreensão mais profunda dos temas abordados e que consigam utilizar a arte como meio de expressão e advocacia por questões sociais importantes.

  • Desenvolver habilidades de escrita e expressão poética
  • Estimular o pensamento crítico sobre Direitos Humanos e Cultura de Paz
  • Fomentar a empatia e o respeito às diferenças
  • Incentivar a pesquisa e o uso de recursos multimídia
  • Promover habilidades de comunicação e apresentação

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF67LP11
  • description": "Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos." }, { "code": EF67LP31
  • description": Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.

Conteúdo Programático

A proposta pedagógica desta atividade enfoca a interdisciplinaridade, pautada na Língua Portuguesa, Artes e Ciências Humanas, para permitir que os alunos explorem os Direitos Humanos e a Cultura de Paz através da poesia. O uso da Sala de Aula Invertida como metodologia preparatória busca envolver os estudantes ativamente no seu processo de aprendizagem, ao passo que a Roda de Debate é fundamental para o desenvolvimento das habilidades argumentativas e de escuta. Finalmente, a criação dos poemas e vídeo-poemas propicia uma aplicação prática dos conceitos estudados, além de estimular a criatividade e o uso de recursos tecnológicos.

  • Direitos Humanos
  • Cultura de Paz
  • Poemas sobre sociedade e cultura
  • Recursos visuais e sonoros em poesia
  • Tecnologia na criação artística

Metodologia

Esta atividade emprega uma combinação de metodologias ativas para maximizar o engajamento e o aprendizado dos estudantes. Iniciaremos com a metodologia da Sala de Aula Invertida, onde os alunos deverão preparar-se previamente assistindo a vídeos e lendo textos sobre os temas propostos. Em classe, utilizaremos a Roda de Debate para discutir e aprofundar os conhecimentos adquiridos, facilitando uma maior interação entre os alunos. A partir dessa discussão, os grupos serão formados para a criação dos poemas, onde a Aprendizagem Baseada em Projetos será o foco. A atividade culmina na produção de vídeo-poemas, que permitirá aos alunos explorarem a integração entre texto, som e imagem, além de apresentar os trabalhos para a comunidade escolar.

  • Sala de Aula Invertida
  • Roda de Debate
  • Trabalho em grupo
  • Escrita e edição de poemas
  • Produção de vídeo-poemas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, conduziremos a Roda de Debate para discutir os materiais previamente estudados e iniciaremos a formação dos grupos e a esboço dos poemas. Na segunda sessão, os grupos finalizarão a escrita dos poemas e iniciarão a produção dos vídeo-poemas. Uma sessão adicional pode ser necessária para a conclusão e apresentação dos vídeo-poemas.

  • Aula 1: Introdução, Roda de Debate e início da criação dos poemas
  • Aula 2: Finalização dos poemas e início da produção dos vídeo-poemas
  • Aula 3 (opcional): Conclusão e apresentação dos vídeo-poemas

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada em critérios como criatividade, profundidade de reflexão sobre os temas Direitos Humanos e Cultura de Paz, uso adequado de recursos visuais e sonoros e eficácia na comunicação das ideias. Cada grupo receberá feedback sobre os aspectos positivos de seu trabalho e áreas para melhoria. Além disso, a avaliação considerará o trabalho em equipe, o engajamento nas discussões e a habilidade de integrar os conhecimentos adquiridos na criação dos poemas e vídeo-poemas. Serão fornecidos exemplos de critérios específicos para orientar os estudantes no desenvolvimento de seus projetos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acessos à internet para a pesquisa dos materiais de preparação e produção dos vídeo-poemas, além de materiais para a escrita dos poemas como papel, canetas e lápis. O uso de softwares de edição de vídeo, que possam ser acessados gratuitamente ou disponibilizados pela escola, será imprescindível para a finalização dos vídeo-poemas. Outros materiais como câmeras digitais ou smartphones, microfones e fones de ouvido podem ser necessários, dependendo dos recursos disponíveis na escola.

  • Vídeos e textos sobre Direitos Humanos e Cultura de Paz
  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis)
  • Acesso à internet
  • Softwares de edição de vídeo
  • Câmeras digitais ou smartphones e microfones (se disponíveis)

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