A atividade Maratona de Histórias propõe uma maneira inovadora e envolvente de abordar leitura, compreensão e produção textual entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Organizados em grupos, os alunos recebem o começo de uma narrativa e a missão de ler e escrever sua continuação, estimulando a criatividade, a interpretação de texto e o trabalho em equipe. Após um determinado período, as tramas são passadas para outro grupo, que, por sua vez, leem o que foi desenvolvido e adicionam novos elementos à história. Este processo de rotação continua até que as histórias sejam concluídas. Ao final, as narrativas completas são compartilhadas com toda a classe, permitindo uma rica discussão sobre as diferentes abordagens de escrita, a estrutura narrativa e a expressão criativa. Esta atividade é uma aplicação prática da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, visando não apenas o aprendizado de conteúdos programáticos, mas também o desenvolvimento de competências sociais e de pensamento crítico.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de leitura e produção textual, além de estimular a criatividade, a cooperação entre pares e o pensamento crítico. Os alunos aprenderão a construir narrativas coesas, respeitando a continuidade das histórias criadas pelos colegas, o que exigirá atenção e compreensão leitora fina. Será também uma oportunidade para os estudantes explorarem diferentes estilos de escrita e ampliarem seu repertório linguístico e cultural. Através da troca de histórias entre os grupos, espera-se que desenvolvam uma maior sensibilidade para a diversidade de interpretações e construções narrativas.
A Maratona de Histórias insere-se no Conteúdo Programático de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental, enfocando principalmente a leitura, a interpretação e a produção de textos. A metodologia ativa aplicada, aliada à dinâmica de jogo, facilita a imersão dos alunos no processo de aprendizagem, tornando a experiência mais significativa e prazerosa. A atividade proporciona um ambiente rico para a aplicação de conhecimentos linguísticos e literários, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
A implementação da Maratona de Histórias baseia-se na Aprendizagem Baseada em Jogos, aproveitando a natureza lúdica para engajar os alunos. A dinâmica de grupos e a rotação das histórias são centrais para esta metodologia, permitindo que a aprendizagem ocorra de forma colaborativa e interativa. Cada grupo será responsável por dar continuidade às histórias, promovendo uma atmosfera de cooperação e criatividade. As discussões coletivas ao final da atividade servirão como momentos reflexivos, onde os alunos poderão compartilhar suas experiências e compreender a diversidade de perspectivas.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será apresentada a atividade e serão formados os grupos, iniciando-se a primeira fase da escrita. Na segunda aula, ocorrerão as rotações das histórias e a finalização dos textos, seguida da leitura coletiva e discussão.
A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, o envolvimento e a contribuição de cada aluno para o trabalho em grupo. Serão considerados critérios como criatividade na escrita, capacidade de manter a coerência da narrativa, e a qualidade da participação nas discussões. O objetivo é valorizar o processo de aprendizagem colaborativa e a evolução das habilidades de leitura e escrita dos alunos, mais do que o produto final em si. Exemplos de avaliação poderão incluir a autoavaliação, a avaliação pelos pares e feedbacks construtivos.
Para a realização da Maratona de Histórias, serão necessários materiais básicos como papel e caneta para cada grupo, além de cópias dos inícios das histórias preparadas pelo professor. A sala de aula deverá permitir a formação de grupos de trabalho com espaço adequado para que possam discutir e escrever. Pode-se também utilizar recursos digitais, como tablets ou computadores, se disponíveis, para a composição das histórias, adaptando o formato da atividade para o ambiente digital.
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