Com o objetivo de trazer uma compreensão mais profunda sobre as diversas faces dos conflitos atuais que afetam nosso mundo, a atividade 'Notícias em Movimento: Entrevistando o Mundo' propõe uma viagem virtual até regiões em guerra. Através da internet e outras fontes, os alunos irão se debruçar sobre a pesquisa desses contextos, com o intuito de elaborar e simular uma entrevista com personalidades - reais ou fictícias - que vivenciam esses conflitos. Essa atividade pede que os estudantes, primeiramente, selecionem uma região em conflito, depois, recolham informações detalhadas sobre o local e suas condições atuais. A seguir, criarão um personagem ou basearão sua entrevista em uma personalidade real que, em teoria, vive a guerra no local escolhido. Os alunos elaborarão perguntas que abordem os diversos aspectos do conflito, bem como simularão as respostas utilizando as informações pesquisadas. Finalmente, compartilharão as entrevistas com a turma, proporcionando uma compreensão multifacetada sobre as guerras e conflitos atuais.
Esta atividade visa aprimorar a capacidade dos alunos de pesquisar, compreender e sintetizar informações complexas sobre eventos globais atuais, especialmente conflitos. Além disso, busca estimular a empatia e o pensamento crítico ao colocar os estudantes na posição de habitantes dessas regiões conflitantes. Ao elaborar e conduzir entrevistas fictícias, os alunos praticarão habilidades de escrita criativa, entendimento de gêneros jornalísticos, e desenvolverão uma compreensão mais profunda sobre a dinâmica e as consequências das guerras.
O programa desta atividade se volta para a exploração e análise de conflitos mundiais através da mídia jornalística. Trata-se de uma oportunidade para os alunos aprenderem não somente sobre as notícias em si mas também sobre os métodos de coleta e interpretação dessas informações. Tais habilidades são fundamentais para o desenvolvimento de cidadãos informados e críticos.
Para essa atividade, adotaremos a metodologia 'Atividade Mão-na-massa', incentivando a participação ativa dos alunos em todo o processo de aprendizagem. Eles serão encorajados a explorar, pesquisar e compartilhar suas descobertas, numa abordagem que privilegia a experiência direta e a prática como formas de construção do conhecimento. Esta metodologia permite que os alunos se envolvam mais profundamente com o conteúdo, promovendo uma aprendizagem significativa.
A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao projeto e iniciarão as pesquisas sobre os conflitos. No segundo encontro, eles finalizarão suas entrevistas e compartilharão com a classe, seguido de uma discussão aberta sobre as descobertas.
Os alunos serão avaliados com base na profundidade e precisão de suas pesquisas, na criatividade e clareza de suas entrevistas, e na contribuição para as discussões em sala de aula. Será dada especial atenção à habilidade de sintetizar informações complexas e apresentá-las de maneira compreensível e envolvente. Exemplos de boas práticas e pontos a serem melhorados serão discutidos coletivamente ao final das apresentações.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso à internet para a pesquisa, recursos para redação e edição de textos, como computadores ou papel e caneta, e um espaço apropriado para as apresentações e discussões. Incentiva-se o uso de recursos visuais ou digitais para enriquecer as apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula