O Mapa do Conto Maluco

Desenvolvida por: Sheyla… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação de histórias colaborativas

A atividade 'O Mapa do Conto Maluco' tem como objetivo estimular a criatividade dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental por meio da criação de histórias em grupo. Utilizando cartões de personagens, cenários e situações inesperadas, cada grupo desenvolve a narrativa coletiva aplicando a coesão lexical para garantir clareza e atratividade no texto. A atividade promove o trabalho em equipe, incentivando a progressão temática enquanto os alunos se alternam na adição de novos elementos à história. No encerramento, as histórias criadas são compartilhadas com toda a turma, permitindo troca de feedbacks e reflexões.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em desenvolver habilidades essenciais de escrita, como coesão e coerência textuais, ao mesmo tempo que estimulam a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe dos alunos. Espera-se que os estudantes aprimorem sua habilidade de construção de narrativas, respeitando a progressão temática e aprimorando o pensamento criativo. Além disso, a atividade visa fortalecer a competência comunicativa dos alunos ao apresentarem suas histórias para a turma, promovendo a autoconfiança e a expressão verbal.

  • Desenvolver a escrita criativa através da coesão lexical.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a troca de ideias.
  • Aprimorar a expressão oral ao partilhar histórias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP12: Empregar a coesão lexical adequada na construção dos textos.
  • EF06LP26: Planejar, produzir, revisar e editar textos em colaboração, utilizando estratégias de planejamento e textualização.
  • EF06LP06: Praticar a escuta atenta e o respeito às falas dos outros em discussões orais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca em habilidades essenciais da língua portuguesa, como a coesão e a coerência, aplicadas na construção de textos narrativos. A dinâmica da atividade propõe a exploração de tipos de personagens, cenários e situações, incentivando a ampliação do repertório cultural e imaginativo dos alunos. Em conjunto, é trabalhada a oralidade, através da apresentação das histórias e da discussão coletiva, desenvolvendo a interatividade e a empatia entre os participantes.

  • Narrativa: Coesão e Coerência.
  • Construção e exploração de personagens e cenários.
  • Oralidade e expressão verbal.

Metodologia

A metodologia centrada na aprendizagem ativa e colaborativa proporciona aos alunos uma experiência prática de construção narrativa, permitindo um maior envolvimento no processo de escrita criativa. A utilização de cartões como estímulos visuais e textuais serve para iniciar e guiar o desenvolvimento das histórias, promovendo a imaginação e a flexibilidade de pensamento. O ato de trabalhar em grupos pequenos favorece a colaboração e a troca de ideias, criando um ambiente de aprendizagem cooperativa e participativa.

  • Aprendizagem colaborativa e ativa.
  • Uso de estímulos visuais e textuais.
  • Trabalho em pequenos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária será distribuída em duas aulas de 60 minutos para maximizar a interação e a produtividade dos grupos. A primeira aula será destinada à introdução da atividade, formação dos grupos e início da criação das narrativas. A segunda aula será dedicada à finalização das histórias e à apresentação dos resultados para a turma, com tempo reservado para feedbacks e discussão coletiva.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos e início da narrativa.
  • Aula 2: Finalização das histórias e apresentações.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na participação e envolvimento durante a atividade, além da capacidade de aplicar coesão e coerência ao desenvolver a narrativa. A originalidade e a criatividade da história criada também serão consideradas, bem como a capacidade de cooperação em grupo. Exemplos incluem a análise da fluidez do texto, a relevância dos elementos inseridos, e a clareza durante a apresentação oral. Um feedback positivo será dado para incentivar a melhoria contínua nas próximas atividades.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade 'O Mapa do Conto Maluco', será necessário um conjunto de materiais que facilitam tanto a construção das histórias quanto o momento de compartilhamento. O uso de cartões visa dar apoio visual e textual, estimulando a criatividade dos alunos. Recursos como papel e canetas serão essenciais para o desenvolvimento das ideias e anotações durante a atividade. Um ambiente adequado também se faz necessário para permitir que os grupos trabalhem de forma confortável e eficiente.

  • Cartões de personagens, cenários e situações.
  • Papel e canetas.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo