Oficina de Pequenos Autores

Desenvolvida por: Yasmin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Adjetivos e expressões denotativas e conotativas em narrativas

A Oficina de Pequenos Autores é uma atividade prática destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que visa introduzir e explorar o uso dos adjetivos e expressões denotativas e conotativas na composição de textos narrativos. Inicialmente, será feita uma introdução teórica sobre o conceito e a função desses elementos na caracterização de personagens, cenários e ações. Em seguida, os alunos serão estimulados a criar suas próprias histórias curtas, utilizando um banco de adjetivos e expressões fornecido pelo professor. O objetivo é que os estudantes apliquem de forma criativa e consciente esses recursos linguísticos para enriquecer suas narrativas. Ao final, haverá um momento de compartilhamento das histórias produzidas, promovendo discussões sobre como o uso de adjetivos e expressões denotativas e conotativas contribuiu para a construção dos textos. Essa atividade pretende fomentar a criatividade, a capacidade analítica e o desenvolvimento da escrita, além de proporcionar um ambiente de aprendizado colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto busca desenvolver a habilidade dos alunos de entender e aplicar adjetivos e expressões denotativas e conotativas em textos narrativos, promovendo a criatividade, a capacidade analítica e o aprimoramento de suas competências de escrita. Além disso, almeja-se encorajar a leitura crítica e a discussão construtiva em sala de aula, valorizando as diferentes interpretações e usos da linguagem na composição literária. Ao aplicar os conceitos aprendidos de maneira prática, espera-se que os alunos possam compreender melhor a importância desses elementos linguísticos na caracterização de histórias, além de fomentar o gosto pela leitura e escrita criativa.

  • Compreender o papel dos adjetivos e expressões denotativas e conotativas na caracterização de personagens, cenários e ações em textos narrativos.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa através da produção de histórias curtas.
  • Promover a leitura crítica e a discussão construtiva sobre as produções textuais dos colegas.
  • Estimular a criatividade e o desenvolvimento da capacidade analítica relacionada à linguagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP54: Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paraling\uü\uísticos e cin\uésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta oficina abrange uma introdução teórica aos adjetivos e expressões denotativas e conotativas, destacando sua importância na criação de textos narrativos. Os alunos aprenderão a identificar e utilizar de forma adequada esses elementos linguísticos em suas próprias produções textuais. Além disso, o processo de criação das histórias curtas proporcionará um espaço para praticar a escrita criativa, aplicando os conhecimentos adquiridos de maneira prática. As discussões em grupo sobre as histórias criadas contribuirão para o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica da turma, além de estimular a apreciação pela diversidade de expressões literárias.

  • Conceito e funções dos adjetivos
  • Expressões denotativas e conotativas
  • Caracterização de personagens, cenários e ações em textos narrativos
  • Criação de histórias curtas
  • Discussão e análise coletiva das produções textuais

Metodologia

A Oficina de Pequenos Autores segue uma metodologia ativa, centrada no aluno, onde os participantes são os principais agentes do seu processo de aprendizado. Através de uma introdução teórica interativa, exercícios práticos de escrita e discussões em grupo, os alunos serão encorajados a explorar, aplicar e refletir sobre o uso dos adjetivos e expressões dentro de suas próprias criações literárias. Essa abordagem promove não apenas o entendimento teórico, mas também o desenvolvimento de habilidades práticas de escrita, análise crítica e trabalho colaborativo.

  • Introdução interativa ao tema
  • Oficina prática de escrita
  • Utilização de banco de adjetivos e expressões
  • Sessões de compartilhamento e feedback em grupo
  • Reflexão coletiva sobre o processo criativo e aprendizado

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total de 20 horas será dividida em 24 aulas de 50 minutos. Inicialmente, serão dedicadas algumas aulas para o entendimento teórico dos conceitos de adjetivos e expressões denotativas e conotativas. Na sequência, a maior parte do cronograma é dedicada à criação, revisão e discussão das histórias curtas, permitindo um aprendizado prático e interativo.

  • Aula 1-2: Introdução aos adjetivos e expressões denotativas/conotativas
  • Aula 3-6: Exploração do banco de adjetivos e exercícios práticos
  • Aula 7-20: Criação das histórias curtas
  • Aula 21-23: Revisão e preparação para apresentações
  • Aula 24: Apresentação das histórias e discussão coletiva

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focada na participação ativa dos alunos durante as aulas, no esforço aplicado na criação das histórias, e na capacidade de utilizar de forma criativa e adequada os adjetivos e expressões denotativas e conotativas. Além disso, será considerado o envolvimento nas discussões em grupo e o respeito pelas produções dos colegas. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do processo, permitindo o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a Oficina de Pequenos Autores incluíram materiais didáticos sobre adjetivos e expressões denotativas e conotativas, um banco de adjetivos e expressões fornecido pelo professor, materiais para escrita e desenho, e acesso a bibliotecas ou recursos online para pesquisa. Adicionalmente, pode ser utilizado tecnologia de sala de aula, como computadores ou tablets, para a redação das histórias e a pesquisa de novos adjetivos e expressões.

  • Materiais didáticos impressos ou digitais
  • Banco de adjetivos e expressões
  • Materiais para escrita e desenho
  • Acesso a bibliotecas ou recursos online
  • Tecnologia de sala de aula (computadores, tablets)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo