A atividade 'Notícias na Ponta da Língua!' tem como propósito desenvolver nos alunos do 6º ano a capacidade de interpretar e criar textos jornalísticos, explorando diferentes gêneros e suas estruturas características. Por meio de uma abordagem diversificada que inclui rodas de debate, aulas expositivas, metodologia de sala de aula invertida, jogos dinâmicos e atividades práticas de criação de reportagens, pretende-se fomentar o desenvolvimento de habilidades linguísticas, críticas e sociais. Essa proposta pedagógica busca envolver os estudantes de forma ativa, permitindo que elucubrem sobre a centralidade da notícia na sociedade atual, além de promover um entendimento crítico sobre como a informação é transmitida e interpretada. Inspirada nos princípios da educação inclusiva e colaborativa, a atividade também objetivará facilitar a adaptação e sucesso de alunos com TDAH, TEA (Nível 1) e deficiência intelectual, utilizando estratégias pedagógicas adaptativas e recursos acessíveis para todos.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento das competências necessárias para a leitura crítica e produção de textos jornalísticos, alinhadas às habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os alunos serão estimulados a estabelecer relações entre diferentes gêneros jornalísticos, reconhecendo o papel central da notícia. Ademais, a atividade integrará a análise da função dos substantivos e adjetivos, bem como suas flexões, como parte essencial do aprendizado da língua. Com uma abordagem prática e inclusiva, espera-se que os alunos aprimorem suas competências comunicativas e socioemocionais, favorecendo a empatia e o respeito pela diversidade de opiniões e perspectivas. Essa integração de habilidades cognitivas e sociais permitirá uma experiência de aprendizagem enriquecedora, onde os alunos poderão demonstrar protagonismo na criação de conteúdos relevantes e engajadores.
O conteúdo programático desta atividade será elaborado para oferecer aos alunos uma compreensão ampla e crítica dos gêneros jornalísticos. Assim, os tópicos abordarão os diferentes formatos de textos encontrados nos meios de comunicação, como reportagens, artigos de opinião e crônicas, entre outros. A ênfase no estudo dos substantivos, adjetivos e da estrutura das notícias se enquadra na proposta de ampliar o vocabulário e a capacidade de análise crítica dos estudantes. Além disso, os alunos serão incentivados a identificar e interpretar o contexto sócio-histórico por trás das notícias, fortalecendo a relação entre linguagem e sociedade. As atividades práticas servirão como um espaço de aplicação direta dos conteúdos trabalhados e fomentarão a troca de conhecimentos entre pares, essencial para o fortalecimento não só das competências cognitivas, mas também das habilidades sociais contemporaneamente demandadas.
A metodologia aplicada nesta atividade apoiará a aprendizagem com o uso de metodologias ativas, promovendo um ambiente de sala de aula dinâmica e engajadora. Iniciaremos com uma roda de debate que incentivará alunos a expressarem suas opiniões e a escutarem diferentes perspectivas sobre as notícias diárias. Essa dinâmica será seguida por aulas expositivas para apresentar conceitos essenciais ligados ao jornalismo. A proposta de sala de aula invertida será uma ferramenta vital para estimular o autocondicionamento dos alunos, onde eles serão incentivados a realizar pesquisas prévias, promovendo a colaboração e a partilha de conhecimentos entre pares. Incorporando jogos dinâmicos, os alunos poderão aprender de forma lúdica sobre os elementos constitutivos de um texto jornalístico. Por fim, a atividade prática de 'mão-na-massa' permitirá que os alunos consolidem seu aprendizado ao criar suas próprias reportagens, exercitando a escrita e a criatividade de forma abrangente. Estas abordagens, combinadas com estratégias inclusivas, facilitarão o progresso educacional de todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades especiais e condições específicas de aprendizagem.
O cronograma desta atividade está planejado para incluir cinco aulas abrangendo diferentes metodologias ativas que se complementam. A primeira aula será dedicada a uma roda de debate, onde os alunos poderão compartilhar e discutir suas impressões sobre diferentes notícias, construindo um espaço de empatia e respeito mútuo. Na segunda aula, uma aula expositiva irá fornecer aos alunos as bases teóricas dos gêneros e estruturas jornalísticas. A terceira aula utilizará o modelo de sala de aula invertida: os alunos serão instigados a se apropriar dos conteúdos para desenvolver discussões e análises aprofundadas em sala. Na quarta aula, os alunos participarão de jogos dinâmicos que irão reforçar o reconhecimento e compreensão dos elementos fundamentais das notícias. Para concluir, a quinta aula será uma atividade 'mão-na-massa', onde os estudantes terão a oportunidade de criar suas reportagens, aplicando noções exploradas ao longo das atividades anteriores. Este cronograma foi projetado para otimizar o engajamento dos alunos e promover a aplicação prática e crítica dos conhecimentos adquiridos.
Momento 1: Introdução ao Debate (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula explicando o objetivo do dia, que é discutir e debater sobre fontes jornalísticas atuais. Contextualize brevemente sobre o que são fontes jornalísticas e sua importância. Introduza alguns exemplos de fontes para que os alunos tenham uma ideia clara sobre o que será debatido. Permita que os alunos façam perguntas e encoraje-os a expressar quaisquer dúvidas ou ideias iniciais.
Momento 2: Seleção das Fontes (Estimativa: 10 minutos)
Divida a turma em pequenos grupos e distribua diferentes fontes jornalísticas (impressas, digitais, vídeos) para cada grupo. Oriente-os a lerem ou assistirem brevemente o material e discutirem entre si sobre o tipo de informação que cada fonte traz e sua relevância. Circule entre os grupos para oferecer assistências ou esclarecimentos, estimulando uma reflexão sobre a confiabilidade destas fontes.
Momento 3: Debate Aberto (Estimativa: 20 minutos)
Reúna os alunos em uma roda de debate. Convide os grupos a apresentarem suas conclusões e instigue um debate sobre os diferentes tipos de fontes, sua relevância e impacto na sociedade. Utilize questões norteadoras como Qual foi a fonte mais confiável e por quê?. Delegue aos alunos a tarefa de avaliar criticamente as informações, incentivando a participação de todos e assegurando que o ambiente permaneça respeitoso e inclusivo.
Momento 4: Reflexão e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
Finalize a aula pedindo que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante o debate. Incentive-os a anotarem suas reflexões e coletar feedback sobre a atividade. Pergunte o que acharam mais interessante e o que pode ser melhorado. Avalie o entendimento dos alunos através de suas contribuições durante o debate e o feedback escrito.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Permita que alunos com TDAH se movimentem pela sala durante as atividades em grupo, isso pode ajudar na concentração. Divida as instruções em passos menores e claros para facilitar a compreensão. Para alunos com TEA, estabeleça uma estrutura bem definida para o debate, informando previamente a ordem de fala e temas que serão discutidos. Use imagens ou materiais visuais que ajudem na compreensão das fontes jornalísticas e seja flexível com o tempo de resposta para alunos com deficiência intelectual, reforçando positivamente sua participação. Solicite o auxílio de colegas para apoiar os alunos que necessitam, promovendo uma colaboração entre pares. Lembre-se de manter um tom encorajador e compreensivo, celebrando pequenas conquistas e a diversidade de perspectivas.
Momento 1: Introdução aos Gêneros Jornalísticos (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula apresentando os diferentes gêneros jornalísticos, como notícias, reportagens, editoriais, crônicas e entrevistas. Utilize slides ou vídeos para ilustrar exemplos desses gêneros. Explique brevemente a função de cada gênero no contexto jornalístico. É importante que os alunos entendam as principais características que diferenciam cada gênero.
Momento 2: Análise Guiada (Estimativa: 15 minutos)
Distribua cópias de textos curtos, representando cada um dos gêneros apresentados. Organize os alunos em pares e peça que sublinhem aspectos textuais que identifiquem os gêneros (por exemplo, presença de opinião própria em editoriais). Durante a atividade, circule pela sala para tirar dúvidas e fornecer apoio, quando necessário. Avalie a compreensão dos alunos observando se eles conseguem identificar corretamente os elementos característicos de cada gênero.
Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
Forme grupos maiores e peça para cada grupo discutir as observações feitas na atividade anterior. Incentive-os a compartilhar suas descobertas e nomear um porta-voz para apresentar ao restante da turma. Use perguntas instigantes, como Quais diferenças vocês encontraram entre a notícia e a reportagem?, para enriquecer a discussão. Isso permitirá avaliar se os alunos conseguem verbalizar suas análises de maneira crítica e colaborativa.
Momento 4: Síntese e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
Conclua a aula retomando os principais pontos discutidos. Pergunte aos alunos o que mais os surpreendeu sobre os gêneros jornalísticos e como o conhecimento adquirido pode ser útil fora da escola. Incentive-os a anotar uma ideia ou aprendizado que consideram mais significativo. Colete esses registros como parte da avaliação formativa, verificando como sintetizaram o aprendizado de hoje.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com TDAH, forneça momentos para se movimentarem enquanto discutem em pares ou grupos para aumentar a concentração. Utilize gráficos visuais ou mapas mentais para alunos com TEA, que têm melhor resposta a informações visuais organizadas; ofereça a eles a estrutura da atividade para ajudar na previsibilidade e conforto. Simplifique os enunciados e forneça apoio contínuo aos alunos com deficiência intelectual, utilizando linguagem mais simples e exemplos concretos. Estimule o aprendizado colaborativo, permitindo que esses alunos trabalhem junto a colegas que possam oferecer suporte amigável. Esteja atento a todas as contribuições e mantenha um ambiente inclusivo e respeitoso, destacando e valorizando os esforços das crianças.
Momento 1: Preparação Pré-aula (Estimativa: Atividade realizada fora do horário de aula)
Antes da aula, é importante que os alunos pesquisem sobre o gênero jornalístico que lhes foi atribuído. Encoraje-os a encontrar exemplos de notícias, reportagens ou entrevistas relevantes e a anotarem suas características principais. Envie um guia com perguntas norteadoras para ajudá-los na pesquisa, como 'Qual é a principal função deste gênero?' e 'Quais são seus elementos estruturais típicos?'. Garanta que todos os alunos tenham acesso à internet ou forneça alternativas impressas, se necessário. Avalie a participação por meio de um breve resumo ou apresentação visual que os alunos deverão trazer para a aula.
Momento 2: Revisão Colaborativa em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
Ao início da aula, forme grupos de acordo com os gêneros pesquisados por cada aluno. Permita que eles compartilhem suas impressões e exemplos encontrados, promovendo um ambiente colaborativo. O professor deve circular entre os grupos para mediar dúvidas e garantir que todos participem ativamente. Avalie a compreensão dos alunos através de suas contribuições e observe se eles conseguem relacionar suas pesquisas com os conteúdos discutidos.
Momento 3: Apresentação dos Resultados (Estimativa: 15 minutos)
Convide cada grupo a apresentar suas descobertas para a turma. É importante que todos os membros do grupo participem da apresentação, cada um trazendo um ponto relevante do gênero estudado. Incentive perguntas e comentários dos colegas após cada apresentação, reforçando a importância da escuta ativa e respeito às opiniões dos outros. O professor deve fazer anotações sobre a clareza e compreensão das apresentações para utilizar na avaliação.
Momento 4: Síntese Geral e Aplicação Prática (Estimativa: 15 minutos)
Conduza uma discussão final, destacando as principais similaridades e diferenças entre os gêneros estudados. Direcione a conversa para como os elementos estudados podem ser aplicados em suas próprias produções textuais. Forneça exemplos práticos de situações em que cada gênero pode ser utilizado no dia a dia. Avalie os alunos observando se são capazes de participar de forma crítica e colaborativa durante a discussão.
Momento 5: Reflexão Individual (Estimativa: 5 minutos)
Finalize a aula solicitando que cada aluno escreva uma breve reflexão sobre o que aprendeu e como isso pode ser aplicado em seu cotidiano. Pergunte o que mais os surpreendeu ou interessou durante a aula. Recolha as reflexões para verificar o entendimento e percepções dos alunos, e utilize-as como ferramenta de avaliação formativa.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Durante a etapa pré-aula, certifique-se de que todos os alunos tenham acesso aos recursos necessários para realizar suas pesquisas. Ofereça opções diversificadas de materiais e links de fácil entendimento. Proporcione uma estrutura previsível e ajude na divisão de tarefas para os alunos com TDAH durante as atividades em grupo, permitindo que se movimentem de acordo com o necessário. Utilize suportes visuais e vocabulário claro ao explicar as atividades para alunos com TEA, e ofereça um roteiro de apoio para facilitar a compreensão. Para alunos com deficiência intelectual, proporcione acompanhamento contínuo e esteja disponível para esclarecer dúvidas, incentivando a colaboração entre os colegas para apoiar as diversas necessidades. Mantenha um ambiente de respeito e valorize as contribuições de todos, reconhecendo diferentes formas de participação e aprendizado.
Momento 1: Introdução e Motivação (Estimativa: 10 minutos)
Apresente aos alunos o objetivo da aula, que é compreender a estrutura de notícias através de uma dinâmica de jogos. Explique brevemente a importância dos componentes de uma notícia (título, lead, corpo do texto, etc.) e como eles ajudam na transmissão da informação. Use exemplos visuais de notícias para ilustrar esses componentes. Incentive os alunos a pensarem em exemplos de notícias que conhecem, e permita que compartilhem rapidamente em dupla.
Momento 2: Formação dos Times e Explicação das Regras (Estimativa: 5 minutos)
Divida a turma em grupos pequenos e explique as regras do jogo que irão realizar. Cada grupo receberá um mesmo conjunto de cartas contendo componentes de uma notícia (títulos, leads, frases de um corpo de texto, etc.). O objetivo é, em cada rodada, organizar esses componentes para formar uma notícia coerente em menor tempo possível. Ressalte a importância de colaboração e respeito às ideias dos colegas nos grupos.
Momento 3: Dinâmica de Jogos (Estimativa: 20 minutos)
Dê início à dinâmica, permitindo que os grupos formem suas notícias com as cartas. Vá circulando entre as equipes para observar e auxiliar, quando necessário. Faça perguntas orientadoras, como 'Por que escolheram essa estrutura?' ou 'Como essa notícia pode impactar o leitor?'. Avalie a compreensão pela capacidade de formarem notícias coerentes e estruturadas corretamente.
Momento 4: Apresentação e Debate (Estimativa: 10 minutos)
Peça que cada grupo apresente a notícia formada e explique suas escolhas de estrutura. Incentive os demais alunos a darem feedbacks construtivos. Levante pontos para debate, como a clareza e relevância da informação nas notícias criadas. O professor deve orientar as discussões, promovendo insights sobre a relação entre estrutura e impacto da notícia.
Momento 5: Reflexão Final e Fechamento (Estimativa: 5 minutos)
Finalize a aula pedindo que cada aluno escreva uma breve reflexão sobre o que aprenderam com a dinâmica dos jogos e como isso pode ser usado em suas práticas de leitura e escrita de notícias. Colete as reflexões para avaliação formativa, analisando a assimilação dos conceitos abordados.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Permita que alunos com TDAH movimentem-se durante os jogos para ajudar na concentração. Para alunos com TEA, forneça um exemplo claro de como uma notícia é estruturada antes da atividade e use gráficos visuais que ilustrem as regras do jogo. Simplifique instruções e forneça apoio individual a alunos com deficiência intelectual, permitindo que trabalhem em grupos com apoio. Certifique-se de que todos tenham acesso às cartas e possam participar de maneira significativa. Mantenha um tom encorajador, certificando-se de que todas as contribuições sejam valorizadas, independentemente do nível de complexidade.
Momento 1: Introdução à Criação de Reportagens (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo do dia: criar suas próprias reportagens. Explique brevemente a estrutura de uma notícia (título, lead, corpo) e como aplicar isso na criação de reportagens. Forneça exemplos claros e mostre como uma reportagem pode impactar a sociedade. Permita que os alunos façam perguntas para assegurar a compreensão.
Momento 2: Planejamento da Reportagem (Estimativa: 10 minutos)
Divida a turma em grupos pequenos e peça que escolham um tema atual ou de interesse para desenvolver suas reportagens. Oriente-os a discutir em grupo sobre qual abordagem irão utilizar. Circula pela sala para oferecer sugestões, lembrando-os da importância de uma pauta precisa e relevante.
Momento 3: Redação e Estruturação da Reportagem (Estimativa: 20 minutos)
Instrua os alunos a começarem a redigir suas reportagens, ajudando-os a estruturar suas ideias conforme o planejamento realizado. Ofereça apoio na elaboração de títulos impactantes e leads cativantes. Avalie a participação de cada grupo analisando a clareza e a coerência dos textos, proporcionando feedback contínuo.
Momento 4: Apresentação e Discussão das Reportagens (Estimativa: 10 minutos)
Peça a cada grupo que apresente sua reportagem para a turma. Promova discussões sobre o tema escolhido, a estrutura da reportagem e o aprendizado adquirido durante o processo. Incentive feedbacks construtivos dos colegas para enriquecer o aprendizado dos grupos. Faça anotações para avaliação dos pontos fortes e aspectos a melhorar nas reportagens apresentadas.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Ofereça orientações claras e passos simples para a atividade, dividindo cada fase da criação da reportagem para facilitar o entendimento, especialmente para alunos com TDAH e deficiência intelectual. Para alunos com TEA, proporcione uma estrutura previsível, indicando o que esperar em cada momento. Crie um ambiente onde alunos com necessidades específicas sejam incentivados a dar sugestões e participar conforme suas possibilidades, valorizando todas as contribuições. Para ampliar a inclusão, permita que as apresentações ocorram em diferentes formatos (oral, visual, etc.), segundo a preferência ou necessidade do grupo. Promova interações respeitosas nas apresentações, assegurando que todos os alunos possam expressar suas ideias sem pressões e com confiança. Celebre os esforços e conquistas individuais e coletivas, reforçando positivamente a colaboração entre os estudantes.
A avaliação desta atividade será composta de diferentes formas, visando abranger as múltiplas habilidades dos alunos e respeitar as diversas maneiras de aprendizagem. Primeiro, haverá uma avaliação formativa contínua durante as rodas de debate e discussões em grupo, com foco na participação e contribuição. O objetivo é avaliar a capacidade dos alunos em articular suas ideias e interagir respeitosamente com os colegas. Critérios como clareza na comunicação, respeito pelas opiniões divergentes e contribuição para o debate serão considerados. Em seguida, para a aula expositiva e a sala de aula invertida, os alunos serão avaliados por meio de atividades de resposta que demonstrem a compreensão dos conceitos discutidos. Finalmente, a criação da reportagem será central na avaliação somativa, na qual serão medidos o domínio das estruturas de gênero jornalístico, correção ortográfica e gramatical, além da capacidade de levantar um ponto de vista claro e coerente. Adaptações poderão ser feitas para alunos com necessidades específicas, permitindo avaliação oral ou simplificação dos critérios de avaliação escrita. Para todas as tarefas, o feedback formativo será fornecido para ajudar os alunos a refletir e aprimorar seu aprendizado, promovendo um ambiente de melhoria contínua.
Os recursos a serem utilizados na atividade foram escolhidos com o intuito de apoiar o aprendizado de forma variada e acessível, promovendo o engajamento dos alunos. Começando com materiais visuais, como slides e vídeos, para trazer informações sobre gêneros jornalísticos de maneira atraente. Os textos informativos e notícias atuais servirão como base para reflexão prática e debates, enquanto os jogos e atividades lúdicas darão sustentação para retenção de informações de forma divertida. A tecnologia digital também será um recurso favorável durante a atividade de sala de aula invertida, dando aos alunos a oportunidade de pesquisar e compartilhar achados relevantes. Softwares acessíveis e plataformas online serão usados para interagir e colaborar nas produções de reportagens em formato digital. Esses recursos têm o propósito de proporcionar um ambiente estimulante e inclusivo, sendo adaptáveis a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, garantindo que todos os alunos sintam-se partícipes e protagonistas da própria educação.
Apoiar genericamente que sabemos que as demandas de sala de aula podem ser intensas e que desenvolver práticas acessíveis pode ser desafiador. Contudo, neste plano de aula buscamos oferecer sugestões práticas de inclusão que não onerem o professor e possam ser facilmente adaptáveis para atender a todos os alunos. Alunos com TDAH podem se beneficiar de um ambiente de aprendizado com menos distrações, por isso sessões curtas de atividades e instruções visuais são recomendadas. No caso de alunos com TEA (Nível 1), é valioso criar uma estrutura previsível com rotinas claras e o uso de suporte visual como agendas de imagem. Para estudantes com deficiência intelectual, a simplificação das instruções e a possibilidade de utilizar recursos tecnológicos adaptativos, como aplicativos de leitura em voz alta, pode facilitar imensamente a compreensão. Fomentar interações positivas entre os alunos e adotar formas diversificadas de avaliar o progresso pode garantir que todas as vozes sejam ouvidas. Além disso, monitorar regularmente o progresso pode ajudar a personalizar ainda mais essa experiência inclusiva, apoiando cada aluno em suas especificidades únicas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
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